Estava trabalhando, procurando matéria para alguns posts quando me deparei com a seguinte notícia:
“Só 37% dos brasileiros costumam ler para as crianças”
Na mesma hora eu pensei: “Para o mundo! Vamos tentar resolver isso ai!”. Então, vamos destrinchar essa matéria do R7 para saber mais sobre o assunto.
Primeiro ponto, “96% dos brasileiros consideram importante ou muito importante o incentivo à leitura para crianças pequenas, de até 5 anos – mas apenas 37% costumam ler livros ou histórias para elas.”. Muito bonito não?
Acho muito interessante quando as pessoas reclamam que as crianças não leem, que as crianças não se importam mais com os livros, com isso, com aquilo. MAS, e coloque um mas bem grande ai, poucas pessoas dedicam seu tempo a ler para essas crianças.
Você poderia me dizer, “Ah Anna, mas os mais não tem tempo”. Então me desculpe, se você não tem tempo para o seu filho, deveria ter pensado antes de ter um. Crianças precisam de tempo e atenção, se não for para ler, pelo menos para contar uma história, daquelas inventadas antes de dormir.
Essa pesquisa foi realizada pela Fundação Itaú Social. Para o levantamento, o instituto Datafolha ouviu, no início de agosto, 2.074 pessoas com mais de 16 anos de idade em 133 municípios de todo o País.
Pelo visto todos sabem a importância da leitura na vida e desenvolvimento das atuais crianças. Mas… não fazem muita coisa para incentivá-las ou pelo menos mostrar esse mundo a elas pela primeira vez.
Outra coisa que me chamou muito atenção nas respostas dos entrevistados foi que, 60% dos entrevistados não tiveram experiência de leitura durante sua infância e gostariam que alguém tivesse feito isso. Notou? E mesmo assim… quem desses 60% já leu para uma criança? E sabe o que é o pior nessa situação? 4% dos entrevistados acham “mais ou menos importante” ou não veem razão para ler para crianças de até 5 anos alegam que, nessa idade, elas não estão maduras o suficiente para a tarefa: são muito novas e estão na idade de brincar.
Ainda bem, essa interpretação sobre a mente infantil vou desmentida pelo gerente de projetos do Instituto do Pró-Livro, Zoara Failla.
“A leitura também é uma forma de brincar. A criança vai se divertir com as ilustrações e com as pequenas frases que podem ser lidas pelo adulto. É um momento de familiarização, de descoberta. Basta ver como os pequenos pedem a repetição de uma boa história para ver como esse contato é lúdico”.
Concluindo, eu queria trazer essa matéria para vocês, primeiramente para alertá-los sobre a dificuldade hoje em dia que as crianças encontram em conhecer o mundo da leitura.
Que a barreira as vezes é muito maior que imaginamos, porque esta dentro de casa.
Então, deixo com vocês o questionamento e a reflexão.
O que acham de começar a ler para uma criança hoje mesmo?
Super apoio a ideia de ler para crianças e incentivar a leitura.
Quando era pequena, não era incentivada a ler, e isso dificultou MUITO quando fiquei mais velha e tive problemas para me acostumar a ler muitos textos e livros na escola.
É um hábito que precisa começar desde cedo, pois ajuda MUITO.
Oi Anna, gostei muito do post de hoje. Quando acabei de ler pensei nas crianças dentro da minha família (não tenho filhos, mas os sobrinhos, primos) e realmente não lembrei de nenhum deles lendo ou comentando sobre alguma leitura feita pelo pai ou pela mãe.
Eu, sou filha de professores, cresci dentro de uma escola e desde cedo criei o hábito da leitura, pelo ambiente e pelo gosto mesmo que tenho por ler. Então pensei em mim agora lendo seu post, que eu sempre ganhei desde pequena, pequena mesmo livrinhos de histórias de minha mãe, mas não lembro dela lendo comigo em nenhum momento. Ai vem aquela história da falta de tempo, uma pena mesmo.
E infelizmente nos dias de hoje, a criança tende a menos contato ainda com o mundo da leitura.
Bom, acho importantíssimo a leitura desde criança, um hábito saudável, educacional e de criança sim, quem não se lembra do Patinho feio, da Cinderela…
bjs
Olá, Anna. A leitura desde a infância é importantíssimo como desenvolvimento. Gostaria de te sugerir o projeto Itaú que encaminha livros de graça em casa. Esse ano a coleção está com livros novos:
http://www.itau.com.br/itaucrianca/
beijos!
òtima dica Luciana!
Eu já tinha ouvido falar mas ainda não tinha pedido a coleção.
Vou dar uma olhada e pedir para ler para minha afilhada, e claro, vou fazer um post indicando ;D
Beijos !
Oi!! Acabei de receber em casa, são LINDOS! Mais lindos que os do ano passado. Peça, sim.
beijos
http://folhasdesonhos.blogspot.com
Ótima postagem, Anna. Como professora de educação infantil, posso assegurar que a leitura até mesmo para bebês, é extremamente importante e instigante. Eles adoram! (De fato, não adianta o povo dizer que as crianças não gostam/querem ler, se o hábito não começar a ser explorado logo na fase inicial da vida. Beijos!
Acho que a leitura deve ser incentivada desde a fase da infância. É mesmo desagradável saber que poucos pais se preocupam em ler para os seus filhos. Isso refletirá mais no futuro da criança e até mesmo do país.
http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br
Sou brasileira e moro na Inglaterra. Oque posso dizer è que nas casas que frequento aonde tem criançasa a biblioteca é ampla.Oque mais me emocionou foi presenciar uma menininha de 3 anos indo dormir depois do almoço e lendo um livro em voz alta (obvio que ela estava olhando os desenhos e recriando a historia que leram p ela) Sei q aqui a situaçao socio-economica e cultural è outra aqui. Deixo somente meu testemunho p reforçar a ideia que, criança gosta de ler sim. Precisamos, somente coragem para ensina-las!