De forma breve, poderíamos dizer que nessa grafic novel você pode conhecer melhor cada um dos perpétuos escritos por Neil Gaiman. Essas breves histórias que agradam aqueles que já conhecem os irmãos de Sandman, quanto aqueles leitores que estão conhecendo a obra agora.
Aqui cada história é ilustrada por um grande quadrinista: P. Craig Russell, Milo Manara, Bill Sienkiewicz, Miguelanxo Prado, Barron Storey, Glenn Fabry e Frank Quitely se juntaram a Neil Gaiman para trazer os perpétuos para perto dos fãs em histórias diferentes e com a essência de cada um.
Eu li essa Graphic Novel ano passado, antes de começar a participar do projeto de leitora da Raquel do Pipoca Musical, o #LendoSandman. Eu já conhecia algumas histórias fechadas dos irmãos, mas nunca tinha lido Sandman do começo ao fim, começar com essa introdução foi interessante para mergulhar na essência de cada um e estar mais preparada para o que eu iria encontrar em cada arco.
Falando mais diretamente sobre as histórias, começamos com uma viagem a Veneza com a Morte ilustrada por P. Craig Russell. Em uma história sobre como a morte impacta nossas vidas, temos um encontro com a irmã preferida e nos deixamos ser levados por ela para um dia que dura para sempre. Não foi minha história preferida da GN, mas com certeza foi uma das mais impactantes e sedutoras, assim como a MORTE é.
Para ilustra DESEJO, temos Milo Manara que com seus traços conta uma história onde todo desejo tem um preço e que nos mostra muito bem a personalidade desse perpétuo que nos intriga. A história conta a história de um amor e de como o desejo pode nos consumir aos poucos em um piscar de olhos.
Na próxima história de Neil Gaiman somos levados ao reino de DELIRIUM pelos traços de Bill Sienkiewicz, uma das histórias mais interessantes desse quadrinho para mim. DELIRIUM sempre foi um dos meus perpétuos favoritos. As cores, as linhas, todas as formas dessa história te levam ao delírio.
Uma das histórias mais aguardadas no quadrinho são sempre as do SONHO. Aqui Miguelanxo Prado nos mostra um SANDMAN diferente, uma história de antigamente onde o DESEJO também está presente e mostra como pode ser cruel. Podemos entender o Sonho um pouco melhor aqui, e quando você ler todos os quadrinhos, vai ouvir menções a essa história.
Com Barrom Storey temos quinze retratos de DESESPERO, e essas são páginas onde os quadros são formas que tocam as pessoas de diferentes formas e talvez você chegue ao final sem entender, mas sentindo o que o ilustrador quer fazer.
Por último encontramos DESTINO nas mãos de Frank Quitely, uma história curta, bonita e perfeita para terminar Noites sem fim com chave de ouro. DESTINO completa o quadrinho com uma das minhas histórias preferidas e com uma das ilustrações mais fascinantes de todas que vimos por aqui.
Noites Sem Fim é um quadrinho para agradar os fãs de SONHO, DESTINO, MORTE ou de qualquer outro perpétuo dependendo de qual você mais goste. São histórias para conhecer cada irmão mais perto, para encontrar o destino ao final e perceber que tudo está escrito, mesmo que seja nos sonhos. Uma compra necessária para os fãs!
ISBN-13: 9788583680703 | ISBN-10: 8583680701 | Ano: 2014 | Páginas: 164 | Editora: Panini
Neil Gaiman nasceu em 1960, na cidade de Portchester, Inglaterra. Desde pequeno, demonstrou sua ligação com os quadrinhos. Seu trabalho mais conhecido é “Sandman”, que o imortalizou entre os fãs de HQs. Por 75 números, Gaiman e “Sandman” foram se tornando cada vez mais famosos. A série tornou-se o carro-chefe do selo Vertigo, destinado a um público geralmente adulto que não queria mais saber de super-heróis. O autor ganhou reconhecimento da crítica ao receber prêmios ao redor do mundo, entre eles o prestigiado World Fantasy Award, geralmente concedidos apenas a obras em prosa. Entre outros vários trabalhos com HQs, romances e roteiros, Gaiman publicou os livros “Coraline”, “Deuses Americanos” e “O Livro do Cemitério”.
Sandman é o melhor quadrinho da vida! Só não li ainda Noite Sem Fim, mas lerei sem falta!
É lindo, vale a pena!