Vocês sabem que é Zulaikha Patel?
Eu também não sabia até pouquíssimo tempo e fiquei completamente impressionada com a sua força, seu ativismo e a coragem para lutar por uma causa.
*ALERTA GIRL POWER NESTE POST*
Zulaikha é uma garota sul-africana de 13 anos que em Agosto passado liderou um protesto contra a política de sua escola, Petrória Girls High School, que orienta garotas negras a alisarem o cabelo ou a escondê-lo o máximo possível, alegando que os penteados no estilo black power, por exemplo, não são usuais de acordo com o código de conduta da instituição.
Determinada a lutar pela causa e revoltada com o racismo contido nas normas da escola, Zulaikha e outras meninas negras na mesma faixa estaria foram à frente da escola reivindicar o direito de usar seu cabelo natural e condenar a discriminação com relação à cultura local. O protesto não foi bem recebido pela direção da escola e ela, juntamente com as outras protestantes, foram ameaçadas de prisão.
Isso mesmo! Meninas de 13 anos protestando pela sua originalidade sendo ameaçadas de prisão!
A Petrória Girls High School é uma da escola conservadora na Africa do Sul, e só começou a aceitar alunos negros em meados de 91. Segundo Zulaikha, as crianças negras que cultuam o estilo e o idioma local enfrentam forte opressão até mesmo pelos professores.
O protesto de Zulaikha também chama a atenção e expondo que a divisão racial ainda é uma realidade vivida por eles, mesmo depois de mais de 20 anos do fim do Apartheid. E apesar da pouca idade, pelo seu ativismo ela está se tornando símbolo da luta contra a segregação racial e sendo apontada como a “nova Winnie Mandela”.
“Fighting for every Black child in this country, because it’s time for our endless cries to be heard.”
O questionamento que sempre me faço quando vejo algo do tipo é: Porque o cabelo, a cor da pele, o gênero, a opção sexual, etc., determinam o que podemos ou não fazer/ser? Por que não podemos ser independentes de padrões e estereótipos? Ser apenas Seres Humanos?
Atos como o dela ilustram o real significado da palavra EMPODERAMENTO, nos mostrando que representatividade importa e é isso que o protesto da Zulaikha exprime incisivamente.
A luta dela está ganhando cada vez mais visibilidade, sendo reportada em jornais do mundo todo, em redes sociais e até famosos já partiram em defesa do protesto. E que mais pessoas possam apoiar sua causa e enxergar que o racismo é um ato desprezível e que deve ser combatido.
É muito significativo ver que cada vez mais cedo garotas estão descobrindo sua voz e identidade, que seu cabelo crespo É BOM SIM. Que sua pela negra é linda. E ter a consciência de que pode lutar pelo que quiser, entendendo que esteriótipos só servem para isolar as pessoas e que gostar de si é uma forma de revolução!
“Asking me to change my hair is asking me to erase my blackness”
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google + ? Pinterest ? Youtube ?Blogvin ? Flickr
É muito importante que cada vez mais as pessoas se aceitem como são e decidam mudar apenas se tiverem vontade. Lutar por isso é muito bom, sim.
Lindo texto <3
Pois é, essa é uma luta bonita e válida.
Que bom que gostou linda!!!!?