Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

“O Retrato do Amor Quando Jovem” fala do amor que já conhecemos pelas palavras de Dante, Shakespeare, Sheridan e Goethe

Vocês sabem que se tem o nome “Dante” eu vou querer ler e conhecer sobre o que exatamente se trata. E foi assim que ha um bom tempo eu queria ler o livro “O Retrato de Amor Quando Jovem”. Comemorando esse mês de aniversário do autor Dante Alighieri, resolvi que era um ótimo mês para fazer a resenha da obra. #750AnosDeDante

O livro “Retrato do Amor Quando Jovem – Um minipanorama do amor jovem ao longo de cinco séculos – do pré-Renascimento aos inícios do Romantismo” é uma organização do poeta, tradutor e crítico Décio Pignatari. Nesse projeto ele uniu grandes escritores para fazer um pequeno panorama do amor jovem na literatura.

Então aqui temos textos que falam do amor, mas não unicamente do amor. Temos Dante que também fala do divino, Shakespeare e a tragédia das famílias rivais, Sheridan e a frustração,  Goethe…sempre tão triste.

Aqui temos a tradução de Décio, mas também o original dos poemas e dos contos. Adorei ter o original do Vita Nuova. E sim, eu gostei muito da tradução do Décio, ele tem uma ótima escolha de palavras na hora de traduzir o poema fiorentino ao nosso lindo português, é uma delicia fazer a leitura e ver o capricho do autor.

A única coisa que me decepcionou no livro é que eu gostaria de ter mais análise e comentários do organizador. Senti falta disso, de análise sobre as obras, comparações sobre a evolução do amor e as diferenças entre as escritas daqueles amores juvenis retratados por quatro dos maiores escritores que existiram no mundo.

Fora isso, temos notas de rodapé que ajudam muito quem estará fazendo a leitura de Dante pela primeira vez e uma ótima tradução. É um livro perfeito para quem quer ler alguma obra desses quatro escritores e também pensa em escrever sobre o amor algum dia. A inspiração é inevitável ao ler cada página de suspiros e amores fatais.

A edição de bolso da Editora Companhia das Letras é bonita. Segue o padrão das edições de bolso e combina muito bem com meus livros do Itálo Calvino na estante. Eu indico muito a leitura para um sábado a tarde e um pouco de estudo sobre como o amor influencia a literatura e transforma os escritores.


ISBN-13: 9788535909319 | ISBN-10: 8535909311 | Ano: 2006 | Páginas: 264  | Editora: Companhia de Bolso

Décio Pignatari foi um publicitário, poeta, ator, ensaísta, professor e tradutor brasileiro. Desde os anos 1950, realizava experiências com a linguagem poética, incorporando recursos visuais e a fragmentação das palavras.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

Sair da versão mobile