Recebi da Editora Companhia das Letras um livro que eu tinha muita vontade de ler. Aproveitei uma noite depois do trabalho em que estava na sala com minha mãe e comecei a ler em voz alta para que ela também pudesse conhecer as palavras da Chimamanda. O resultado foi o mesmo em nós duas, o impacto nos fez dar aquele sorriso de quem entende as palavras e sabe que muitas outras pessoas precisam conhecer aquele discurso.
Por isso separei cinco motivos (poderiam ser muito mais), para você ler a transcrição do discurso da Chimamanda, publicado no Brasil pela Companhia das Letras.
1 – Um discurso atual: Um dos primeiros pontos que me surpreendem na leitura das palavras de Cimamanda é a data. Em 2012 esse assunto já era discutido, já era abordado de uma forma incrível e eu, na minha ignorância, só fui conhecer em 2015. Só fui parar para debater, pensar e ler sobre isso no máximo no final do ano passado. O quanto eu podia saber hoje, se eu tivesse conhecido esse discurso antes?
2- A autora: Chimamanda é uma mulher que inspira! Escritora nigeriana, da etnia Igbo. Quando completou dezenove anos, deixou a Nigéria e se mudou para os Estados Unidos da América. Depois de estudar na Universidade Drexel, na Filadélfia, Chimamanda se transferiu para a Universidade de Connecticut. Fez estudos de escrita criativa na Universidade Johns Hopkins de Baltimore, e mestrado de estudos africanos na Universidade Yale. O segundo romance, Half of a Yellow Sun (Meio sol amarelo), foi publicado em 2006 e ganhou o Orange Prize para ficção em 2007.
3 – Não é só sobre mulheres: Não, não é só sobre mulheres e sobre mulheres querendo dominar o mundo (sério que tem gente que ainda usa essa desculpa pra falar mal de feministas?). Não gente, é sobre gênero, é sobre direitos, é sobre o quanto estamos errados e vamos propagando esse discurso que machuca, separa e mata.
4 – É para pensar: Chimamanda consegue em pouco tempo e com exemplos reais de sua vida, nós fazer entrar naquele problema e identificar os pontos com os quais ela quer trabalhar. É fácil compreender, é fácil entender, gera empatia e te faz refletir sobre a vida de muitas pessoas ao redor do mundo.
5 – Todo mundo fala sobre o assunto: Não temos motivos para mentir. Essa é a discussão do momento como disse no primeiro item, pessoas estão cada vez mais se assumindo feministas e descobrindo o que é ser feminista. A discussão está em todos os lugares. Nas redes sociais e nas ruas. Ler “Sejamos Todos Feministas”, te faz entender como tudo chegou a esse ponto e os motivos pelos quais devemos ser todos feministas. Com essa leitura, até você que é contra o “feminismo” vai conseguir debater melhor com seus amigos.
ISBN-13: 9788535925470 | ISBN-10: 8535925473 | Ano: 2015 | Páginas: 64 | Editora: Companhia das Letras
{ Esse livro foi enviado pela editora Companhia das Letras para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog }
Baci ;*
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google + ? Pinterest ? Youtube ?Blogvin ? Flickr
Realmente esse é um tema de muita discussão no momento, vejo pessoas contra e a favor do feminismo (tanto mulheres quanto homens) e fiquei extremamente interessada nesse livro! Adorei os 5 motivos citados e vou procurar na biblioteca esse livro.
beijos
Livromaníaca / Tielle So
Procura sim! Ele é maravilhoso <3
Sim, esse livro é realmente muito interessante, quando eu li fiquei surpresa de ser tão pequeno mas tão magnífico. Todos motivos que você deu são realmente muito bons. E como você disse a linguagem é fácil o que ajuda bastante, tornando uma leitura leve, rápida, mas muito importante!
Parabéns pelo seu blog, estou adorando ^^
Abraços
Curiosa Metamorfose
Facebook | Twitter | Instagram | Skoob
Obrigada Alana! Fico feliz que tenha gostado.
Se eu pudesse eu iria comprar um monte desse livro pra sair distribuindo por ai!