Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Salgado Maranhão é o convidado do Trilha de Letras

Entrevista inédita vai ao ar na próxima quarta-feira (14/2)

O programa Trilha de Letras inédito que a TV Brasil exibe na próxima quarta-feira (14), às 22h, traz um bate-papo com o poeta, letrista e jornalista Salgado Maranhão. Aos 70 anos, o autor lança o livro “A voz que vem dos poros”, uma antologia poética que passeia por seus 40 anos da carreira, desde a chegada ao Rio de Janeiro, vindo do Nordeste, em meio à rebeldia e opressão dos anos 1970, até hoje.

Durante a conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz, Salgado Maranhão fala sobre a geração marginal, sua amizade com o poeta Torquato Neto, as mudanças que as artes marciais trouxeram para sua vida e as incríveis parcerias musicais com nomes como Paulinho da Viola e Zizi Possi. O escritor também destaca como é viver de poesia mesmo contra todas as probabilidades e ainda atende a uma provocação: afinal, ainda precisamos de poesia?

Salgado Maranhão nasceu José Salgado Santos, no povoado Canabrava das Moças, município de Caxias, no Maranhão. Filho da camponesa Raimunda Salgado dos Santos e do comerciante Moacyr dos Santos Costa, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1973.

O autor ganhou diversos prêmios literários, entre os quais o Jabuti, em 1999, com o livro “Mural de ventos”, e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, em 2011, com a obra “A cor da palavra”. Seus poemas já foram traduzidos para o inglês, italiano, francês, alemão, sueco, hebraico e esperanto.

Como compositor, Salgado Maranhão tem gravações e parcerias com grandes nomes da MPB, como Alcione, Elba Ramalho, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Elton Medeiros, Zé Renato, Selma Reis e Moacyr Luz.

Sobre o programa

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro

A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.

A produção exibida pelo canal público às quartas, às 22h, tem horário alternativo aos domingos, às 23h. O Trilha de Letras ainda vai ao ar nas madrugadas de quarta para quinta e de domingo para segunda, na telinha. Já na programação da Rádio MEC, o conteúdo é apresentado às quartas, às 23h.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço
Trilha de Letras – quarta, dia 14/02, às 22h, na TV Brasil
Trilha de Letras – quarta, dia 14/02, às 23h, na Rádio MEC
Trilha de Letras – quarta, dia 14/02, para quinta, dia 15/02, às 3h30, na TV Brasil
Trilha de Letras – domingo, dia 18/02, às 23h, na TV Brasil
Trilha de Letras – domingo, dia 18/02, para segunda, dia 19/02, às 4h30, na TV Brasil

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos Personagens LITERÁRIOS para inspirar seus personagens de RPG! Ideias para suas mesas de D&D sairem da mesmisse!