Sinopse: Niki Segnit organiza 99 ingredientes essenciais da cozinha e nos mostra como podemos combiná-los. Sugere desde os pares mais clássicos, como maçã e canela, tomate e manjericão, aos mais inusitados, como caviar e chocolate branco. Esta edição inclui a pesquisa da autora de algumas harmonizações tipicamente brasileiras, como queijo e goiabada, cenoura e chocolate, entre outras.
A roda de sabores que ilustra a capa é um verdadeiro guia de combinação de sabores. Com as sugestões da autora, o leitor pode unir componentes à sua maneira, montar pratos originais e se aventurar com receitas inovadoras. Dicionário de sabores é temperado com ciência culinária, cultura e conhecimento especializado, e promete uma leitura contínua, instigante e apetitosa.
“Eu não fazia ideia do meu grau de dependência dos livros de culinária, até reparar que o meu exemplar do Cozinha francesa regional, de Elisabeth David, tinha marcas das minhas unhas abaixo das receitas”.
Eu sempre gostei de cozinhar, me sinto tão bem na cozinha, em meio a temperos, sabores, receitas e comidas que vivo tentada a mudar de profissão e virar Chef de Cozinha. Gosto de inventar pratos novos, seguir receitas a risca e as vezes modificar todos os ingredientes. Gosto de cheiros e sabores. E esse foi um dos motivos que me levaram a pedir o livro para a Editora para resenha. Cozinhar faz parte de mim, assim como ler.
O Dicionário dos Sabores é realmente um livro sobre sabores, combinações e cozinha! Cozinhar é uma arte que se você gosta, não vai se arrepender de passar vários momentos degustando o livro de Nikki sobre suas experiências gastronômicas.
O livro escrito por Nikki nos leva a experimentar diferentes alternativas na cozinha, seja uma mistura inusitada ou uma combinação que sempre sonhamos em fazer mais temos aquele medo de tentar e que não dê muito certo. Que quando, explicado por uma especialista, nos faz realmente crer que aquilo pode dar certo e ficar gostoso.
Minha parte preferida do livro foi sobre Café. Fiquei realmente tentada a fazer todas as misturas e documentar aqui no blog para vocês, será que vocês vão curtir se eu fizer isso? ?
O livro também traz combinações de ingredientes para carnes, queijos, alimentos terrosos, alimentos amostardados, torrados, sulforosos, marinhos, salmoras e sais, verdes e gramíneos, condimentos, amadeirados, frutas frestas, frutas cremosas, cítricos, frutas silvestres e arbustos, e por últimos florais frutados.
Eu li o livro no Kindle e gostei muito da experiência por alguns motivos:
(1) Posso ler o livro de culinária na cozinha enquanto testo as combinações sem sujar o livro quando segurar ele.
(2) Posso com o link no sumário, acessar de forma muito mais prática as combinações sem ficar folheando e sujando tudo.
(3) Não sujar o livro é algo realmente importante para mim, vocês não tem ideia de como a cozinha fica uma zona quando estou cozinhando, então vou usar esse tópico para frisar isso novamente.
A diagramação do Kindle está no padrão da editora, só senti falta de algumas fotos, mesmo que fossem em preto e branco, acredito que deixaria o livro mais visual e atrativo.
Edição: 1 | Editora: Casa da Palavra | ISBN: 9788577344567 | Ano: 2014 | Páginas: 464
Comprar: Kindle
Nota: 4/5
Obrigado por me deixar com mais vontade de cozinhar e de comprar esse livro! :X minhas economias agradecem huahauhauh!
Se combinarmos o Guia dos Sabores a O Grande Livro dos Ingredientes, seremos uma dupla culinária imbatível! XD
p.s.: adorei você ter frisado que não gosta de sujar o livro 😛 me lembrei da 1ª e 2ª regra do Clube da Luta!
Já disse, vamos para o ramo gastronômico!
Podemos também ir para a Itália aprender a fazer comidas gostosas e depois abrir um restaurante hehehehe
:*