Por Jean Karax
“Uma história de amor pode tomar muitas formas. Em Retalhos, premiada graphic novel que colocou Craig Thompson entre os grandes nomes do quadrinho mundial, foi a história de um jovem que se viu preso entre valores religiosos e a força da primeira paixão. Em Habibi, é a saga de dois escravos fugitivos, unidos e separados pelo destino, vivendo no limite que separa a tradição da descoberta. Dodola, uma garota perspicaz e independente, foge de seus captores levando consigo um bebê. Eles crescem juntos no deserto, sozinhos em um navio naufragado na areia. Em meio a sentimentos cada vez mais conflitantes, os dois passam o tempo contando histórias. Assim, somos apresentados também à origem do islamismo e de suas tradições, conforme as narrativas se combinam numa trama de aventura, romance, filosofia e tragédia.”
Na real, estou me sentindo um Graphic Novel’s fag. Toda vez que vou escrever uma resenha sobre um Graphic Novel, eu acabo falando muito bem delas. Não tenho culpa se todas que li até agora são realmente muito boas xD. Então vamos a resenha:
Habibi, mais uma obra prima de Craig Thompson (autor de “Retalhos”), é uma obra onde temos um trabalho em que levou à Thompson nada menos do que sete anos para ser completado, um trabalho que envolveu pesquisa profunda sobre o assunto em questão e que é justificado no seu enredo e na arte.
Em Habibi, acompanhamos, de maneira não linear, as aventuras e desventuras de Dodola e Zam, dois escravos unidos em circunstâncias não muito aprazíveis. Esta jornada é ambientada em um país fictício do oriente médio em uma época desconhecida, onde se misturam elementos distópicos com elementos fantásticos que lembram (e explicitamente tiveram inspiração em) as Mil e uma Noites.
Além de toda essa firula artística, há alguns dos elementos característicos das principais obras de Craig Thompson: culpa, vergonha relativa aos próprios instintos e fantasias, tudo isso com uma pitada de religião ao fundo. Logo, não espere uma leitura leve. A leitura é pesada, justamente por se tratar de assuntos pesados, pois Thompson da ênfase em assuntos como dor, mutilação, envelhecimento, como o sexo e a gravidez afeta não apenas como as pessoas se sentem, mas quem elas são.
Preciso falar quantas xícaras de café esta obra merece? Acho que não né.
Leia aqui um trecho de Habibi
Aproveite para Comprar Por RS 57,00
Pelo que li na resenha o livro me pareceu bem polêmico, agora não sei ao certo se leria o livro, mas pelas imagens achei bem interessante.