Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

[Resenha] Cuco de Julia Crouch | @Novo_Conceito

Tenso, amargo e imprevisível.

 

Cuco. O nome do livro parece quase sem graça, a capa dele dá a entender que é algo meio terror, a sinopse te deixa levemente intrigado. Qualquer um que tentar julgar esse livro sem ler vai acabar falhando, inevitavelmente. Julia Crouch criou nas 460 de Cuco, uma trama de suspense tão densa e sutil que o livro termina com um suspiro, não com um estouro.

A trama conta, basicamente, a história de duas amigas de infância: Rose e Polly. A primeira é uma mulher simples, bastante caseira, casada e com duas filhas. Polly é uma ex estrela do rock, recém viúva, com dois filhos e a personificação da palavra “exótica”. Elas são amigas desde sempre, e a impressão que tu tem é de que Rosa viveu por muito tempo na sombra da Polly, até que ela se casou com Gareth, Polly se casou e mudou-se para a Grécia. O grande ponto desse livro é que existem vários segredos que cercam as duas, coisas que só Polly sabe sobre Rose e coisas que ninguém sabe sobre Polly.

Quando o marido de Polly morre, ela pede abrigo temporário na casa de Rose. A partir do momento que ela se muda para lá coisas estranhas começam a acontecer, e não estranhas no sentido de sobrenaturais, coisas que Rose se recusa a acreditar que são culpa de Polly. E isso daqui é o máximo que eu consigo falar sem dar spoilers.

O livro não é de ação, você não tem grandes sequências de discussão ou algo assim. Tudo nele é sutil, são pequenas peças de quebra cabeças que se encaixam aos poucos, e quando tudo está completo você fica em um silêncio surpreso. Não é uma obra para quem busca uma leitura rápida, você vai parar, voltar, reler e tentar entender se o que aconteceu é o que tu pensa que aconteceu.

Vale lembrar que também rolam algumas cenas sexuais bem gráficas no livro, então eu não recomendaria para menores de 18 anos. Aliás, eu não recomendaria o livro num geral pro pessoal mais novo, tanto pelo ritmo do livro quanto pelas cenas mais pesadas (tanto de sexo quando sangue e algumas outras coisas mais nojentas mesmo).

Cuco é um livro para leitores já antigos, que leem bastante, e que procuram algo novo. É uma obra que vai te deixar tenso e com um gosto amargo na boca, mas incapaz de parar de ler.

Merece 5 xícaras de café.

Cuco – Julia Crouch

Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim.

Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa.

Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.


Compre Online: R$26,90

 

Sair da versão mobile