Produção de conteúdo é uma das minhas paixões. Produzo conteúdo há 12 anos e no mínimo há 8 trabalho auxiliando outros produtores de conteúdo a entender melhor as plataformas onde estão para criar o melhor conteúdo para o seu público.
Eis que existe uma palavra que toda vez entra na conversa: STORYTELLING
Ela é bonita, em inglês e todo mundo gosta de uma palavra em inglês. Mas nesse caso, quando o assunto são vídeos na internet, a palavra storytelling vai ser ouvida, lida e falada quase inúmeras vezes. E porque?
Se formos pesquisar no Google o que é Storytelling você terá inúmeras respostas, inclusive como essa “ferramenta” é incrível para o seu negócio. Eu mesma tenho no mínimo uns 3 cursos de storytelling feitos (os que eu lembro pelo menos). Mas resumindo, nada mais é do que a arte de saber narrar uma história.
E porque isso é tão importante no youtube e nas plataformas de vídeo? Pois é o natural do ser humano sentar em volta de uma fogueira para ouvir uma história. Mas também o que qualquer plataforma quer é que você retenha o seu público o máximo de tempo possível ali para que ela possa passar seus anúncios.
Então quando você mantem seu público interessado, contando uma história, nós vamos além do conteúdo com uma gameplay. Nós nos envolvemos em uma história juntos para descobrir o final e também ter uma satisfação com o resultado ao chegar ao fim do vídeo.
Vamos de exemplo? O canal ChrisDaCow não é um canal de games, ele é obviamente um canal sobre histórias sendo contadas que consequentemente usa video game como plataforma para contar essas histórias. O vídeo abaixo exemplifica muito bem isso:
O canal do Alex é outro ótimo exemplo sobre um canal que conta ótimas narrativas e que usa a gastronomia como ponto de partida para contar essas histórias ao seu público
A grande questão é: eu não preciso ser um chef de cozinha ou saber cozinhar para me interessar pelo conteúdo do Alex. Eu nem mesmo preciso gostar de macarrão. Assim como não preciso jogar minecraft para me interessar pelos vídeos do ChrisDaCow.
Vídeos que contam boas histórias são difíceis de fazer, não estamos falando sobre um conteúdo fácil. Muitas vezes vamos precisar aprender até “pegar o jeitinho”. Mas é o conteúdo que fura a bolha, que cria uma comunidade e que constrói relevância.
Recentemente também assisti um ótimo vídeo no canal do Think Media que fala sobre conteúdos que estão morrendo no youtube. É interessante a forma com que eles abordam como canais como pewdiepie com 111 milhões de inscritos alcança em média um ou dois milhões de views com seus vídeos.
Como isso acontece com o maior canal do youtube? Talvez pelo motivo que PewDiePie continua produzindo o mesmo tipo de conteúdo que o levou até ali, mas que hoje em dia principalmente, não fazem mais tanto sentido em uma plataforma com vozes diversas criando conteúdos novos todos os dias.
Recomendo demais o vídeo do Think Media onde eles falam sobre isso, confira ele clicando aqui.
Mas se você ainda está fazendo birra e dizendo que não tem como contar histórias dentro do seu nicho, vou deixar alguns exemplos interessantes abaixo:
Storytelling em vlog: (tem legenda em português que modesta parte, eu mesma fiz)
Storytelling para falar sobre clickbait
Engenharia e storytelling
Storytelling e arte:
E claro, storytelling no formato curto:
Agora a pergunta que eu te faço é: vamos contar histórias na internet?