Assim como as mudanças no blog, temos também algumas mudanças na forma de escrever resenhas por aqui. Espero que vocês gostem e possam se interessar ainda mais pelos livros que vamos trazer por aqui.
“Dante é novo na escola. Vem de um bairro mais pobre, gosta de ler ‘A divina comédia’, de Dante Alighieri, e alimenta uma paixão secreta. Logo a aparência dele e sua classe social viram combustível para o riso dos colegas. A perseguição se torna sistemática e ganha força no ciberespaço, onde, no confortável anonimato de uma comunidade na internet, inúmeros jovens ridicularizam e hostilizam Dante. O que era para ser apenas ‘brincadeira’ de adolescentes ganha dimensões trágicas, extravasa o âmbito virtual e se instala como ameaça concreta. As conseqüências serão devastadoras”
Todos contra Dante é um livro do autor nacional Luis Dill que brinca com as opções narrativas da internet para escrever seu livro infanto juvenil de uma forma capaz de interessar o jovem leitor e ainda trazer um tema polêmico e que precisa ser discutido.
Mesclando pontos de vistas através das ferramentas que lhe são concedidas como diálogos, postagens de blogs e fóruns na internet, o autor te coloca cara a cara com a realidade adolescente para criar um suspense de algo que já aconteceu e pode ter consequências graves para aqueles que estão ali.
Dante, personagem principal dessa história, é apaixonado pela obra do seu chará fiorentino. A Divina Comédia é seu livro de cabeceira e em suas postagens em seu blog, ele conversa com seu autor preferido como se os dois fossem amigos de longa data. Só que a literatura é o que salva o Dante do seu mundo. Ele é um garoto pobre, em uma escola onde as crianças de sua idade tem uma condição social mais elevada e isso faz com que dante seja não só excluído, mas vire motivo de chacota, um bulliyng não excessivo que machuca até mesmo o leitor que está embarcando na história.
A história não polpa crueldade e inspirada em uma história real que aconteceu no Brasil, o autor brinca com essa forma de transformar verdades em livros que nos deixam de coração apertado buscando o colo da nossa mãe, por estarmos abismados com a crueldade do ser humano.
O final de Dante você escolhe. Literalmente. O autor aqui, brinca com seu direito de escolha na história e te faz juiz da sua escrita. Você termina o livro com uma pergunta: O que EU faria?
A história é muio boa e muito polêmica, mas a diagramação é muito ruim. Talvez se em 95 tivesse sido lançado assim, seria legal. Mas a forma como se o livro funcionasse em um computador velho com um template azul gratuito deixa ele feio e nada atrativo.
Editora: Companhia das Letras |ISBN: 853591191x_ |Ano: 2008 | Páginas: 96
Baci ;*
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google + ? Pinterest ? Youtube ? Blogvin ? Flickr