Menu
Literatura

[Resenha] Biofobia de Santiago Nazarian | @editorarecord

Sinopse: “Talento, voz, rosto, tudo murcha com o tempo. A natureza é madrasta e, para um roqueiro de meia-idade que já viveu todos os excessos de sua geração, a natureza só existe como ameaça, inimiga, perversa. Isolado numa casa de campo, após o suicídio da mãe, ele enfrentará suas frustrações e medos internos, enquanto o mato cresce lá fora, o solo espera por seu sangue. Biofobia é a volta de Santiago Nazarian ao thriller, seu primeiro romance ‘adulto’ em cinco anos, numa narrativa tão literária quanto cinematográfica. Prepare-se para o pior.”

“Entraram na casa e ele viu a mãe por todos os lados. Os restos da mãe. Os livros. O pêndulo do relógio batendo. Era como uma prova viva de que ela existia. Não mais viva, insistia por todos os lados.”

Nunca li nada do Nazarian e era muito curiosa para descobrir o autor. E foi uma grande surpresa quando li Biofobia e descobri a proposta diferente que o autor trouxe para a obra discutindo seus pontos em um thriller tão existencial para a literatura nacional.

Acho que o primeiro ponto que devemos discutir, assim eu e você, sobre Biofobia é que ele não é para todo mundo. Talvez você goste, talvez não. E isso não é desmérito do livro. Ele é forte, escrito com uma grande quantidade de informações que pode te incomodar te deixar insatisfeito e com um final que pode te incomodar, te deixar sem ar, não compreender. E isso é um dos motivos que me fizeram gostar muito do livro, mas que pode deixar ele na sua pilha de livros que te deixou insatisfeito.

Santiago Nazarian traz a tona sentimentos incríveis no decorrer da leitura. A forma com que a narrativa te conduz sobre a história narra de uma forma quase cinematográfica os acontecimentos. Eu sentia o cheiro das folhas das plantas do quintal enquanto em um flashback o protagonista imaginava a mãe limpando o jardim.

O autor aqui faz mais que um thriller. Acho sinceramente que ele só é descrito assim por precisar de uma classificação. Mas não precisava. Ele é muito maior quando se fala em pensamentos e o que quer trazer ao leitor. Ele pode tirar todas as suas esperanças e traduzir a sua vida em apenas algumas páginas de livros.

Se você gosta desse gênero e está disposto a entrar em uma nova experiência, Santiago Nazarian escreveu um livro incrível para você e cheio de conteúdo e pensamentos em apenas pouquíssimas páginas.  Santiago é desses autores que você tem orgulho por ser brasileiro.

Confira um pouco da diagramação e o do trabalho da Editora Record fez na obra nas fotos abaixo. E claro, deixem nos comentários as suas opiniões. Você estaria disposto a se sentir incomodado com um livro?

Edição: 1 | Editora: Record | ISBN: 9788501102348 | Ano: 2014 | Páginas: 240

Nota: 4/5

Comprar: Livraria da Travessa 

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +

post

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

6 Comments

  • Vanessa Proença
    6 de julho de 2014 at 22:48

    Das coisas boas da vida: descobrir, meio que por acaso (ou por um tweet), bons autores brasileiros. Parece ser bem interessante! 🙂

    Reply
  • Rodrigo Rahmati
    7 de julho de 2014 at 10:29

    Gostei da resenha, e interessei pelo livro… Ai, ai… Mais um para a minha interminável lista… =D

    Reply
    • Anna Schermak
      7 de julho de 2014 at 17:28

      Deixa esse livro pular algumas posições, ele merece! ?

      Reply
  • Rafael
    7 de julho de 2014 at 15:22

    Sou fã do Nazarian desde Mastigando Humanos, ele tem uma prosa bem pop, com mil referências a outras obras, tudo isso com sua carga dark e de humor negro.

    Recomendo tudo dele 😀

    Reply
    • Anna Schermak
      7 de julho de 2014 at 17:30

      Oi Rafael! Legal ver um comentário seu por aqui.
      Fui conhecer seu blog e gostei muito da resenha que você fez sobre Biofobia, posso linkar aqui?
      Beijos!

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.