Depois que o Pausa cresceu muita gente me pergunta como eu cheguei até aqui (não que tenha chegado a ser grande coisa). Me pedem dicas e perguntam se eu posso olhar o blog e dar algumas dicas para melhorar.
Eu adoro ajudar, seguir e até recomendar se o blog for realmente bom. Pra mim não existe essa “competição” que muita gente acha existir na blogosfera. Se você for bom, fizer um trabalho com dedicação e principalmente fazer o que AMA fazer, seu publico vai te achar. É sério.
Então como muita gente acabou me pedindo essa semana para seguir blogs e dar uma olhadinha e vi muita coisa que poderia ajudar resolvi colocar tudo em um post só e dar algumas dicas para alguns blogs. Então vamos lá!
1 – Vamos começar do 0, analise seu blog com olhos críticos.
Pode até ser besta ter esse item aqui, mas acredite muita gente não faz isso na quantidade que deveria. Eu toda vez que olho para o Pausa acho algo que poderia ser muito melhor. Talvez uma resenha, alguma coisa no layout, uma postagem nova. Algo diferente.
É importante ter olhos críticos sobre o seu trabalho, se achar que é sempre o melhor do mundo não vai te fazer chegar a lugar nenhum, aceitar as críticas e principalmente perguntar aos seus leitores o que eles acham que poderia melhorar é essencial para começar a perceber outros pontos que você nunca tinha imaginado na sua vida. #FicaDica.
2- .com.br + hospedagem. Afinal.. quem sou eu?
Vai dizer que você não fica mais tentado a entrar em um blog que tenha um domínio certo? O tal do .blogspot.com ou o .wordpress.com sempre passa uma cara mais amadora de blog. ( Tem muuuito blogs bons usando os domínios cedidos pelas empresas de blogs). Mas um .com.br ou só .com já passa uma cara de profissionalismo maior. Afinal aqueles blogs grandes que você acessa, você já viu algum que não seja .com.br ou .com?
Pois é. Esse é um ponto importante para quem entra no site, apesar de não parecer tanto. Além de ser fácil de lembrar o nome de um domínio diz muito sobre um site. Pense em nomes legais e de preferencia em português afinal minha gente estamos no Brasil. As vezes um nome em outra língua pode fazer o seu leitor simplesmente não saber digitar e dai?
Mas não é só isso. O nome do blog diz quem você é. (Sim, as pessoas até já me chamaram de Pausa Para um Café na vida real).
Para fazer um registro de domínio não é difícil, você consegue fazer o seu registro .com.br no registro.br e você paga apenas R$30,00 por ano. (Vamos lá… não é caro).
Outra questão interessante é a hospedagem do blog. A algum tempo tivemos um sério problema com o blog ficando alguns dias fora do ar o que era problema da HomeHost. A hospedagem que não recomendo para ninguém. Agora estamos com nosso amigo Diego do Senhor dos Anéis Br na sua empresa de hospedagem ZaaHost. Lá eles tem planos super baratinhos que cabe no bolso de cada um e que pode ajudar a ter muito mais conteúdos e emails do seu site personalizado igual o nosso contato@pausaparaumcafe.com.br.
3- Anlytics, o baú do tesouro.
Quem usa o blogspot pode conhecer o Analytics já porque ele vem junto com o blogger, maaas é importante ter o Analytics do Google em seu site mesmo que ele não seja do blogspot. É muito fácil de colocar, com apenas alguns passos e um código colocado no html do site você vai ter todas as informações que precisa para compreender melhor o que o seu público está fazendo em seu site. Quais são as páginas mais visitas, onde eles ficam mais tempo, qual é o horário que mais acessam o site entre outras coisas.
É muito importante conhecer, principalmente para quem quer um dia vender publicidade no blog.
5- Postagens Frequentes
Eu fico sem sair de casa mas não deixo de postar. É já está virando doença mas gosto de pelo menos ter um post fresquinho no blog todo dia para vocês. Afinal os leitores veem no blog procurando um conteúdo novo. E é só isso em termos que a gente precisa fazer, então porque não ter post novo?
A frequência e um calendário com datas certas para posts é muito importante. Assim os leitores sabem que naquele dia podem voltar no blog porque vai estar no ar aquele post que eles gostam 🙂
6- Agenda Organizada
Apesar de não ser muito organizada eu tenho uma agenda com todos os posts que quero e preciso fazer para o blog. Assim nunca me esqueço e não me perco na hora pensando o que preciso fazer para o blog naquele dia. Isso ajuda MUITO MESMO gente 🙂
7- Equipe Comprometida e com a Cara do Blog.
Uma vez me perguntaram como eu fazia para ter uma equipe que ajuda tanto com o blog e é tão comprometida. Simples… São todos meus amigos. Eles embarcaram na ideia e hoje somos uma grande e linda família feliz. Um grupo que se compromete de ajudar um ao outro quando precisam com ideias ou posts para cobrir aquele que está com provas na faculdade e não pode postar algo no dia.
Pesquise bem, analise antes de chamar alguém para escrever no seu blog. Confie na pessoa e se coloque no lugar dela as vezes!
8- Use de forma certa as redes socias.
As redes sociais estão ai para serem usadas, mas serem usadas do jeito certo okay? *Mas Anna, sua chata, qual é o jeito certo?*
Simples meus amiguinhos lindos, O Skoob tem várias funcionalidades que podem te ajudar a divulgar seu blog de forma sutil além de fazer spam nos comentários. COMPARTILHE SEU CONTEÚDO DE FORMA INTELIGENTE! Divulgue suas resenhas com seus links, participe dos grupos, quando as pessoas tiverem com alguma dúvida link para seu blog com a resposta (se você puder realmente ajudá-la). E não só no skoob. Em todas as redes sociais como Pinterest, Twitter, Facebook, Filmow, Orangotag… o que for. Use da forma que você gostaria de receber a informação. Não vai ter erro assim. Você vai aos poucos conquistar seu público com conteúdo e um trabalho bem feito!
Bem pessoal… foram ficas pequenas e só 8, mas eu espero que essas 8 dicas possam ajudar vocês a darem um up no seu blog. E se você gostou e quer mais umas dicas bacanas e quer alguma opinião, vocês podem entrar em contato comigo no contato@pausaparaumcafe.com.br . Posso demorar para responder, mas vou tentar responder todo mundo com muito carinho e atenção para ajudar todos okay?
Não esqueça de deixar seu comentário compartilhando suas dicas também!
Oito dicas valiosas! Parabéns pelo post, gostei bastante e foi aplicar o que aprendi! Sucesso!
Bjs
Da Imaginação a Escrita
Adorei as dicas e, principalmente, sua iniciativa de ajudar outros blogueiros. Voltei com meu blog tem pouco tempo e agora tô tentando levá-lo a sério mesmo. Te mandarei um e-mail pedindo sua opinião sobre ele, ok?
Beijos
fromafallenangelsheart.blogspot.com
Adorei as dicas! De verdade mesmo, por mais simples que sejam, principalmente a ideia da agenda. Eu sou super organizada, mas guardo tudo na memória e, um dia ela pode falhar!
Outra dica que gostei foi a do .com.br, mas como meu blog é um bebê ainda, acho que devo esperar mais um pouco para ver como ele reage. Tenho medo de investir muita grana e não ter retorno…
Uma dica que eu dou, e que na verdade nem precisaria falar, é quanto aos erros de ortografia e digitação. Eu, por exemplo, leio pelo menos 03 vezes o post antes de publicar e, após publicado, a minha irmã lê (ela mora em outro estado, por isso ela lê só depois) e faz alguma correção, se for necessário.
Acho que é isso! Hehehehe!
Muito obrigada pelas dicas!
=)***
Ana
acessoriopheeno.blogspot.com.br
Adorei a postagem, confesso que havia coisas que desconhecia!
Adorei o post. Comecei meu blog a pouco tempo e sem dúvida, suas dicas são muito úteis e importantes. Obrigada! 😉
http://www.marianaesuaestante.com/
Nossa muito legal as dicas, pode acreditar que anotei tudo e vou fazer o possivel pra me empenhar para poder fazer o melhor possivel e eu concordo que não tem essa de disputa entre blogueiros e tal rs thank you!!!!!
Adorei o post, já estou procurando um bom lugar para fazer o registro do blog há um tempo e vou dar uma olhada nesse que você falou
Carolina santo ALVES oi tudo bem com você lê seu blog amei as dicas também tenho um blog chamado amohistorias e o endereço do blog é Amohistori.blogspot.com se poder assese e deixe um comentário no blog obrigada