Quando falamos em fantasia, qual é a primeira coisa que lhe vem a mente? Vou deixar que você vá até os comentários antes de continuar a leitura dessa resenha.
…
Agora que você já me contou, também vou te dizer. A primeira coisa que me vem em mente, quando eu falo em fantasia é POSSIBILIDADES. No Fantástico tudo é possível, tudo pode ser feito de alguma forma. E acho que essa é a grande magia por trás da literatura fantástica, é ver no papel, em letra após letra, o impossível tomando forma e ganhando vida.
Hoje eu venho falar de um livro que eu já conheço. A Antologia de Literatura Fantástica tinha sido lançada pela Editora Cosac Naify, que infelizmente fechou. Mas a Companhia das Letras vem relançando edições que clássicas da Cosac e a Antologia foi uma destas edições.
O livro foi criado por três amigos muito conhecidos na literatura: Jorge Luis Borges, Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo. Estes três grandes nomes resolveram criar uma antologia com seus autores preferidos e nesta lista podemos ver nomes como Kafka, Joyce, Wells e muitos outros. No total somando 75 histórias que nos mostram o que é o fantástico.
Eu gosto de indicar esse livro para todos que buscam desde inspiração, até um livro para te acompanhar durante dias. A leitura desta antologia é gostosa, ela nos conduz por inúmeras formas do fantástico, mostrando que suas nuances, formas e sentimentos são dos mais variados.
Algumas histórias me chamam mais atenção do que outras, mas isso já é de se esperar em antologias. Gosto muito do fato de autores com nomes tão clássicos e marcantes estarem ao lado de autores que eu nunca tinha tido a oportunidade de conhecer. Com contos que vão desde três linhas a completa fantasia.
Este é um daqueles livros obrigatórios na estante e ainda faço um parenteses para indicar para todos os Mestres de RPG, uma história aqui pode te inspirar para toda uma campanha, com monstros desfechos e acontecimentos que você nem pode imaginar.
Confesso que tinha um pouco de medo da edição da companhia das letras e ainda gosto muito da capa da Cosac, por remeter ao fantástico, ao o toque surrealista da Companhia das Letras faz ainda mais sentido quando paro para pensar na fantasia de todas as palavras neste livro. Então minha recomendação é que você comece agora mesmo a leitura, venha se encantar com os escritos de Julio Cortázar, Guy de Maupassan, Tzu Chuang, entre outros escritores.
Tradução: Josely Vianna Baptista | Capa: Daniel Trench | Páginas: 448 |Acabamento: Capa dura
Lançamento: 23/04/2019 | ISBN: 9788535931631 |Editora: Companhia das Letras
{ Esse livro foi enviado pela editora Companhia das Letras para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog }
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Se um dia eu escrever um livro, vou me esforçar para ele chamar sua atenção. Que tratamento especial é esse, que fotografias. Você tem um bom gosto incrível!
Pulando essa parte que precisava ser dita, meu deus, espero não me esquecer desse livro. Tenho alguns na fila, mas como escritor e narrador de RPG, soou como uma ótima recomendação.
Obrigado!