« Nel mezzo del cammin di nostra vita
mi ritrovai per una selva oscura,
ché la diritta via era smarrita. »
Hoje, vamos falar um pouco sobre a biografia de um dos maiores poetas que já andaram sobre a terra, ele mesmo. O sumo poeta italiano!
Dante Alighieri nasceu em Florença, entre 21 de maio e 20 de junho de 1265 d.C. e morreu em Ravena entre 13 ou 14 de setembro de 1321d.C. Ele foi um escritor, poeta e político florentino e hoje o maior poeta conhecido pela humanidade, definido como o sumo poéta itlaiano. Sua obra influenciou diversos
Dante perdeu a mãe muito novo. Bella degli Abati, morreu quando Dante tinha apenas 5 ou 6 anos. Após a morte da Mãe de Dante, seu pai Alighiero di Bellincione casou-se novamente, e deste casamento temos os dois irmãos de Dante, Francesco e Gaetana.
Com a idade de doze anos, em 1277, sua família impôs o casamento com Gemma, filha de Messe Manetto Donati, prática comum naquela époica. Desse casamento nasceram Jacopo, Pietro e Antonia, Antonia também é conhecida como Beatrice, nome que ela assumiu quando tomou o hábito de freira. Acredita-se que Dante tenha estudado em casa, mas sabe-se que dante estudou Poesia Toscana e provavelmente nessa época conheceu a obra de Virgílio, Horácio, Ovídio e Cícero.
Aos dezoito anos, com Guido Cavalcanti, Lapo Gianni, Cino da Pistoia e, pouco depois, Brunetto Latini, Dante lança o Dolce Stil Nuovo. Lembra que eu já falei sobre isso em outro vídeo. Esse foi um estilo utilizado por esses poétas para falar sobre o amor em suas poesias. Ela a dolceza na poesia escrita em dialetto fiorentino.
Quando falamos de Beatrice na vida de Dante, vários biógrafos tem opiniões diferente sobre o que tenha acontecido. Porém pelo que temos nos escritos de “Vita bella” é que dante conheceu beatriz ainda muito novo, com talvez 8 anos de idade e desde aquele momento se apaixonou pela jovem Beatrice Portinari. Quando Beatriz morreu, em 1290, Dante procurou refúgio espiritual na filosofia da Literatura latina. Pelo Convívio, sabemos que leu a “De consolatione philosophiae“, de Boécio, e a “De amicitia“, de Cícero.
Dante participou, também, na vida militar da época. Em 1289, combateu ao lado dos cavaleiros florentinos, contra os de Arezzo, na batalha de Campaldino, em 11 de junho. O envolvimento político de Dante em florença acarretou-lhe vários problemas. principalmente com o papa bonifácio VIII. O poeta participou em várias tentativas para repor os guelfos brancos no poder; em Florença, no entanto, devido a diversas traições, todas falharam. E então ele foi condenado ao exílio. Por esse período foi para Ravena e Liguria.
Dante ainda esperou, mais tarde que fosse possível ser convidado por Florença a um regresso honrado. O exílio era como que uma segunda morte, privando-o de muito do que formava a sua identidade. Dante fala sobre isso Canto XVII, 55-60, do Paraíso.
Em julho de 2008, o Comitê Cultural de Florença revogou o exílio e concedeu a seus herdeiros, como forma de compensação a mais alta honraria da cidade, Il Fiorino D’Oro. A proposta, aprovada na câmara de vereadores da cidade, foi apresentada pelo vereador Enrico Bosi, do Partido Povo da Liberdade, tendo sido aprovada por apenas um voto acima do quórum mínimo, uma vez que recebeu oposição de muitos vereadores da esquerda, que a consideraram apenas uma forma de beneficiar o único herdeiro vivo de Dante, Peralvise Serego Alighieri, um produtor de vinho da região de Valpolicella.
E agora, será que você já está preparado para começar a leitura da Divina Comédia?
Epero que vocês gostem e possam aproveitar para conhecer um pouco mais sobre as outras obras do poeta.
CONFIRA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO #LENDODANTE
Espero que todos vocês nos acompanhem nessa jornada. Espero por vocês!
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google + ? Pinterest ? Youtube ?Blogvin ? Flickr