Acompanhe no youtube
inscreva-se
[Resenha] A Menina Submersa de Caitlín R. Kiernan | @DarkSideBooks

[Resenha] A Menina Submersa de Caitlín R. Kiernan | @DarkSideBooks

[Resenha] A Menina Submersa de Caitlín R. Kiernan | @DarkSideBooks

Sinopse: ‘A Menina Submersa – Memórias’ é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do ‘real’ sobre o ‘verdadeiro’ e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos. Considerado uma ‘obra-prima do terror’ da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards 2013. A autora se aproxima de grandes nomes como Edgar Allan Poe e HP Lovecraft, que enxergaram o terror em um universo simples e trivial – na rua ao lado ou nas plácidas águas escuras do rio que passa perto de casa -, e sabem que o medo real nos habita. O romance evoca também as obras de Lewis Carrol, Emily Dickinson e a Ofélia, de Hamlet, clássica peça de Shakespeare, além de referências diretas a artistas mulheres que deram um fim trágico à sua existência, como a escritora Virginia Woolf.

“Fantasmas são essas lembranças fortes demais para serem esquecidas, ecoando ao longo dos anos e se recusando a serem apagados pelo tempo.”

A Menina Submersa é um livro complicado, pois ele te afoga em todos os seus questionamentos e revoluções na escrita a tal ponto, que é impossível não sair renovado e neurótico depois de uma leitura que vai ao fundo de uma mente doentia e fascinante para nos mostrar o que Caitlín queria propor nesse novo patamar da literatura de fantasia.

IMG_0690

Eu fiquei encantada com tudo o que esse livro é e consegue representar dentro da literatura moderna. Temos uma história complexa com uma protagonista confusa e que nós não podemos confiar. O livro brinca com a questão da alucinação, coloca o fantástico dentro de um realismo que te confunde, te prende e te faz imergir em um mar (ou lago) que nem Neil Gaiman conseguiria transportar.

E por falar em Neil Gaiman. Esse livro é indicado pelo Senhor dos Sonhos e eu fico imaginando Imp e os personagens de Oceano no Fim do Caminho em um crossover diferente onde não saberíamos se tudo pode ser um sonho ou algo factual. Acho que o propósito de Caitlin foi muito bem atingido. Ela consegue nos apresentar algo que no início é muito estranho, e aos poucos, a cada caminho que a construção toma, tornar aquilo natural e verdadeiro.

IMG_0687

O livro também traz a tona, questões muito interessantes que vários blogs em conjunto com a DarkSideBooks promoveram bate papos em todo o Brasil,  sobre esquizofrenia, feminismo, literatura lgbt e realismo fantástico. Temas que são intrínsecos na obra e merecem uma discussão mais aprofundada.

IMG_0689

Quanto a parte gráfica eu não tenho nada para dizer além de: É DARKSIDEBOOKS!!! Gente, imagina uma coisa linda, agora multiplica por um número muito alto. É isso que vocês tem aqui. Mais uma vez, um projeto show que a DarkSide trouxe para o mercado brasileiro.

Em resumo, A Menina Submersa é um livro que você deve ter coragem e estar de coração aberto, pois vai sim te confundir e te fazer questionar muitas coisas da sua vida. Obrigado Imp, por compartilhar a sua loucura conosco nesse livro dentro de um livro em uma história dentro de tantas outras história.

“Parecia justo ir até a parte sobre ser louca antes de qualquer coisa, como um aviso; portanto, se alguém chegar a ler isto, saberá que não deve acreditar piamente em tudo.”

Ah, antes que eu me esqueça: o livro tem muita referência, desde obras de arte até histórias e lendas já clássicas no mundo como a chapeuzinho vermelho. Isso traz um plano de fundo para ser explorado depois da leitura.

IMG_0688

IMG_0691

Edição: 1 | Editora: DarkSide® Books | ISBN: 9788566636253 | Ano: 2014 | Páginas: 320

Nota: 5/5

Comprar: Submarino| Americanas

postautor

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ☁ Instagram ☁ Twitter ☁ Tumblr ☁ Google +

10 Comments

  • 3 anos ago

    É meu próximo livro da lista pra ler, assim que terminar “Diga aos lobos que estou em casa” vou começar esse ^^

    É a segunda resenha falando bem que leio, tô ficando cada vez mais animada pra ler *-*

    • 3 anos ago

      Esse livro é fantástico.
      Eu estou louca para ler “Dica aos lobos que estou em casa”. Me conte depois se vale a pena 😉

  • 3 anos ago

    Oi Anna!
    Senti tudo isso com o livro também. O começo foi bem difícil porque é uma leitura diferente de tudo que eu estava acostumada, mas Imp é uma personagem envolvente e é quase impossível parar de ler depois de certo momento. Ainda estou reunindo ideias para escrever sobre ele! ;P

    Beijos!

    • 3 anos ago

      Eu me identifiquei muito com a loucura da Imp. o.O Sério!
      Acho que na pagina 10 eu já tava louca pelo livro. hehehehe

  • 3 anos ago

    Um dos livros mais complexos, intensos e diferentes que li esse ano.
    Ainda não consegui falar dele, rsrs…

    Beijos 🙂

  • 3 anos ago

    Gente, olha essas páginas!
    Se o objetivo da resenha era fazer os outros ficarem loucos pra ler, ó, deu certinho.

  • 3 anos ago

    Depois de ver a resenha no Pipoca Musical do livro, e ver que o próprio Gaiman recomendou a leitura, eu to bem empolgado pra conhecer essa história. E também tive sorte que encontrei o livro com um preço bem bom na internet.

    A diagramação é realmente sacanagem. A Darkside faz trabalhos incríveis com suas obras. Espero poder começar a ler, e o que acho. E espero poder gostar.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published

CRÔNICAS

sonhei com você.

Acordei hoje com um sorriso amargo. Sonhar com você está sempre repleto de dualidade, ao mesmo tempo que gosto daquela sensação de proximidade, fico triste pela saudade que bate mais forte depois de uma noite inteira sonhando com você.

Read More