Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Dia Nacional do Livro: dica de série para explorar universo da leitura e da literatura

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro (domingo), o SescTV destaca a terceira temporada de Super Libris, série dirigida por José Roberto Torero. Ao longo de 21 episódios, a produção mergulha no universo literário explorando os caminhos da criação de um livro, técnicas e estilos literários, críticas, influências e referências de escritores novos e consagrados. Disponível sob demanda pelo sesctv.org.br/superlibris.

Dados ressaltam a necessidade de promover a cultura literária e incentivar o hábito da leitura entre as gerações mais jovens e a população em geral. Segundo o Instituto Pró Livro, a proporção de leitores no Brasil diminuiu. Se em 2015, 56% dos brasileiros tinham o hábito da leitura, em 2019 esse número caiu para 52%. Em média, um brasileiro lê cinco livros por ano, sendo que aproximadamente 2,4 são lidos parcialmente e 2,5 por completo.

Nesse contexto, Super Libris se propõe a expandir horizontes a partir de temas como os saraus literários em comunidades, a expressão artística por meio do “Slam – Duelo de versos”, e as nuances de romances e desromances. A produção também levanta discussões, como a presença dos negros na literatura brasileira, a intersecção entre literatura e gênero, as controvérsias do politicamente correto na literatura infantil, e a ascensão dos quadrinhos como forma de arte não restrita ao público infantil. São explorados, ainda, a literatura enquanto missão e a escrita como terapia. Participam por meio de entrevistas autores brasileiros e profissionais da área, entre eles, Maurício de Souza, Sérgio Vaz, Roberta Estrela D’alva, Arnaldo Antunes e Dráuzio Varella.

Os episódios trazem, respectivamente, os seguintes títulos: Saraus literários – a classe operária vem ao paraíso e a poesia vem de Paraisópolis; Slam – Duelo de versos; Livros que não são livros; Impróprio para menores; Romances e desromances; O novo velho cordel; A literatura juvenil está ficando adulta; O politicamente correto na Literatura Infantil; Literatura, gênero e transgênero; Quadrinho não é coisa (só) para crianças; Por que as crianças gostam de sentir medo?; Poesia, essa inútil essencial; Onde estão os negros na literatura brasileira; Literatura e Espiritualidade; Distopia – O futuro do presente passado a limpo; As autobiografias também mentem; A Vida, a Morte e Médicos Escritores; A Personagem Feminina na Literatura Contemporânea; A Literatura como missão; A escrita como terapia.

Sobre o diretor de Super Libris:

José Roberto Torero nasceu em Santos, em 1963, cursou Letras (português e espanhol), Jornalismo e Cinema na USP, publicou 60 livros, é autor de roteiros de longa-metragem e programas de TV. Trabalhou como roteirista em vários projetos, entre eles, Memórias Póstumas, Pelé Eterno, O Contador de Histórias e Pequeno Dicionário Amoroso.

Serviço:

Super Libris – Terceira temporada 

Diretor: José Roberto Torero

Para assistir à série completa sob demanda: sesctv.org.br/superlibris

10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos Personagens LITERÁRIOS para inspirar seus personagens de RPG! Ideias para suas mesas de D&D sairem da mesmisse!