Menu
Literatura Nacional

Quando página vira frame.

Já passamos por alguns assuntos por aqui, não? Adaptações de séries para outras séries, inspirações, paralelos, spin-offs… É, bastante coisa. Mas como o universo das séries é vasto e, do meu ponto de vista, virtualmente infinito, lá vamos nós para mais um assunto.
Dessa vez resolvi trazer a TV pra mais perto de casa, ou seja, trazer o assunto “séries” mais perto do assunto regular do Pausa: livros.

Podemos não saber de casa ou mesmo não levar em conta, mas existem várias séries por aí que vieram de livros. Não como no post anterior, não como uma mera inspiração, mas adaptações diretas, quando a ideia do TV show é ser uma versão visual de algo que já lemos.

Se eu pudesse eleger um campeão de adaptações diretas seria Sherlock Holmes. Convenhamos, o detetive de Sir Arthur Conan Doyle apareceu pela primeira vez nas páginas de Um Estudo em Vermelho, de 1887. Um personagem que estreou há 125 anos ganha as telas via adaptações até hoje, se isso não é surpreendente eu não sei o que é.

Capa da primeira edição de Um Estudo em Vermelho

O fato é que Holmes encabeçou cerca de 6 filmes (de acordo com nossa amiga
Wikipedia) e 3 séries de TV, sendo personificado por diversos atores (atualmente por Robert Downey Jr no cinema e Benedict Cumberbatch na TV).

Mas a TV não vive só de detetives famosos, quais outras séries vieram de livros? Bom, a lista é longa, mas eu selecionei algumas que são mais famosas. Lembrem-se que eu posso cometer algumas caneladas aqui, então se eu falar algo errado me corrijam nos comentários.

Dexter e Bones. Ambas são séries policiais, de suspense e tal. Dexter veio de uma série de livros de Jeff Lindsay, cujo primeiro título foi traduzido como “Dexter – A Mão Esquerda de Deus”. Enquanto os livros estrearam em 2004, a versão televisiva chegou em 2006 chutando o pau da barraca em termos de séries policias. De lá pra cá, Dexter já coleciona mais de 20 prêmios, entre eles Emmys e Globos de Ouro.

Capa de Dexter – A Mão Esquerda de Deus. Criativa, não?

Bones é um caso mais curioso. É sim uma série adaptada de uma série de livros, mas os roteiristas da série tomaram mais liberdade em relação aos personagens de Kathy Reichs.
Uma dessas mudanças foi tornar a protagonista, Dr. Brennan, mais socially awkward do que nos livros, algo que, na minha modesta opinião tosca, foi uma boa sacada. Mas o que torna Bones um caso curioso não é essa liberdade na adaptação. Se imaginarmos uma linha do tempo, em 1997 Reichs publica seus livros, em 2005 Bones chega às telas e em 2006 um livro chamado Buried Deep chega ás prateleiras americanas. Buried Deep é um livro de Max Allan
Collins que foca nos personagens como eles são na série, ou seja, Bones tem um livro que a criou e um livro criado por ela.

No lado mais épico-histórico da família literária temos Pilares da Terra, uma fantástica obra escrita por Ken Follet, publicada em 86. Sem spoilers e pra não alongar demais esse texto, Pilares fala sobre a construção de uma catedral (se eu não estou enganada), intrigas politicas e, de quebra, ainda permite que tu acompanhe o desenvolvimento da arquitetura gótica. Em 2010 a obra foi adaptada para uma minissérie de oito episódios. Detalhe: nas locadoras você
vai encontrar Pilares como se fosse uma sequência de filmes, quando na real é uma minissérie.
Não faz diferença nenhuma, é só uma curiosidade mesmo. Em tempo: os livros são meio salgados, mas valem cada centavo.

Uma das capas de Pilares da Terra – pessoalmente a minha favorita

E pra finalizar, um lado mais infantil, mas não menos awesome das adaptações:
Dragon Riders of Berk. Caso nada nesse nome traga memórias, vamos a uma breve linha do tempo. Em 2003 a fantástica Cressida Cowell publica Como Treinar seu Dragão, em 2010 a DreamWorks arrebata meu coração com a versão para as telonas do livro (dirigida pela mesma
dupla de Lilo & Stitch) e agora, em agosto de 2012, podemos acompanhar na TV a série. SIM, uma série sobre vikings que voam em dragões, por algum acaso do precisa de algo a mais na vida?

E vocês, conhecem algum livro que virou série? AH, cometi alguma canelada aí no texto? Qualquer coisa deem um grito aí nos comentários que eu corrijo os erros.

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

3 Comments

  • Mariana
    7 de outubro de 2012 at 22:56

    Conhecia Sherlock Holmes e Como treinar o seu dragão (que aliás, eu adoro!). Mas confesso que não costumo reparar muito nisso hahaha
    Já comentei aqui em um post anterior que tenho alguns preconceitos com adaptações, sei lá, tenho receio de que fiquem ruins D:

    Reply
  • Fernanda Yano
    7 de outubro de 2012 at 23:15

    Eu sou viciada em séries e confesso que não sabia que Dexter e Bones vieram de livros. Tá ai uma informação que vou pesquisar para saber mais, principalmente Bones que é minha favorita.
    Do meu conhecimento, que veio de livro é “True Blood” se não me engano.

    Reply
  • Amanda Costa
    8 de outubro de 2012 at 22:23

    Adoro seriados, de fato! Possuía conhecimento a respeito de Dexter, e tenho muita curiosidade em ler os livros. Puxa.. que me recordo no momento: Diários do Vampiro/ Círculo Secreto, ambos da autora L.J Smith; Pretty Little Liars, da Sara Shepard; e Gossip Girl, da Cecily Von Ziegesar. Beijos!

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.