9ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional começa nesta terça-feira (07/11) - Seu site sobre Literatura e RPG

Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

9ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional começa nesta terça-feira (07/11)

Evento com transmissão online apresentará resultados de pesquisas financiadas pelos programas PNAP e PAP-IC, além de projetos de pesquisas institucionais da FBN

Começa nesta terça-feira (07), das 10h às 16h30, a 9ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – um órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Com o tema Arquivos e Coleções na Biblioteca, o evento reunirá pesquisadores que apresentarão, de forma presencial e online, os resultados parciais ou finais de pesquisas realizadas a partir do acervo da FBN, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) e do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAP-IC) – além de projetos de pesquisas institucionais capitaneadas por servidores da FBN. A Jornada terá continuidade nos dias 17 e 21 de novembro, com transmissão pelo YouTube (@fundacaobibliotecanacional). O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

A mesa de abertura será comandada, nesta terça, pela historiadora Tânia Bessone (UERJ), com o tema Conversar com os livros: o papel das bibliotecas no mundo. No último dia da Jornada (21/11), a mesa de encerramento contará com a chefe da Seção de Manuscritos da Biblioteca Nacional, Luciane Medeiros, com o título “Coleção Biblioteca Nacional: subsídios para se pensar uma política para as coleções”. 

“Muitas vezes a pesquisa é desenvolvida em um diálogo entre o pesquisador e suas fontes, embora muito profícuo, tem suas limitações. A importância da Jornada está justamente na possibilidade da troca. Nos eventos é que as relações humanas se constroem, que o pesquisador se molda. Falar, ouvir, discutir são ações sempre presentes numa pesquisa e que não se pode fazer de modo solitário: a pesquisa se faz no coletivo. Nos eventos conhecemos os prenomes, a pessoa e sua bagagem de pesquisa e de vida – e isso é fundamental para o progresso da ciência”, afirma a Coordenadora Geral do Centro de Pesquisa e Editoração da FBN, Naira Silveira.

Pesquisas

As pesquisas financiadas no âmbito do PNAP que serão apresentadas são: “‘Um livro desabusado’ na biblioteca e na leitura crítica de Lima Barreto” – Denílson Botelho (UNIFESP/PNAP-FBN); “As presenças e ausências de escritores portugueses em periódicos literários brasileiros (1920-1939)” – Rodrigo Alexandre Xavier (UFRJ/PNAP-FBN); “A linguagem republicana nos periódicos cariocas no contexto da Independência” – Luís Alves Falcão (UFF/PNAP-FBN); “Um livro sobre livros: a Bibliotecade Fócio e a contribuição de Máximo Margônio” – Pedro Ribeiro Martins (UFRJ/PNAP-FBN); “O ‘archeologo da poeira’ e sua ‘escavação histórica’: A história do Brasil por Alexandre José de Mello Moraes” – Edgleide Clemente da Silva (PNAP-FBN); “Nogueira da Silva e o culto à memória de Gonçalves Dias” – Andréa Camila de Faria Fernandes (PNAP-FBN)

Já as pesquisas financiadas pelo PAP-IC são: “Memória gravada, trabalho arquivado: colaborações ao Acervo de História Oral da Fundação Biblioteca Nacional” – Mariana Penço Fernandez (UFF/PAP-IC FBN), Maria Luiza Schaffer Isnard (UFF/PAP-IC FBN); “Preservação do patrimônio documental através da Microfilmagem: memória e perspectivas” – Adriana M. Pessoa do Rego Barros (UFRJ/PAP-IC FBN), Ruan de Almeida Dumard (Unirio/PAP-IC FBN); “Estudo de Usuários: o caso da Hemeroteca Digital como fonte de pesquisa nas dissertações em História desenvolvidos durante a pandemia” – Michel Borges (UFF/PAP-IC FBN).

Os projetos de pesquisas institucionais apresentados serão: “Enriquecimento semântico de informações descritivas sobre dicionários e gramáticas (1808-1930)” – Darlene Alves Bezerra (Faperj-FBN); “Na Era dos Quadrinhos: o fanzine, a EBAL e o Sesquicentenário da Independência do Brasil” – Raquel F.S. Ferreira (CPS/FBN), Leonardo da Costa Ferreira (Escola Naval), Wellington Dantas de Amorim (Escola Naval); “De ‘bom exemplo’ em ‘bom exemplo’: consumo cinematográfico e presença das mulheres no espaço urbano da Belle Époque carioca” – Pedro Vinicius Asterito Lapera (CPes/FBN).

O evento é uma realização do Centro de Pesquisa e Editoração, da Coordenação de Pesquisa, e da Coordenação de Promoção e Difusão Cultural da FBN, com a coordenação do servidor Iuri Lapa. Confira a programação completa no link: https://nuvem.bn.gov.br/index.php/s/lCakOw9pTGmH44l 

Serviço:

Evento: 9ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional

Datas: 07/11 (10h às 16h30); 17/11 (10h30 às 16h30); 21/11 (10h30 às 16h30)

Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional

Endereço: Rua México, s/ nº – Cinelândia

Transmissão: https://www.youtube.com/@FundacaoBibliotecaNacional

5 LIVROS PARA FICAR OBCECADO 5 LIVROS QUE TODO CREATOR DEVERIA LER 10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos