Felizmente hoje estou aqui para falar de mais um francês que me surpreendeu. Janeiro não foi um mês bom para leituras. Acabei deixando várias e acho que posso dizer que só li uns três livros o mês inteiro. Isso me deixou triste. Mas ao ler O Leitor do Trem das 6h27 eu ganhei um novo ânimo.
Em uma curta viagem para Blumenau para visitar o namorado em um fim de semana, peguei meu exemplar de O Leitor do Trem das 6h27 que tinha colocado dentro da mala a comecei minha leitura. Não esperava muito do livro, mas como a sinopse tinha me chamado muito a atenção, arrisquei sem nenhuma indicação a leitura de um livro super curto e cheio de história.
Jean-Paul nos encanta com uma história muito sensível sobre amizade, busca, encontros e essência. Com um livro super pequeno, ele nos encanta com pequenos momentos de sabedoria e doçura, como a busca por nossos pedaços que muitas vezes sabemos onde deixamos deixamos, mas nunca como sair a procura.
A amizade é debatida de forma muito sensível na forma com que os personagens se relacionam, se doam e ajudam uns aos outros em suas procuras. Sem invadir a vida alheia, a história conta de uma forma bem delicada como as pessoas podem nos influenciar positivamente no decorrer da nossa vida. Mesmo aquelas pessoas com que não conversamos, nem sequer conhecemos. Pessoas que passam por essa vida sem dar um oi. Mas mudam nossa alma.
O nosso leitor pode muito bem ser qualquer pessoa. Eu, você ou nosso amigo sentado na outra poltrona da condução lendo algum livro, as vezes uma folha normal. O resumo da prova, o ganhador do nobel ou a receita que ele vai tentar para a janta. Todos somos leitores e em nossa vida, isso nos influenciam de várias maneiras diferentes. Com uma ideia muito inteligente, Jean – Paul nos apresenta uma narrativa gostosa, rápida e cheia de peças que nos conquistam na forma com que são estruturadas.
Um livro que eu gostei muito e a partir desse mês, vai ser mais um francês que me fez mais uma vez jogar fora o pré-conceito com a literatura francesa.
ISBN-13: 9788580577914 | ISBN-10: 8580577918 | Ano: 2015 | Páginas: 176 |Editora: Intrínseca
Jean-Paul Didierlaurent mora em Vosges, na França. Seus contos ganharam duas vezes o Prêmio Hemingway. O leitor do trem das 6h27 é seu primeiro romance, cujo direito de publicação foi adquirido em 25 países.
Eu AMEI este livro!
Quero ler os outros livros do Didierlaurent 🙂
Muito bom o post!
Bjks mil
Também fiquei curiosa para saber como é os outros livros dele também!