Às vezes aparecem compromissos que impedem os jogadores de comparecerem. Uma(o) namorada(o), jogos online (lol,dota, wow), ou preguiça mesmo. Nesse texto, serão apresentadas algumas vantagens do hobby, o objetivo é estimular as pessoas a faltarem menos. RPG não é apenas diversão, traz vários benefícios também.
1. Social
O RPG de mesa é um jogo cooperativo. Em geral, a história envolve um grupo de pessoas diferentes, muitas vezes com posturas morais conflituosas, como um clérigo e um ladino. Essas pessoas superam suas diferenças e trabalham juntas, seja para atingir um objetivo ou simplesmente sobreviver. Mensagem bem legal. Outra lição é que um grupo é fraco se todos forem ladinos, assim como um formado apenas por clérigos também é ineficaz. As diferenças são bem vindas, criam diversidade, aumentam as opções e geram força.
Aprender a lidar com pessoas diferentes é um dos principais benefícios do RPG. Exercita-se a tolerância e o autocontrole, mesmo que o mago te acerte aquela bola de fogo, em geral se aceita o pedido de desculpas e segue em frente. Isso gera amizades autênticas e duradouras. (Experiência pessoal. Fiquem à vontade para discordar nos comentários)
2. Desenvolve a criatividade e a imaginação
A criatividade começa na criação do personagem, muitos consideram uma das partes mais divertidas. É necessário construir tudo, de habilidades até como ele lida com os pais. Durante o jogo é preciso desenvolver a personalidade e tomar decisões. Não há roteiro. Falas, gestos e ações são improvisados em tempo real. Um video-game conta com recursos gráficos, não é o caso do RPG. As cenas se desenrolam na imaginação dos jogadores, é como ler um livro. Infelizmente, no caso do RPG, o autor é um pobre mestre sem tempo. Talvez ele não descreva a cena tão bem quanto um profissional, mas isso pode ser uma vantagem. Há um tempo, narrei uma cena e fiz uma retomada dos acontecimentos no final. Tentei descrever o melhor que pude. Me criticaram depois. Um jogador me disse que tinha imaginado a cena melhor do que meu resumo. A falta de descrição é completada pelos jogadores. A cena na imaginação das pessoas pode ficar melhor do que o planejado. Não faço mais resumos.
O RPG exercita habilidades onde a única limitação é a criatividade do narrador. Um exemplo é realizar escolhas morais difíceis. É necessário um sacrifício para aplacar um demônio, você deixaria a princesa fazer isso? Você a salvaria independente das consequências? Ou você se ofereceria para trocar de lugar com ela? Uma boa partida é recheada de decisões morais. Cabe ao jogador improvisar e arcar com as consequências.
3. O mestre aprende muito
Existem vários escritores que jogaram e/ou jogam RPG, exemplos são: Leonel Caldela, Stephen King e George R. R. Martin. Montar uma partida de RPG é mais difícil do que escrever uma história, além de construir um enredo envolvente é preciso considerar as decisões dos jogadores e os resultados dos dados.
O ato de Narrar exercita uma grande quantidade de habilidades, entre elas estão: liderança, planejamento, organização, tomada de decisões e conhecimentos gerais. As campanhas requerem pesquisas. Se a aventura é na selva, pesquisa-se o básico de sobrevivência. Se a aventura acontece em uma cidade moderna, será preciso ler um pouco sobre direito penal. Um narrador sempre está em contato com a leitura e o estudo, às vezes é cansativo, mas o retorno compensa.
Tentei mostrar alguns benefícios do hobby, sei que jogos como League of Legends, Dota entre outros, concedem grande retorno em termos de diversão. Não estou pedindo para ninguém parar de jogar, estou apenas mostrando que vale a pena reduzir um pouco, investir algumas poucas horas por semana no RPG, pela imaginação, pelo companheirismo, pela horda!
Fontes (Acessadas em 13/01/2014)
http://www.wired.com/geekdad/2010/11/vin-diesel-reveals-his-rpg-roots/
http://shiny.areavoices.com/2012/12/23/seven-benefits-of-roleplaying-games/
http://www.selfgrowth.com/articles/benefits-of-role-playing-games-for-kids
http://www.gnomestew.com/gming-advice/10-reasons-why-roleplaying-games-are-a-positive-force-for-kids-and-
adults-alike/
http://cavernacomulot.blogspot.com.br/2007/05/famosos-tambm-jogam-rpg.html
PS: POST FEITO POR FRED SILVA
Fabuloso seu artigo. De fato, para alem para além de todas as vantagens cogntivas e abstrativas, RPG é MUITO DIVERTIDO hahah.
Aprendi muita coisa, fiz alguns bons amigos e ainda conheci meu namorado jogando RPG.
Nunca tive a oportunidade de jogar RPG , nenhum dos meus amigos tem interesse e não sei como vou conseguir jogar , mas tenho muita vontade e gostaria de ser mestre.
Recomendo RPG demais.
Uma boa forma de ter contato é ir em algum evento. Só dar uma pesquisada na sua região, lá você acaba conhecendo gente e quase sempre alguém te convida para um grupo. Dê uma pesquisada na sua região que você acha.
Outra forma é essa que você falou, pegar um sistema simples, 3D&T por exemplo. Estudar pra caramba, chamar os amigos e comecar a mestrar. Tem gente que faz isso, mas dá muito trabalho, rsrs.
narro rpg mais de15 anos e criei um sistema propio