Menu
Literatura Nacional

Os contos da Olivia Pilar

Sem dúvidas o Pausa Para Um Café cumpre com seu lema “conteúdo com responsabilidade”. Essa palavra tem um peso enorme que pode ser encontrado nas histórias contadas pela Olívia Pilar, autora mineira formada em Jornalismo pela PUC-MG. Uma mulher que começou escrevendo fanfics e atualmente tem cinco contos publicados na Amazon. E também participou das coletâneas: Formas reais de amar, Todo mundo tem uma primeira vez, Confetes e serpentinas, Qualquer clichê do amor e Flores ao mar.

Entretanto, nesse post vamos apresentar cada trabalho “solo” da Olívia. Trazendo comentários de outras mulheres fantásticas que valorizam representatividade e percebem sua importância. Logo avisando que suas obras possuem a essência de clichês, pois a escritora já deixou claro o quanto sentia falta de histórias onde mulheres negras integrantes da comunidade LGBTQ+ possuíam experiências “normais”. O começo do amor, o primeiro beijo…

“O clichê só é chato para quem sempre se viu representado”

(Olívia Pilar)

Entre Estantes, foi o primeiro conto publicado de forma independente pela autora. A protagonista se chama Isabel, ela deseja mostrar para as pessoas que pode ser boa no curso que escolheu: Comunicação com ênfase em Publicidade e Propaganda. Na primeira sexta-feira do semestre letivo ela vai à biblioteca e encontra Helena. Depois desse encontro ela começa a conhecer mais sobre si mesma. A Clara Alves, autora de Conectadas, escreveu no Goodreads que o conto gera identificação:

“Mesmo sendo tão curtinho é incrível o tamanho da identificação que o conto causa na gente. A Isabel sou eu e tantas outras meninas, e acho que é isso que o torna tão especial <3” – Clara Alves.

No mesmo ano (2017), a Olívia Pilar nos presenteou com Tempo ao Tempo. Carolina e Elisa, são grandes amigas desde a infância e começam a ter sentimentos maiores. Confesso que esse não é um dos meus favoritos da autora. Mas, temos uma boa escrita e uma citação marcante que nos ensina: 

Se seus pais nunca conseguirem entender que nosso amor é como qualquer outro, não acho que precisamos insistir para tê-los em nossas vidas.

(Olívia Pilar)

A booktuber Bruna Miranda comentando sobre Tempo ao Tempo no Goodreads, além de classificar como fofa e curta, escreveu:

…Quem não é minoria esquece muito fácil o quanto faltam histórias com diversidade, com personagens reais, que nem sempre tem uma vida maravilhosa logo de cara por preconceitos e auto aceitação.

É lindo e essencial termos mais autoras como a Olívia ganhando espaço e personagens como as dela – negras, lésbicas, verdadeiras. Mulheres. 🙂 – Bruna Miranda.

O meu conto favorito da autora é Dia de Domingo, protagonizado pela Rita. Me identifiquei com ela principalmente pela relação familiar abordada pela escritora. Sobre como quem deveria nos amar incondicionalmente pode acabar nos machucando. Rita acaba se apaixonando por Maria Luísa, mas sua mãe acaba não respeitando sua orientação sexual e vida pessoal. A Iris Figueiredo, autora de Céus sem Estrelas, comentou:

Embora seja fofo como as outras histórias da Olívia, “Dia de domingo” (que foi o primeiro conto que ela escreveu, apesar de não ser o primeiro que publica) tem um tom mais agridoce. Traz a esperança de um novo amor e a descoberta de quem se é, mas lida com a realidade de perder aquilo que tomamos por garantido. De uma forma sensível, ela debate amor e sexualidade em poucas páginas, criando mais uma história curta, mas apaixonante.  – Iris Figueiredo.

Pétala, vem em 2018 com a capa mais trabalhada entre todas obras anteriores. Também, a própria escrita da Olívia Pilar apresenta-se melhor do que antes! Ela entrega o que os leitores esperavam de uma forma diferente. Na sinopse consta “Bruna precisa organizar o que sente e pensa, ficando de frente à pessoa que mais causa sentimentos confusos em seu coração”. O conto favorito da Solaine Chioro, autora de Reticências.

Eu acho que esse ganhou fácil o lugar de meu conto favorito da Olívia. Não só por eu achar a história muito boa (eu amo esse enredo que é só duas pessoas conversando e a gente entendendo a dinâmica entre elas!!!), mas porque a escrita da Olívia aqui me tocou muito, de verdade. Eu terminei de ler sentindo muitas coisas e, assim como foi com os outros contos, deu vontade de voltar pro começo e ler tudo de novo. – Solaine Chioro.

Por fim, neste ano a Olívia trouxe Quando o sol voltar. Diferente dos outros, esse foi publicado pela Agência Página 7. Confesso, que ainda não li essa história. Porém, tenho altas expectativas por conhecer o trabalho dela. Anunciando no Instagram, ela contou que essa obra foi escrita em abril de 2019.

Nesse ano recebeu grandes alterações antes de ser publicado e tem uma capa incrível! A sinopse diz: Bianca, Dara e muitos outros jovens tiveram suas vidas alteradas pela eleição de um líder extremamente conservador. Casos de violência e perseguição contra qualquer um que fuja do padrão determinado por aqueles no poder se tornam cada vez mais frequentes. Após a prisão do irmão de Dara, as duas namoradas se reúnem para descobrir como continuar vivendo seu amor em segurança… até o Sol voltar.

Comentando sobre a obra Lorrane Fortunato, autora de As promessas que você me fez, afirmou:

Olívia entregou uma história diferente das outras e, ao mesmo tempo, com tudo que tanto amamos em suas obras. Amei conhecer essas personagens e sentir meu coração se encher de esperanças. Tenho muito orgulho da grande escritora que a Olívia é e estou ansiosa para presenciar ela espalhando por aí mais histórias de meninas negras se apaixonando e vivenciando o amor.💛 – Lorrane Fortunato.

A Olívia Pilar é incrível, não é? Além de todos esses trabalhos ela ainda produziu minicontos disponíveis no Instagram e o livro “Dois a Dois” em andamento no Wattpad. Se você quer conhecer mais sobre a autora além das suas redes sociais vamos deixar um vídeo sobre curiosidades produzido pela Bruna Miranda. Quais contos da escritora você já leu? Não conhecia o trabalho dela?! Pode escrever nos comentários, pois vamos responder e conversar.

Redes sociais e +: Twitter; Instagram; Goodreads; Vídeo de curiosidades!

About Author

Comandante do Flexibilidade e Amor e criador de conteúdo em todos lugares possíveis. Caminha a 17 anos e sonha em ser imortal. Amante de tudo que pode ser amado, apaixonado por Glee e seres humanos. Cria conteúdo porque tem necessidade de contar o que descobre, compartilhar tudo que gosta e ter o direito de opinar. Pessoa maravilhosa!

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.