Os Shorts valem a pena? Uma conversa sobre os vídeos curtos no youtube

30 de outubro de 2021

Desde quando o youtube lançou sua ferramenta de vídeos curtos a pergunta que eu mais ouço como Especialista em Desenvolvimento de Audiência, trabalhando diariamente com canais no youtube é:

“Os Shorts valem a pena?”

E a minha resposta será diferente para diferentes tipos de canais. Porém uma coisa é certa: Testar novas ferramentas é praticamente um requisito para o criador de conteúdo. E para mim já é bem claro que criar vídeos curtos é uma skill necessária para qualquer criador de conteúdo da nossa era. 

Visão do Shorts do youtube no app mobile do youtube

Então se você me perguntar novamente se “Os Shorts valem a pena” eu vou te responder que SIM. Vale a pena testar uma ferramenta nova e aprender com ela. Aprender o que e como o seu público vai reagir aquela plataforma. Pois sim, cada público é diferente. E nesse período estudando diversos canais que usam e testaram os shorts eu verifiquei os mais diversos cenários. Desde aqueles que funcionaram muito bem, até mesmo aqueles que tiveram um desempenho abaixo do esperado. 

Mas para que esse texto seja realmente útil, vou te passar algumas coisas que eu aprendi acompanhando o trajeto de diferentes canais pelos caminhos dos vídeos curtos no youtube durante esses últimos meses. 

1. O que funciona para você, não necessariamente vai funcionar para mim. 

Não existe certo ou errado na criação de conteúdo, porém não adianta simplesmente copiar a formula do criador amigo para que você tenha sucesso.

2. Um canal só de shorts ou um conteúdo alternado? 

Depende da sua estratégia de conteúdo. Se você deseja começar um canal do zero, criar um canal só de shorts é uma ótima forma de crescer de forma rápida. Muitos canais cresceram estrondosamente nos últimos mesas criando apenas conteúdos com vídeos curtos. 

Agora se vocês deseja crescer a sua estratégia de vídeos sugeridos pelo o youtube, usar um cronograma de vídeos intercalados com vídeos longos e curtos pode ser o mais indicado. Assim você testa a plataforma de vídeos curtos, porém continua dizendo ao algoritmo que o seu conteúdo longo e tradicional está ali. 

3. Crie algo a mais. 

Uma estratégia interessante para que seu público não estranhe a produção de um novo conteúdo “menor”, é criar os shorts como “bonus” no seu conteúdo. Não retire um conteúdo padrão da sua grade para inserir os shorts. Mas adicione o shorts ao seu cronograma, criando conteúdo A MAIS para o público. E claro, deixe isso claro. Assim a probabilidade de que seu público tenha reclamações sobre o novo conteúdo será muito menor. 

4. Estude. 

O Shorts é uma ferramenta nova e está em constante evolução. O youtube está em fase de testes com a nova ferramenta então até que tenhamos o mesmo desempenho do algoritmo que temos em vídeos “normais” isso provavelmente vai demorar um pouco.  Pois até mesmo o youtube precisa entender como o consumo de vídeos curtos funcionam para a plataforma. 

Então fique atentos aos sites do youtube, como o BLOG, o site de suporte onde ele constantemente posta atualizações sobre a plataforma e o canal Creator Insider

5. Testes são mais de 2 vídeos. 

Muitas vezes eu encontro criadores que me dizem terem testado os shorts e não gostado. Quando pergunto o motivo e quais foram esses testes as pessoas me mostram 1 ou 2 vídeos. E aqui eu venho com a minha máxima do dia: Testes são mais do que 2 vídeos. Testes são mais do que suas meras impressões. 

Para um teste bem feito é essencial que você tenha os dados de antes e depois do seu canal, que você saiba QUAIS e QUANDO analisar os dados. E essencialmente, crie mais do que apenas dois conteúdos para isso. 

Um exemplo que eu sempre gosto de utilizar sobre testes no youtube, é o canal Channel Makers https://www.youtube.com/watch?v=NRVLFBx4EVo

———-

Então talvez agora a gente já saiba que perguntar “se os shorts valem a pena” não seja a pergunta certa. E a pergunta que você deve se fazer é “o que eu vou fazer com  essa nova ferramenta que a plataforma está deixando a minha disposição?

Esse foi um dos textos que eu estava querendo escrever já faz um tempo. Pretendo trazer mais experiências para esse cantinho. Então já aproveita para se inscrever na newsletter e acompanhar meus textos sobre youtube e produção de conteúdo. 

Foto de Capa de Anete Lusina no Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Like
Close
Copyright © 2021 Pausa Para um Café
Made with by Loft.Ocean. All rights reserved.
Close
6 Livros para ler antes das adaptações em 2022 Músicas inspiradas em livros! Livros para ler no Natal! 5 RPGs para jogar em família! Programas para escritores