Recebi da Editora Companhia das Letras um livro que eu tinha muita vontade de ler. Aproveitei uma noite depois do trabalho em que estava na sala com minha mãe e comecei a ler em voz alta para que ela também pudesse conhecer as palavras da Chimamanda. O resultado foi o mesmo em nós duas, o impacto nos fez dar aquele sorriso de quem entende as palavras e sabe que muitas outras pessoas precisam conhecer aquele discurso.

Por isso separei cinco motivos (poderiam ser muito mais), para você ler a transcrição do discurso da Chimamanda, publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

1 – Um discurso atual:  Um dos primeiros pontos que me surpreendem na leitura das palavras de Cimamanda é a data. Em 2012 esse assunto já era discutido, já era abordado de uma forma incrível e eu, na minha ignorância, só fui conhecer em 2015. Só fui parar para debater, pensar e ler sobre isso no máximo no final do ano passado. O quanto eu podia saber hoje, se eu tivesse conhecido esse discurso antes?

2- A autora: Chimamanda é uma mulher que inspira! Escritora nigeriana, da etnia Igbo. Quando completou dezenove anos, deixou a Nigéria e se mudou para os Estados Unidos da América. Depois de estudar na Universidade Drexel, na Filadélfia, Chimamanda se transferiu para a Universidade de Connecticut. Fez estudos de escrita criativa na Universidade Johns Hopkins de Baltimore, e mestrado de estudos africanos na Universidade Yale. O segundo romance, Half of a Yellow Sun (Meio sol amarelo), foi publicado em 2006 e ganhou o Orange Prize para ficção em 2007.

IMG_5784

3 – Não é só sobre mulheres: Não, não é só sobre mulheres e sobre mulheres querendo dominar o mundo (sério que tem gente que ainda usa essa desculpa pra falar mal de feministas?). Não gente, é sobre gênero, é sobre direitos, é sobre o quanto estamos errados e vamos propagando esse discurso que machuca, separa e mata.

4 – É para pensar:  Chimamanda consegue em pouco tempo e com exemplos reais de sua vida, nós fazer entrar naquele problema e identificar os pontos com os quais ela quer trabalhar. É fácil compreender, é fácil entender, gera empatia e te faz refletir sobre a vida de muitas pessoas ao redor do mundo.

5 – Todo mundo fala sobre o assunto: Não temos motivos para mentir. Essa é a discussão do momento como disse no primeiro item, pessoas estão cada vez mais se assumindo feministas e descobrindo o que é ser feminista. A discussão está em todos os lugares. Nas redes sociais e nas ruas. Ler “Sejamos Todos Feministas”, te faz entender como tudo chegou a esse ponto e os motivos pelos quais devemos ser todos feministas. Com essa leitura, até você que é contra o “feminismo” vai conseguir debater melhor com seus amigos.  

IMG_5783

ISBN-13: 9788535925470 | ISBN-10: 8535925473 | Ano: 2015 | Páginas: 64 | Editora: Companhia das Letras

{ Esse livro foi enviado pela editora Companhia das Letras para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr