Menu
Literatura Nacional

[TrolandoD20em20] Por que tão sério? Comentários sobre interpretação no RPG

“ O ator é um ladrão de coisas. Observa e guarda tudo para um dia usá-las. “ – Selton Mello – Ator e diretor

Mai se ocês qué um personage arretado, tem que trabaiar. É ingual na roça. Mai ocê capina, mai fica mior pras pranta crescer. Cum personage tem que matutar, usar os miolo pá criá umas moda, umas frase bunita, ingual aquês povo de firme. O pintinho faiz ingual a galinha na hora de ciscar, ocêis pode imitar tombém, cês ói o jeitão de um cabra e faiz ingual, prubrema arresolvido.

Nessa coluna pretendo apresentar algumas ideias sobre interpretação, não são definitivas. Agradeceria muito se vocês pudessem acrescentar suas próprias experiências.

No teatro, livros e filmes, existe um grande tempo de preparação, as pessoas sabem o que vai acontecer, sempre é possível reescrever. Não é o caso do RPG. Então observei que o destaque na interpretação vai pra quem VIVE o personagem, a pessoa interpreta o tempo inteiro. Mas como fazer isso?

Em uma narração há dois tipos básicos de personagens. Os planos e os redondos. Os planos são os esteriotipados. O policial gordo que gosta de rosquinhas, o orc assaltante que ataca os aventureiros na estrada, a princesinha inocente que viveu uma vida de luxos e mimos. São personagens previsíveis, têm uma personalidade simples. Personagens planos são um recurso que o mestre deve usar para preencher o elenco das suas histórias.

Os jogadores e os NPC’s importantes devem ser redondos. São personagens complexos, com uma história bem trabalhada que justifica seus atos e sua personalidade. É um personagem coerente, vivo. Mas o que isso tem a ver com interpretação? Tudo! É importante criar elementos para que você possa interpretar, aquele herói esteriotipado tipo super-homem (detesto) não tem muita graça, são os detalhes que fazem o personagem ficar interessante, tipo a pobreza e as piadas do homem-aranha, o estilo sombrio do batman, age fora da lei, faz uso de tortura.

Dica número 1: Crie uma característica marcante para que você possa interpretá-la.

Um bárbaro não convencional.

Um bárbaro não convencional.

O próximo ponto é desenvolver essa característica. Vou dar uma dica inspirada no teatro: EXAGERE! Por exemplo, seu personagem tem mania de limpeza. Ninguém vai perceber isso se só de vez em quando você reclamar do lugar, ou de vez em quando ajeitar uma cadeira. O tempo é curto para o teatro e é curto para o RPG, você PRECISA passar sua mensagem, então exagere! Ande com uma vassoura, arrume o lugar toda hora, ameace chamar a vigilância sanitária, e assim por diante.

Outro exemplo, clérigos! Vocês já viram um pastor de igreja evangélica? O pastor fala em Deus a cada santa frase: “fizemos isso graças a Deus”, “faça isso irmão, porque Deus vai te ajudar”, etc. A mensagem é sua devoção a um deus, o tempo é curto, o tempo é curto, EXAGERE!

Dica número 2: Exagere.

James Moriarty, vilão do seriado Sherlock.

James Moriarty, vilão do seriado Sherlock.

E por último, uma citação que está por aí:“Não existe papel pequeno, existe ator pequeno”. Você não precisa de um personagem nível 20 para realizar uma interpretação interessante. Nunca vou esquecer de uma cena relatada na Dragão Brasil, era um live action de vampiro a máscara, toda a camarilla estava reunida em uma sala discutindo assuntos extremamente importantes. Até que o câmera man, um mortal sem conhecimento do sobrenatural, entrou na sala apontando o dedo na cara de todo mundo, inclusive do príncipe. Sua fita tinha sumido e ele achava que alguém dali tinha roubado. Sempre lembro dessa cena, acho que ela mostra muito mais do que RPG, acho que ela mostra que não precisa ser rico ou importante para brilhar, basta ser você mesmo. ( Tenho que trabalhar mais minha interpretação, huahauahua).

Dica número 3: Merda pra vocês (é o boa sorte do teatro).

Fontes:

http://www.ehow.com.br/tecnicas-atores-podem-utilizar-interpretar-suas-personagens-info_117549/
http://zedaroca.fateback.com/historias_caipiras.htm
http://www.frasesefrases.org/frases-de-interpretacao/
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=80223&topico=2508086
http://www.malfeas.com/2013/02/personagens-o-redondo-e-o-plano.html

Esse post foi feito por Fred Silva

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.