Sinopse: Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?
“De fato, em Veneza, um segredo é mais poderoso que uma espada.” – A Cidade Dos Segredos
Ciao, caro lettore! Tutto bene?
Calma, não vamos fazer uma resenha inteira em italiano, só quis começar assim, pare entrar no clima de A Cidade dos Segredos que tem sua história ambientada na Veneza, cidade onde a própria autora viveu até os 9 anos de idade.
Veneza é conhecida por seus canais que substituem as ruas da cidade. Quem nunca quis passear nas gôndolas e conhecer a arquitetura da cidade passeando pela cidade até chegar na “Piazza San Marco“? A cidade conhecida como Sereníssima República de Veneza é um marco na história e um lugar para se conhecer. E em “A Cidade dos Segredos” ela se mostra altiva, importante e cheia de mistérios para ser desvendada por seus leitores.
Vocês sabem que eu estudo italiano, e tenho uma enorme paixão pela língua italiana. Minha nonna veio de Treviso, que assim como Veneza, faz parte da região do Vêneto. Então é lógico que comecei a colocar as leituras dos livros da Novo Conceito em dia com o livro da Sasha Gould e não me arrependi em nenhum momento.
O livro desenvolve muito os segredos, mistérios e intrigas que sobrepõe as festas, jantares e caçadas entre os nobres italianos. Com um início misterioso com uma breve passagem da protagonista da história no convento, a autora desenvolve os seus conceitos de pecado e começa a construir a personalidade da personagem que deseja trabalhar. Justificando só com esse primeiro capítulo, várias atitudes que veremos dela, no futuro.
Com assassinatos, lutas, encontros secretos e a busca por subir na sociedade, a vida de Laura é cheia de brigas e de vontades que não podem ser realizadas. Tendo sua vida controlada pelo pai, ela tem que fazer aquilo que lhe permitirá ajudar sua família a continuar tendo um nome e sendo respeitável. Mesmo que isso lhe cause a infelicidade para a vida inteira com um conde muito, muito mais velho que ela.
Mas nem tudo está perdido. E Sasha consegue te mostrar de um jeito interessante, mostrando que você pode conseguir o que quer, mas será que consegue responder pelas consequências? Será que consegue lidar com as consequências disso? O segredo pode ser uma moeda de troca para conseguir o que você quer?
A Segretta, é uma ‘sociedade secreta’ presente no livro e que pode até mesmo ser a protagonista do livro por suas ações e por dominar tudo o que está por vir. Que eu não posso falar para não soltar um spoiler.
Eu gostei muito de como a história é conduzida, apesar do ritmo lento a história consegue pegar o leitor pelos detalhes. E a única coisa que me incomodou foi que as mortes não tem um peso tão grande na história. É algo mais como “óh, morreu, pronto“. A única que parece realmente se preocupar com o que está acontecendo é Laura.
A diagramação do livro está bem bonita, páginas amarelas e só a capa que não é das melhores, poderia ser melhor e passar mais a intensidade da história.
PS: O livro tem algumas palavras ainda em italiano, mas muitas seguem a tradução logo ao lado enquanto é explicado pela Laura enquanto ela está narrando o livro, então acredito que não seja um problema para o leitor, já que não precisa nem parar a leitura para ler a nota de rodapé.
Edição: 1 | Editora: Novo Conceito | ISBN: 9788581633121 | Ano: 2014 | Páginas: 256
Nota: 3,6/5
Comprar: Livraria da Folha | Submarino | Saraiva
Oi, td bom ?
Eu, por enquanto, só tinha lido resenhas negativas desse livro. Bom saber que não é de todo desperdiçado, porque a história me interessa! Não está nos top livros que quero ler, mas está na lista 😉
Acho que esse clima de mistério combina demais com Veneza!
Beijos
http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com
Oi Rafa! Acho que o que as pessoas não estão entendendo do livro é o período. Eu estou muito acostumada a estudar a história de Veneza, e esse livro é o primeiro de uma trilogia, se não me engano, então podemos ver muito mais pela frente!
Eu gostei muito do livro, mas acho que um grande motivo, foi estudar e conhecer mais sobre a história da sereníssima.
Bela resenha e belas fotos, Anna! Li livros ambientados em Veneza e fiquei com vontade de conhecer a cidade – e, pelo visto, a vontade aumentou depois de ler o seu texto!
Algo nele me lembrou Assassin’s Creed: a ambientação, os segredos, a importância de lidar com as consequências das nossas escolhas…
Gostei! Entrou para a minha lista 😉
Baci! :*
p.s.: bela máscara de carnaval veneziano hehehe
Oi Gui! Recomendo a leitura de “A Armadilha de Dante” http://pausaparaumcafe.com.br/resenha-a-armadilha-de-dante-de-arnaud-delalande-editorarecord/
Um livro que também é ambientado em Veneza e tem até o Casanova como personagem!
Fico feliz que tenha gostado da resenha! Beijos ;*