Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Como conseguir parcerias com editoras?

Olá pessoal! Hoje voltamos com mais um post da série “Dicas para Blogueiros” onde eu separo um tempinho para conversar com vocês e dar algumas dicas que vão lhe ajudar a deixar o seu blog ainda mais legal para o seu público e consequentemente te ajudar a ganhar algum dinheirinho!

Se você chegou de gaiato no navio, indico que você leia esse post com dicas para ganhar dinheiro com o seu blog literário. Modesta parte, o post ficou bem bacana e pode abrir a sua cabeça para muitas coisas relacionadas ao seu blog!

Agora, podemos começar falar sobre assuntos específicos em relação a blogs. Hoje o assunto é até meio polêmico, afinal… resultado de parceria com editora é quase final de novela das 8h no twitter. Né?

A ideia desse post veio principalmente de ver tanta gente reclamando ou ficando triste com as escolhas da editora, e eu quero ajudar,  não tanto como blogueira, mas como alguém que trabalha em uma agência de publicidade e já escolheu muito blog pra ação e alguém que trabalha com autores nacionais e seleciona blogs para ações de determinados livros.  Vamos conferir as dicas?

1º Passo: ANÁLISE CRÍTICA!

Sim, tem que fazer análise crítica sim senhor. Não, nem sempre seu blog é o melhor do mundo, a gente com o nosso próprio blog é igual mãe. Sempre acha que o filho é lindo, mesmo não sendo. Melhor dar uma dica e conferir o que pode estar errado. É sempre fácil apontar o erro alheio e não olhar para o próprio rabo, então vamos dar uma olhadinha e conferir o que pode ser melhorado no nosso próprio blog. Layout é bacana? Suas resenhas são legais? A fonte é ok, dá para ler tudo? Não tem nenhuma música tocando de fundo? Você tem uma plataforma e um ar profissional? Frequência de postagem?

ESQUEÇA NÚMEROS DE SEGUIDORES, estamos falando de qualidade, não quantidade, esse é o próximo passo, vamos nos concentrar e fazer você ficar lindão, depois pegar as garotas na baladinha.

Depois de ter um blog bonito, e com bonito eu quero dizer usável. Um blog que as pessoas entrem e consigam achar o que procuram com facilidade, que consigam navegar rapidamente. Algumas dicas de sites legais que eu gosto de navegar e acessar são: Pipoca Musical, Núvem Literária, Livros & Citações, Pronome Interrogativo Ninhada Literária.

2º Passo: UPAR O SEU CHAR!

Sim, números são um pouco importantes. A editora quer atingir o maior número de pessoas, ou o maior número de pessoas dentro do nicho e para isso é importante que você possa mostrar para editora o que pode oferecer para ela.

Peço agora que você sente, pois tenho uma notícia chocante para te contar: A EDITORA QUER GANHAR DINHEIRO! Sim, nada de flores aqui, ela é uma empresa e precisa pagar os funcionários. Logo, precisa ganhar dinheiro. Pão tá caro gente.

E se você não puder ajudar a editora nisso, não, não vai ser dessa vez que você vai ver seu nome naquela lista. Então… chegou a hora de mostrar quem você é. SE VENDER como blog. Mostrar para editora que você pode fazer a diferença em seu meio e se destaca no meio de tantos blogs literários. Mas como?

Conquiste seguidores reais, não apenas os caça-promoções. Como? Com trabalho duro e conteúdo de verdade. Vá em eventos, fale com as pessoas, divulgue seu blog no boca a boca, responda seus seguidores, fale como quem não quer nada que você tem um blog, faça as pessoas te conhecerem. Mostre no seu perfil pessoal, SEJA O SEU BLOG.

O me segue que eu sigo de volta eu não vou nem comentar, acho que todo mundo aqui é lindo, bonito e legal e não faz essa coisa horrível mais, né?

Enfim, esteja onde as pessoas possam te encontrar. No youtube, no instagram, siga o onda… caminhe conforme a maré. Pense antes e seja você! Os seguidores vem!

3º Passo: Marketing Pessoal

Eu vou citar alguns nomes: Pâm, Bruna Vieira,  Melina Souza, Danilo Leonardi…
Agora uma única pergunta: Você sabe quem eles são né? O mundo pode não conhecê-los, mas no nosso meio, ah sim! Você já deve ter ouvido falar deles. Eles fizeram a lição de casa, são os seus blogs e seus blogs são eles.  Trabalharam duro, apresentaram um bom conteúdo e hoje são mais importantes que seus próprios blogs. A indicação deles, vale ouro e os seguidores confiam, acreditam.  E é isso onde quero chegar: SEJA VOCÊ!

Seja sincero, alguém que as editoras gostariam que representassem o seu nome, alguém que elas gostariam de ser amigas, que gostassem até mesmo de seguir. Você é sincero? Aproveite isso. Você é legal? Aproveite isso! Você é sério? Aproveite isso para criar o seu diferencial e cativar as pessoas que são parecidas com você.

4º Passo: Contato com as Editoras

Várias editoras tem formas diferentes de parceria e de seleção, vamos comentar sobre elas logo logo, mas antes quero falar sobre o contato com essas editoras e como você quer ser visto por elas.

Você quer ter parceria com todas as editoras do mundo? Acho que não vai dar muito certo. Procure editoras que tenha o seu perfil. TEM TANTA EDITORA que eu duvido que você conseguiria ler tudo. Então selecione e invista naquelas que realmente acredita que possam ser uma boa escolha para o seu blog. Exemplo: Eu não compro livros da Rocco, só quando quero muito mesmo e é sobre algo do meu interesse, não gosto da edição, não gosto do preço e não gosto de muita coisa na editora. Não seria errado eu me inscrever para parceria com eles sendo que eu só falaria mal dos livros? Acho meio anti ético né?

Cuidar desse ponto vai te ajudar a ter uma meta de quais editoras quer parceria e como conseguir. Depois disso é começar o trabalho duro. Seguir as editoras, manter contato, responder no twitter, comentar no facebook (não seja starker, mas faça ser lembrado), faça resenha de algum livro da editora, mostre que você está afim. É quase como conquistar o boy magia.

5º Passo: A SELEÇÃO!

Não, não estou falando do livro da Kiera Cass (apesar dele se encaixar perfeitamente aqui). A seleção é o momento mais esperado do ano e antes que você saia perguntando para a editora todos os dias se já abriu a parceria, faça uma tabelinha no excel com a data da inscrição, nome da editora e link para monitorar. Verifique as redes e site da editora antes de perguntar, confira com seus amigos da blogosfera e depois sim, entre em contato com a editora caso você não encontre.

Não precisa correr para responder o formulário. LEIA PRIMEIRO e por favor, TAMBÉM LEIA AS REGRAS, as vezes a editora só faz parceria em ebook, as vezes só manda os livros que quiser, as vezes só quer que você divulgue todos os lançamentos. SE VOCÊ ENVIOU, VOCÊ CONCORDOU! NÃO VENHA CHORAR DEPOIS.

Como disse, editoras são diferentes e tem seleções diferentes. Depois vou fazer um post com cada editora e cada tipo de seleção, alem de uma data aproximada onde abrem parcerias.

Espero que eu não tenha parecido tão chata nesse post e espero que além de tudo vocês lembrem do mais importante: TER BOM SENSO! A editora está sim reparando no que você diz e no que você fala. Então seja uma pessoa legal, não tenha nada pesando na consciência e tudo vai dar certo.

Se você fizer seu trabalho direitinho, a recompensa vem! Agora chega de mimimi, bota um sorriso no rosto e corre fazer a tua parte, o teu trabalho. Esquece os outros, esquece o “MAS O QUE EU FIZ DE ERRADO” e começa a pensar no ” O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR”.

Sair da versão mobile