Menu
Literatura

Neil Gaiman e o clássico João e Maria #SextaFeira13

Coloque Neil Gaiman e um italiano trabalhando junto e é claro que eu vou querer ter essa obra em casa. No caso o italiano foi Lorenzo Mattotti. Um grande professor e ilustrador italiano que conseguiu de forma especial colocar o lado sombrio de João e Maria, clássica história dos irmãos Grimm, em suas ilustrações. Existe até mesmo um vídeo (em francês, sinto dizer) onde mostra um pouco do processo do Lorenzo ilustrando o livro, clique aqui para assistir.

IMG_4734

IMG_4737

Gaiman reescreve o conto talvez mais famoso dos irmãos Grimm. Recontando Hensel e Gretel, nosso João e Maria ele realmente reconta a história. Nós relembra dos detalhes, da mãe e do terrível mundo em que aqueles dois personagens viveram. A fome, a guerra e a falta do sobrenatural até.

Quando coloquei o livro com três estrelas no skoob até eu mesma me questionei. Mas já sabia a razão desde o princípio. Eu amo Neil Gaiman, mas quando ele escreve as próprias histórias. Acho que ele fica muito limitado quando trabalha com algo que já existe e tenta não mudar, não colocar seus elementos. Isso me decepciona, pois parece que ele foge de sua máxima de Faça Boa Arte e não ousa. Fica ali no mais fácil e que provavelmente todos vão aceitar.

IMG_4739

IMG_4740
IMG_4741
João e Maria não é uma obra ruim. Mas com certeza não mostra nem um pequeno terço da genialidade especial com que Neil Gaiman consegue escrever suas histórias e nos transformar de alguma forma.

Contando a histórias de dois irmãos que são abandonados na floresta e acabam encontrando uma casa de doces acabam em um momento muito difícil de sua vida, João e Maria de Gaiman é foge totalmente do sobrenatural que nós lembramos da história dessas duas crianças.

Além do conto que já é um tanto quanto sombrio por si só, as ilustrações de Lorenzo completam a obra com sabedoria. Ele conseguiu deixar tudo mais sombrio e com cara de um mundo triste que vivia em baixo das sombras da guerra.

IMG_4738

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

3 Comments

  • Adeeh Mello
    14 de novembro de 2015 at 12:59

    Que legal o livro, não sou muito fan dessas histórias antigas assim, mas o livro até que é legal! Beijos ?

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

    Reply
  • Divana
    10 de dezembro de 2015 at 13:04

    Oi Anna!

    Ah, o Neil Gaiman é sensacional mesmo. Depois que eu li O Oceano no Fim do Caminho me apaixonei pela escrita dele e em como ele consegue me prender por tanto tempo, me fazendo imaginar mil e uma firulas que coloca na narrativa.

    Abraços!

    Reply
    • Anna Schermak
      29 de dezembro de 2015 at 10:22

      Ele é incrível. Fico feliz que você tenha lido Oceano, é um dos meus preferidos!

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.