Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

A variável sorte na equação fazer sucesso no Youtube.

Mas acho importante perguntar: O que é sucesso para você?

Eu poderia começar esse texto com a frase de sempre “Trabalhando com criadores de conteúdo eu já ouvi…”, mas como eu acredito que eu já comecei alguns textos assim, vamos deixar a repetição de lado.

Mas você também já deve ter ouvido (ou então procurado) como fazer sucesso seja no Youtube, seja na internet de forma geral. “Qual é a palavra chave?”, “Qual a trend perfeita?”, “Como chegar ao primeiro milhão?” e assim vai. O que todo guru de marketing poderia realmente ensinar é que a receita de bolo para o sucesso não existe. Não é três xícaras de trigo e 2 reels com a música do momento que vão mudar como as coisas acontecem.

Mas antes de falar mais e minha mente e esse texto virar uma confusão, vamos por tópicos:

  • O que é sucesso
  • O fator sorte
  • Sorte + Algoritmo + Confiança

Acho que eu e você sabemos que a definição de sucesso é diferente para cada pessoa. Sua definição de sucesso pode ser baseada em números, comunidade, percepção de pertencimento, confiança e vários outros quesitos. Para mim, uma comunidade que percebe o valor do criador de conteúdo é muito mais um lugar onde eu quero chegar, do que o 1 milhão de inscritos. Se formos mais longe e estivermos falando de criadores de nicho, sabemos que muitas vezes o um milhão acaba se tornando relativo. E o que é muito pouco dentro de um segmento, pode ser o topo dentro de outro. Se basear apenas por números acaba se tornando uma base equivocada no caminho para o sucesso dentro da criação de conteúdo.

Gosto sempre de usar como exemplo um dos meus criadores de conteúdo preferidos. Cane Secco é um youtuber italiano que mudou desde que começou no Youtube. De vlogs diários, passou a vlogs semanais até chegar a produzir apenas 5 vídeos por ano no Youtube. Algo completamente contra a corrente e que provavelmente faz com o que algoritmo o odeie. Mas Matteo tem uma comunidade impressionante. O estilo de vida, o sentimento de pertencimento da comunidade e a força leva todos que o acompanham a segui-lo onde ele for com seu grupo. Um dos cases mais interessantes dessa comunidade para mim, foi quando Matteo viajou a Itália apenas avisando no Instagram que precisava de um lugar para dormir na cidade em que estava e as coisas simplesmente aconteceram.

Agora vamos falar sobre sorte ou sobre a falta dela que é a realidade para a maioria dos criadores de conteúdo.

Na maioria das vezes nunca vai ser sorte. O criador de conteúdo que você admira, provavelmente passou noites em claro, jogou muitos roteiros no lixo, teve vídeos flopados e momentos de extremo desespero ao ponto de chegar muito perto de desistir. Inclusive, no meio da estrada você vai segurar a mão de vários colegas que trocaram a produção de conteúdo por outro trabalho que resultou das coisas que eles aprenderam justamente produzindo conteúdo.

Mas a sorte está ali. Como uma força que sombria que muitos tentam dominar, mas que no final é sorte. Não depende de nós e não podemos confiar que um youtuber de milhões vai indicar o seu conteúdo, que um título vai ser o que vai mudar as suas visualizações do dia para noite ou algo parecido. A questão é: Não tem como prever e não podemos basear todo nosso trabalho esperando a SORTE.

Então chegamos a fórmula nada secreta mas que é para mim uma das bases do crescimento na criação de conteúdo: SAC ou Sorte Algoritmo Confiança.

Você vai precisar de sorte em alguns momentos. Como acertar o timing do conteúdo, falar sobre um assunto sobre o qual as pessoas realmente querem conversar e talvez uma indicação que pode ser muito bem vinda dentro do mercado. Mas isso só vai funcionar se você tiver conhecimento da plataforma que você atua.

Eu já vi muitas pessoas crescerem pelo fator sorte e do dia pra noite simplesmente estagnarem e não conseguirem mais crescer, ou pior, perderem totalmente a relevância. O trabalho do criador de conteúdo é conhecer a plataforma em que ele está e quando isso não existe, uma boa equipe pode ser uma adição importante. A sorte pode te trazer views, mas é o trabalho, conhecimento do algoritmo, estudo do seu trabalho que mantem as mesmas views constantemente.

E por último e MAIS importante (na minha visão), a CONFIANÇA. Não acompanhamos quem não CONFIAMOS. Não vou te seguir, ouvir suas indicações ou até mesmo acreditar no seu propósito se eu não confiar em você. Se a sua comunidade não se comunica, não forma um ecossistema funcional e equilibrado, possivelmente você vai ser apenas mais um em um mar de views.

Criar conteúdo de forma estruturada, constante e embasada é algo que por sorte, podemos construir e alcançar assim, o sucesso.

Seja qual for o sucesso que você esteja buscando.

Sair da versão mobile