“UM ROMANCE SOBRE JOVENS PARA LEITORES DE TODAS AS IDADES.”
É o recado que tem na quarta-capa de O Fazedor de Velhos do Rodrigo Lacerda, e apesar da contradição com o título é exatamente isso mesmo, essa é uma proposta de leitura que discute temas importantes na vida de jovens que estão migrando para a vida adulta e entrando na famigerada Crise Existencial.
O Fazedor de Velhos é um romance de formação, onde Pedro narra sua própria história. Logo após o fim do ensino médio e com o início da faculdade de História ele começa a perceber que crescer enseja um monte de responsabilidades e questões do tipo: que profissão escolher; se escolheu certo; como lidar com as incertezas a cerca disso; como lidar com frustrações pessoais enquanto está tentando se encontrar na vida profissional e por aí vai.
O livro encabeça essas reflexões muito pertinentes a respeito das muitas variações dos interesses profissionais e pessoais dos jovens nessa fase. Refletindo também sobre a forma que nos vemos em situações futuras e sobre o TEMPO, no sentido de como envelhecemos e como esse processo é rápido. E esse é um assunto muito familiar para muitos de nós, não é mesmo? Principalmente para uma geração onde tudo começa e se e encerra de forma tão abrupta. Vivemos no dilema entre “querer tudo pra ontem” e “ainda temos bastante tempo pra isso”. Ele propõe refletir também no porque somos tão suscetíveis a estagnação. Se avistamos uma zona de conforto lá ficamos, e mesmo ansiando buscar novas experiências, tememos sair.
“-Falem com o tempo. Conversem com ele. Fiquem íntimos dele. O Tempo é a nossa única companhia garantida até o último instante.”
Parece loucura dizer que esse é um livro para jovens uma vez que trata de assuntos tão complicados, mas na verdade Rodrigo Lacerda traz aqui uma narrativa simples, bem humorada e muito convidativa. E como romance de formação, é possível acompanhar a trajetória do Pedro e se identificar com as incertezas e todos os percalços que amadurecimento acarreta.
Apesar da trama girar em torno da crise existencial de Pedro quem dita o ritmo da história é o velho Nabuco, professor e historiador de personalidade muito peculiar, porém bastante respeitado, que se coloca na vida de Pedro como um mentor. E é super interessante a relação deles dois, o choque entre gerações, entre duas visões de mundo, da vida, e como isso pode influenciar ambos.
Um aspecto muito interessante na história e que pode ser encarado até mesmo como um personagem à parte, é a Literatura. Isso porque a relação de Nabuco e Pedro é fomentada pelo estudo da obra de Shakespeare, mais precisamente por uma das suas famosas peças, Rei Lear. E essa referência é vital para que entendamos como a relação dos dois vai sendo pautada.
Acho que uma grande questão que o livro traz e que se faz muito necessário, principalmente nós enquanto leitores, é sobre a Preguiça Mental, a forma como lemos, o que absorvemos e como absorvemos os conceitos. Pedro é do tipo que lê e diz amém para o que foi lido. Enquanto o velho Nabuco é questionador. E daí cabe mais uma reflexão de como velhice e juventude podem se contrapor de uma forma pouco característica, mas muito interessante.
Além de Shakespeare, há referências a outros importantes nomes da literatura, como por exemplo, Eça de Queiroz e José de Alencar. E é bacana perceber essa diversidade de referências e de estilos, pois elas são de extrema importância na composição do personagem.
Eu não conhecia o Rodrigo Lacerda, esse foi meu primeiro contato e posso dizer que foi bem mais satisfatório do que eu esperava. O Fazedor de Velhos foi originalmente publicado em 2008 e coleciona alguns importantes prêmios e está agora no catálogo da Companhia das Letras. Eu super recomendo para todo mundo que está procurando um livro com uma narrativa acessível, simples mas cheio de conceitos interessantes a cerca da vida em todas as sua fases.
Onde Comprar: Amazon – Amazon Kindle – Submarino – Americanas – Saraiva
ISBN-13: 9788535928426 | ISBN-10: 8535928421 | Ano: 2017 | Páginas: 152 | Editora: Companhia das Letras
{ Esse livro foi enviado pela editora Companhia das Letras. para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog }
Boa Leitura ;*
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google + ? Pinterest ? Youtube ?Blogvin ? Flickr