Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

5 Clássicos para assistir no Halloween

Halloween, Dia das Bruxas, Dia dos mortos… Chame do que quiser.  Mas dia 31 de outubro é mundialmente famoso pelo terror! E foi pensando nisso, que o Pausa separou pra você 5 Clássicos do cinema para curtir uma noite de horror.

“Mas por quê clássicos, Ph?” Simples! Porque clássicos são muito mais assustadores que esses terrores baratos de hoje em dia. Grandes nomes e grandes produções de horror são das antigas. Sem falar que filme antigo sempre acrescenta aquele quê de suspense.

Vamos a lista então!

 

1 –  CARRIE, A ESTRANHA (1976)


 

Começar a lista com uma adaptação para o cinema de uma obra de Stephen King, é para poucos. Carrie, foi o primeiro grande sucesso do diretor Brian de Palma e também o filme que apresentou ninguém menos do que John Travolta. O filme é uma mistura de melodrama com gótico, sobrenatural e filmes para adolescentes, evidenciando a tendência do diretor de viajar entre a realidade e fantasia sem aviso prévio.

Carrie, é uma garota que sofre toda opressão possível à uma adolescente na escola, e pela mãe fanática religiosa. Essa tensão que paira sobre a vida da personagem acaba criando poderes telecinéticos que transformam a adolescente em uma Rainha do Mal.

Sissy Spacek é fantástica na interpretação da personagem-título assim como Piper Laurie, no papel de Mãe. Ambas receberam indicações ao oscar. E um detalhe, chega as telonas em março de 2013, o remake de Carrie, que promete ser ainda mais fiel a obra literária.

2 – TUBARÃO (1975)

 

 

Quem nunca ouviu a clássica trilha desse filme? Tubarão é uma das maiores obras-primas de Steven Spielberg, que nessa época já era famoso por adaptar belamente romances para o cinema, como  Parque dos Dinossauros e A Lista de Schindler. Mas a adaptação do livro de Peter Benchley é simplesmente fantástica. Em suma, o filme é uma ficção que relata o terror vivido por um cidade de veraneio que tem suas praias frequentadas não só por banhistas mas por um terrível tubarão gigante, cruel e sedento por sangue.

O Elenco é simplesmente arrasador, e até o “Bruce”  (apelido carinhoso do tubarão de borracha usado nas filmagens), é extremamente realista para época. Sem falar na música perfeita criada pelo mestre John Willians, que até hoje aterroriza nossas mentes. Spielberg merece o crédito por me fazer desistir de ir a praia.

3 – O EXORCISTA (1973)


 

Tavez, o primeiro grande sucesso da história do horror. O Exorcista foi um inovador, um rebelde, e uma inspiração para o futuro do cinema do medo. O filme gerou tanta polêmica, foi contra tudo e contra todos e isso acabou gerando filas gigantescas nas portas dos cinemas. Todos queriam ver um filme que supostamente causava ataques de vômito, loucura e psicose temporária. Houve até notícia na época que os casos de possessão “reais” aumentaram significativamente.
Adaptado do livro homônimo escrito em 1971 por William Peter Blatty, o filme é um relato do desespero vivido por uma mãe que encontra sua filha a beira (e posterior, totalmente) de um ataque de possessão demoníaca. Após inúmeras tentativas e exames médicos Chris McNail (Linda Blair) é orientada a busca ajuda da igreja. Implora então a ajuda de padre Damien Karras (Jason Miller) que inicia uma verdadeira batalha contra o demônio.

A nojeira se tornou o grande trunfo do filme que arrebatou audiência assim. Sem falar na trilha marcante que até hoje ecoa na mente de muita gente.

4 – O ILUMINADO (1980)

 

 

Segundo a Anna, a melhor adaptação de Stephen King para o cinema, já realizada. O Iluminado foi o filme que criou fama incontestável, para Stanley Kubrick, Stephen King e Jack Nicholson.

Jack Torrance (Jack Nicholson) leva seu esposo e filho para morar num luxuoso hotel onde foi contratado para trabalhar como caseiro na baixa temporada. Durante a estádia no hotel que fica deserto, a família começa a ter diferentes alucinações, começando por Danny (Danny Lloyd) que tem constantemente visões de sangrentos assassinatos. Jack, então sem perceber começa a enfrentar surtos de loucura e se torna um perigoso psicopata, que começa a perseguir sua própria família.

O filme e sombrio, angustiante e claustrofóbico. Kubrick  mostra o seu amplo domínio da arte para cria atmosfera pesada e doente do filme que acaba entrando para o hall dos maiores clássicos, auxiliado por uma produção impecável, música extremamente acertada e um elenco maravilhoso.

 

5 – PSICOSE (1960)

 

 

E por último, e mais importe: Sim! Ele, o mestre do suspense, Alfred Hitchcock! Psicose, que já levou o titulo de melhor filme de todos os tempos, não poderia faltar nessa lista. O filme que deixa de lado as criaturas do passado do gênero (zombies, vampiros, etc) e coloca no papel do mal, um monstro de carne e osso, se tornou a maior referência na história dos filmes de terror.

Adaptado de um livro de Robert Bloch, Psicose conta a história de uma jovem atraente que rouba 40 mil dólares do lugar onde trabalha e foge. Depois de uma noite inteira de estrada, ela se abriga em um motel barato na beira de estrada e é recebida pelo desajeitado, mas querido Norma Bates (Anthony Perkins). Em uma virada chocante, que reza a lenda, fez os espectadores gritarem na platéia, a jovem é esfaqueada até a morte no banheiro (a cena mais lembrada de todos os tempos do cinema).

Com a música impecável de Bernard Hermann, a genialidade de Hitchcock e um elenco de primeira, o filme marcou época e até hoje é reconhecido como símbolo do suspense. Um preto e branco que sobrepõe até o último tom de cinza.

—-

E aí? Conhece algum clássico que deveria estar entre os 5 mais? Conta aí pra gente. 🙂

 

 

Sair da versão mobile