Menu
Top5

5 dicas e 5 palestras no TED que te ajudarão a criar e escrever hoje mesmo

As vezes nos falta aquela forcinha para dar uma pausa no netflix e começar a criar nossas próprias histórias, pinturas, séries, vídeos e tudo mais. O TED reúne diversas palestras que com certeza podem nos ajudar a sair da inércia quando nossa motivação não está lá essas coisas. Reuni aqui cinco falas preciosas e cinco dicas de pessoas que passaram a ver a escrita e a criatividade com outros olhos.

1. Escreva aquilo que você gostaria de ler

A palestra da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é pura poesia. Sua maneira de perceber o mundo nos faz questionar as histórias que conhecemos, nossa realidade e aquilo que temos vontade de escrever. Chimamanda nos mostra uma nova possibilidade de literatura em que a identificação e as histórias locais são as verdadeiras protagonistas.

2. A perfeição é um ideal, mas são é o mais importante

Segundo a radialista e escritora Julie Burnstein a criatividade não é algo puramente técnico e que segue fórmulas, mas sim uma caracteristíca que se desenvolve aos poucos, determinada por nossas experiências. A criatividade está em cada ação que realizamos, nas histórias que ouvimos e contamos, ela está sempre conosco, basta criar um espaço para deixá-la florescer.

3. O tempo de fazer arte é agora

Young-ha Kim é um premiado escritor sul-coreano, nesta palestra ele nos lembra como era fazer arte quando éramos crianças. São dicas úteis para abraçarmos nossa essência e para deixarmos de lado o medo de julgamentos.

4. Bata o cartão

Você com certeza já ouviu falar de Comer, rezar e amar, não é? O livro foi um sucesso tão grande que acabou ofuscando o restante da obra da autora (que é incrível!). Então, Elizabeth Gilbert resolveu nos dizer como ela lida com a criativiadade e a tarefa de escrever. Por que aqueles que trabalham com arte carregam um estigma de instabilidade mental? Qual é a da inspiração? Embora exista toda essa aura mística por trás da profissão do escritor, segundo Gilbert não há mistério, a receita para escrever é simplesmente… continuar escrevendo.

5. E não esqueça de encher seu trabalho com amor

Isabel Allende é uma das escritoras latinas de maior destaque mundo afora. Nesta palestra ela fala como a paixão é um fator determinante para atingir um objetivo, sobre como seus personagens se tornam mais verossímeis por serem guiados por aquilo que fala mais alto em cada coração. Para a autora é impossível escrever sem falar de temas como política, justiça, questões sociais, feminismo, sonhos e emoções. E é isso que torna sua obra tão especial.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!

Facebook Instagram Twitter Tumblr Google + ? Pinterest Youtube ?Blogvin Flickr

About Author

Yasmin, 21 anos. Estudante de jornalismo e feminista. Fã de palavras, tornozelos e cachorros bonzinhos.

1 Comment

  • Bianca
    27 de julho de 2016 at 18:33

    Adorei as recomendações! Gosto muitos das palestras do TED e também gosto de escrever histórias. Artigo maravilhoso, parabéns!

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.