Eu sei que temos muitos escritores que leem o blog. Então achei interessante fazer este post para dar algumas dicas de como enviar o original do seu livro para análise de uma editora.
Então vamos as dicas!
1º Escolha bem a editora.
Não tenha pressa, apesar de que todos temos quando terminamos o livro. Queremos logo ver ele publicado, mas tenha calma.
Primeiro faça uma análise das editoras que tem o “estilo” do seu livro. Analise se a editora publica livros nacionais, se publicam a linha editorial do seu livro (romance, ficção, distopia, fantasia), como é o processo de publicação e como é o trabalho gráfico. Analise PRINCIPALMENTE como é feita a distribuição do livros. Não adianta ter seu livro publicado mas que os leitores não encontrem em lugar algum. E claro, verifique se a editora está aceitando originais para análise.
2º Verifique a formatação pedida pela editora para envio de originais.
Algumas editoras já deixam especificado no próprio site como deve ser a formatação (Arial 12, justificado, com folha de rosto, nome do autor no cabeçalho, etc…) . Verifique se a editora aceita originais por email ou em carta.
Confira bem o endereço antes de enviar o original e envie no mínimo por carta registrada onde você poderá acompanhar se o original chegou as mãos da editora.
3º Não esqueça da revisão.
Já imaginou enviar um livro cheio de erros ortográficos, concordância e tudo mais? Fica feio né gente. Pega mal para o autor.
Então faça pelo menos uma revisão no texto para poder fazer uma boa apresentação do seu produto.
4º Envie para mais de uma editora.
Muitas editoras demoram mais de 2 meses para ler um original, muitas não lhe enviam email ou resposta se o original não for aprovado. Então não deposite suas esperanças em apenas um nome. Envie a mais de uma editora por vez.
5º Envie uma carta de apresentação.
Afinal quem é você e porque a editora deve publicar o seu livro? Escreva uma breve apresentação sua para a editora, nada muito “Eu sou o melhor do mundo”. Apenas diga quem é você e qual público deseja alcançar com o seu livro.
6º Não envie livro em DOC (no word)
Se a editora aceita originais por email, não envie um texto em doc, o formado do word. Muitos computadores tem versões diferentes do software e pode ocorrer de não ter um compatível com o seu. Já imaginou não ter o livro analisado por causa de um erro desses? Converta o arquivo em PDF para facilitar a leitura e esse processo.
7º Como entrar em contato?
E se o livro for aceito pela editora, como ela pode fazer para entrar em contato com você?
O recomendado é anexar a página com o título da obra o seu nome, número de telefone, email e endereço. (Até se você estiver na LUA a editora poderá te encontrar dessa forma).
Espero que tenham gostado das dicas! Se lembrarem de mais alguma deixe nos comentários e vamos compartilhar!!
Fontes pesquisadas para o post: http://dicasdoalexandrelobao.blogspot.com.br
Espere.. temos mais uma surpresinha! Esse post foi patrocinado pela Wondershare. E ela resolveu além de preparar esse post para vocês, presentear vocês com 2 licenças full, válida para 2 computadores do PDF Converter Standard.
O PDF Converter pode ser utilizado em Macs ou Computadores com Sistema Windows. Então fique tranquilo!
O PDF Converter converte PDF normal a Word/Excel/PPT/EPUB/HTML/formatos de texto.Preserva texto original, imagens, graficos, etc. Converte múltiplos PDFs a documentos multi-formatos. Converte um PDF de 100 páginas em 1 minuto. Converte arquivos PDF criptografados sem nenhum problema!
Confira os outros produtos Wondershare (clicando aqui).
#Sorteio PDF Converter
– É obrigatório seguir as 2 principais regras obrigatórias
– É obrigatório ter um endereço de entrega no Brasil.
– Perfirs que sejam spans ou somente para promoções são automaticamente desclassificados.
– Os ganhadores tem até 2 dias para entrar responder o email de contato.
BOA SORTE!!
Post muito rico viu flor?
claro que to participando… vai que né? kkkk
beijos
Opa! legal essas dicas!! A emoção de quando se termina um livro é muito grande, mas como bem colocado no post há vários cuidados que devem ser tomados e o autor também deve estar preparado, pois seu livro será visto como um produto, e ele deve estar consciente disso!
Ah to participando da promo tbm \o/
Bjs
Daiane
hehe, gostei das dicas.
Só me falta coragem para enviar meus originais, hsuahsua
Beijos
http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/
Gostei muito da dica, quero um dia ter um livro publicado, embora ainda esteja em processo de amadurecimento, porém o post foi muito válido. Vai ser muito útil no decorrer…
Boas dicas, lindona!
Beijooos
Nossaaaaaa mto boa promoção parabénsss ao blog cada vez melhorrr 😀
já pensei. mas dessisti quem sab futuramente né otmas dicas.
participando da promo muito legal
pausa para um café
Adorei o post! Meu namorado está escrevendo um livro e já enviei o link pra que ele aprenda um pouco mais sobre isso já que ainda está no inicio da ‘carreira’
Gente, eu amei esse post! Uma pena que eu já estava parada a algum tempo (meu branco literário está durando muito mais do que eu gostaria). Acho incrível abrirem novos horizontes, o Brasileiro realmente precisa, mais ainda aquele que gosta de escrever, porque convenhamos, ser escritor no Brasil é para poucos. Eu mesmo tomo mais por um passatempo. Espero que mais escritores apareçam por aqui, afinal nossa cultura é muito rica.
Belas dicas!
Já estou participando da promoção!
as dicas são ótimas, qualquer coisa que ajude um escritor a encontrar uma editora adequada é muito bem-vinda! =)
Salvar o formato em RTF também pode ser uma alternativa com relação a compatibilidade de software.