Um livro para quem ama Dante: Nove Ensaios Dantescos de Jorge Luis Borges - Seu site sobre Literatura e RPG

Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Um livro para quem ama Dante: Nove Ensaios Dantescos de Jorge Luis Borges

Anúncios

Quem me acompanha aqui no blog ou no canal, sabe que eu tenho uma pequena paixão exagerada pela Divina Comédia. Esse grande poema da literatura italiana conquistou meu coração de um jeito incrível e  vocês podem me ouvir falando um pouco sobre isso no programa que eu gravei no AntiCast especial sobre a divina Comédia.

Porém hoje vamos falar de Dante de uma forma diferente. Vamos falar de Borges falando de Dante no livro “Nove Ensaios Dantescos & A Memória de Shakespeare”.

Anúncios

Borges era um apaixonado pela obra de Dante. Então durante anos estudou os caminhos dantescos do Inferno, Purgatório e Paraíso. “Aqui em Nove Ensaios Dantescos” conseguimos entender o quão árduo e complexo foram esses anos de estudo e dedicação em cima do poema italiano. Borges traz referências, citações e conclusões sobre o romance que muitas pessoas jamais teriam imaginado.

Em nove ensaios ele conversa sobre a paixão por Beatriz, os poetas que Dante levou ao seu labirinto e também a vida do escritor. Ler esses ensaios é como conversar com outra pessoa que também ama seu livro preferido. É debater com Borges as inspirações e pensamentos e insinuações do jovem fiorentino.

Anúncios

Em um dos ensaios, Borges se dedica a falar sobre Beatriz. Aqui notamos um carinho especial a pessoa Alighieri e o que ela conseguiu representar para o moço Jorge Luis Borges. Além da obra falamos do amor, da inspiração, das vontades que ficam subentendidas em cada rima principalmente de “O Paraíso”.

 

Mas o livro publicado no Brasil pela Companhia das Letras não fala apenas de Dante.  Em complemento a parte intitulada “A Memória de Shakespeare” possui três contos fantásticos de Jorge Luis Borges. São histórias muito interessantes que nos dão aquele gostinho do que também era a obra do autor. Como ele gostava de escrever e conquistou tantos leitores ao redor do mundo, inclusive outro italiano, Italo Calvino, que foi responsável por algumas de suas traduções na Itália.

Anúncios

Um dos contos dessa segunda parte do livro nos mostra um Borges em uma viagem do tempo onde encontra seu “eu” mais velho antes da morte. É um conto triste e pesado, mas que completa o livro com chave de ouro.

Mais do que mais um livro sobre Dante, “Nove Ensaios Dantescos” é um presentes para os aventureiros apaixonados pelo grande poema. É um daqueles exemplares obrigatórios na sua biblioteca dedicada ao autor. Borges me conquistou um pouco mais depois desses ensaios.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Anúncios

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

Sair da versão mobile