Logo quando a Editora Rádio Londres entrou em contato comigo para a parceria, eu já pensava em pedir “Viva a Música” para resenha. Sou uma apaixonada por música e sempre me interessei por livros de autores latinos. Caicedo era um que já estava na lista por sua história de vida.
A leitura de “Viva a Música” foi um caminho sem volta, eu fui engolida pelas palavras de María Del Carmem que por vezes era repleta de uma melancolia profunda que só encontrava razão na música e na melodia da noite.
Se eu pudesse definir o livro e a sensação de leitura, definiria como uma bad vibe que dura todos os três minutos da sua canção preferida, é o grito de uma geração que sofre os erros do passado, que sofre com uma vida tranquila que não pede nada e não cobra nada além de que esses jovens vivam.
María nos conduz por sua história, uma adolescente muito jovem que tem sérios problemas em se encontrar naquele mundo que sua família vive. Em um monólogo com o leitor ela conta todas as noites que passou fora de casa, seja em festas ou em casa dos amigos.
A descida da ladeira é constante, não deixa que você pule do carro que está prestes a bater contra o muro. Ela não te dá tréguas e cada momento da narrativa te faz sentir os efeitos e as consequências de todas as drogas, bebidas e solidão em que María dorme e acorda diariamente. A mensagem é passado ao leitor ao lado de personagens caricatos, com uma escrita caprichada mas repleta de violência, suicídios, mortes, gangues, festas e baladas.
“Viva a Música” é um grito por socorro e ao mesmo tempo uma deliciosa narrativa do que a adolescência causa em nossas mentes. É como somos destruídos por nossas vontades e ficamos presos nas consequências. Com toda a certeza eu recomendaria para todas as pessoas que eu possa encontrar por essa vida. Caicedo escreveu uma obra original, sem medo e que hoje carrega o peso da prematura morte do escritor.
Chamam Caicedo de Kurt Cobain da Literatura, mas creio que sua protagonista María, essa sim, poderia passar horas conversando com o cantor que hoje sentimos falta e com certeza, se parece muito com ele.
SBN-13: 9788567861012 | ISBN-10: 8567861012 | Ano: 2015 | Páginas: 224 | Idioma: português | Editora: Rádio Londres
Sinopse: Viva a música! é a história da viagem iniciática da adolescente María del Carmen pela cidade de Cáli, uma Cáli apocalíptica, tropical e alucinada, fruto do prodigioso imaginário literário de Andrés Caicedo.
María é uma garota de classe média, é “loira, loiríssima”, orgulhosa da própria beleza e de seu cabelo comprido, possuída por uma energia vital inesgotável, determinada a não abrir mão da própria liberdade, apaixonada pela salsa, o rock, as baladas, por garotas e garotos, pelo álcool e as drogas.
Baci ;*
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google + ? Pinterest ? Youtube ?Blogvin ? Flickr