Menu
Literatura

Kimetsu no Yaiba e respiração

Um dos elementos chave de Demon Slayer é a respiração. Através desse comportamento e das posições de luta assumidas pelos personagens, eles conseguem concentrar sua energia e usar técnicas que combinam destreza, elementos naturais e habilidades com a espada para lutar contra seus inimigos.  A respiração é essencial para nossa vida (ora ora, um xerque rolmes), através dela, nosso corpo é abastecido do tão precioso oxigênio e, principalmente, o cérebro.

Quando comecei a assistir o anime citado, muito me interessou essa temática da respiração. Deixando a fantasia de lado, a respiração tem um impacto muito forte no jeito de vivermos e eu nem digo apenas pela necessidade de sobrevivência. Você provavelmente já passou por aquela sensação de estar muito feliz em algum lugar e, quando percebe, o tempo voou e você nem reparou. Ou então, por outro lado, aquelas situações difíceis de aguentar e que você não vê a hora de acabar, mas quando olha no relógio, 20 minutos pareceram uma eternidade. Essas percepções de tempo podem ser alteradas pela respiração. 

Veja bem, quando respiramos e mandamos oxigênio para o cérebro, estamos alimentando essa máquina maravilhosa. Quanto mais controlada e de qualidade for sua respiração, melhor vai ser a alimentação não apenas do cérebro, mas como do corpo todo. Quanto mais descontrolada, menor a qualidade e mais prejudicado você pode ficar em vários aspectos da vida. 

Na situação onde você está em um contexto legal, seu cérebro descarta o foco em coisas ruins e você aproveita o momento. Seus níveis de oxigênio estão bem distribuídos. Quando você está em uma situação chata, você abre as comportas da atenção para todo e qualquer estímulo, parece até que a música que você gosta está te irritando. A sua respiração é mais ofegante, você sente aquela taquicardia.

Por isso que, em situações de ansiedade, a orientação é procurar um local mais calmo possível dentro das circunstancias, fazer um exercício de respiração com os olhos fechados para evitar muitos estímulos e ficar ali até se acalmar, até que o oxigênio e a concentração façam o trabalho necessário para te aliviar o estresse. Você pode considerar isso um super poder, o ser humano pode “controlar o tempo” (tá, só a percepção dele, mas ainda conta). 

Estou muito animado com este anime e sua narrativa e achei interessante compartilhar essa reflexão. Se você que está aqui, decodificando todos esses símbolos em palavras aí na sua cachola, sofre de ansiedade, procure fazer uma atividade de respiração. Além disso, foco no momento: onde você está? O que está fazendo nesse momento? Qual tecido da sua roupa? Está quente ou frio? Você consegue distinguir os barulhos em volta de você? Logo abaixo, vou deixar um exercício de respiração para relaxamento. Apenas não tente empunhar espadas com ele, certo?

Respiração quadrada:

Haverá necessidade de um relógio no começo para marcar o tempo. Você irá respirar entre 3 a 5 segundos, depende da sua capacidade pulmonar. Vou usar 3 segundos como exemplo.

Respire e encha o máximo do seu pulmão em 3 segundos

Segure este ar em seu pulmão por mais 3 segundos

Solte todo o ar dos seus pulmões em 3 segundos

Permaneça sem respirar por mais 3 segundos

Repita

Faça esse exercício diariamente para controlar sua respiração ou então em momentos de ansiedade ou estresse, até se sentir melhor. Depois me conte o que achou!

About Author

Olá, meu nome é Jhonatan Ferreira Gomes. Sou formado em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração. Meu interesse está na aera comportamental, neurociências e aprendizagem. Sou um amante da arte visual e interativa dos videogames, além de todas as outras páreas da cultura nerd e me proponho a dialogar com você os motivos desse amor. Tenha um excelente dia e continue sendo incrível! Email para contato: jhowfg@gmail.com

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.