5 Novos livros para leitores de Dante Alighieri e a Divina Comédia

1 de novembro de 2021

Nunca foi tão bom ser leitor de Dante Alighieri.
E eu digo isso pois a quantidade de livros novos sendo lançados sobre o autor ou novas traduções da Divina Comédia deixam qualquer fã feliz (e pobre).

Então nada melhor que aproveitar esses lançamentos para listar alguns os que já estão no meu carrinho de compra para vocês conhecerem e fazerem as melhores escolhas de leitura.

  1. Edição de luxo da Divina Comédia do Atelie Editorial.

Uma das edições mais desejadas da Divina Comédia ganhou uma reimpressão esse ano para celebrar os 700 anos de Dante.

A Edição de Luxo da Ateliê Editorial tem uma das melhores traduções da Commedia para o português, feita por João Trentino Ziller e contém ilustrações de Sandro Botticelli. O livro é uma verdadeira obra de arte que você pode conferir mis detalhes no vídeo especial que eu fiz no youtube.

2. Dante – Biografia por Alessandro Barbero

Uma das traduções da Divina Comédia mais elogiadas, ao lado da tradução de Barbara Reynolds finalmente chega traduzida no Brasil em uma edição da Companhiaa das Letras.

Alessandro Barbero leciona história medieval na Universidade do Piemonte Oriental, em Vercelli. Venceu o prêmio Strega em 1996 com o romance histórico Boa vida e guerras alheias do fidalgo Mr. Pyle. Entre suas obras estão: 9 de agosto de 378: O dia dos bárbaros; Dizionario del Medioevo e Medioevo: Storia di voci, racconto di immagini, ambos com Chiara Frugoni; e Donne, Madonne, mercanti e cavalieri: Sei storie medievali.

3. Vida de Dante – Giovanni Boccaccio

Boccaccio é autor do clássico Decameron, mas também foi o primeiro biografo de Dante. Em Outubro tivemos o lançamento do seu livro Vida de Dante, uma biografia e estudo da Idade Média, essencial para todos os fãs da Commedia.

4. De Vulgari Eloquentia – Dante Alighieri

De Vulgari Eloquentia, ou Sobre a Lingua Vulgar é um dos livros escritos por Dante Alighieri. Um estudo sobre a eloquência da Lingua Vulgar. Finalmente com uma tradução em português e dessa vez em uma edição bilingue e com ilustrações. Perfeita para completar a sua coleção.

Caso você queira conhecer mais sobre os livros escritos por Dante, ALÉM da Divina Comédia, eu já gravei um vídeo comentando sobre eles aqui no Pausa Para um Café.

5. INFERNO em nova tradução.

Novas traduções da Divina Comédia estão sendo lançadas, inclusive edições do INFERNO de Dante. A Companhia das Letras está lançando uma nova edição bilíngue com gravuras e tradução dos professores Emanuel França de Brito (UFF), Maurício Santana Dias (USP) e Pedro Falleiros Heise (UFSC).


Mas se você ainda não conhece Dante Alighieri e suas obras e gostaria de companhia para começar nessa leitura, eu te convido a começar com a gente a leitura através do projeto #LendoDante que promove a leitura da Divina Comédia de uma forma descomplicadae acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Like
Close
Copyright © 2021 Pausa Para um Café
Made with by Loft.Ocean. All rights reserved.
Close
6 Livros para ler antes das adaptações em 2022 Músicas inspiradas em livros! Livros para ler no Natal! 5 RPGs para jogar em família! Programas para escritores