Menu
Literatura Nacional

As delicadezas, tristezas e alegrias da vida em “Retratos Falados dos meus Amores Impossíveis”

Vamos falar sobre autores nacionais? É sempre importante (pelo menos pra mim), ver almas novas na literatura brasileira. Pessoas buscando seu espaço entre as prateleiras lotadas de romances estrangeiros que muitas vezes trazem uma história enlatada e tão fora da nossa realidade brasileira.

As vezes surgem propostas para falar de livros nacionais aqui no blog, nem todos eu posso ler, nem todos eu realmente quero ler, mas as vezes algumas histórias chamam nossa atenção. Fábio me contou que escrevia, lançava seus livros na Amazon e ia da fantasia para a ficção urbana. Hoje é sobre Fábio e não sua fantasia, mas sua ficção do mundo real, que eu venho falar com vocês.

IMG_6346

Retratos Falados dos Meus Amores Impossíveis” é um livro com contos, alguns pequenos, outros maiores que falam de forma simples sobre as tristezas e alegrias da vida. Só que sobretudo, eles falam sobre a delicadeza que a vida tem, da forma sutil com que as coisas acontecem, e como essas pequenas histórias vão construindo nossa vida.

Os contos são: Ela, Saudade de Voar, Mil Pedaços de um Coração Tatuado à Nanquim, Coisas que Lembraremos Antes de Ver o Pôr do Sol, A Verdadeira História, Memórias de uma Bruxa, Vaga-lumes, Toda Quarta-Feira, EQM, Motivo, O Último Gol do Tião Canhoto e Por Causa da Chuva

Eu vou falar especialmente sobre dois contos, “Memórias de uma Bruxa” e “Motivo“, as minhas duas histórias preferidas dentro do livro. Mas primeiro precisamos falar que Fabio é um escritor que está começando, algumas histórias tem um ritmo mais complicado e podem perder a cadência de ações conforma chegam no meio da história, comentei com ele o quanto algumas histórias ficariam mais legais se fossem reduzidas e talvez por isso, o texto “Motivo” tenha me cativado tanto.

IMG_6347

Com apenas uma página, “Motivo” consegue trazer sentimento e emoção. É coeso, chega no momento exato ao seu objetivo e consegue manter-se incrivelmente bem ao lado de textos maiores dentro do livro.

Mas para mim, o acerto em “Retratos Falados dos Meus Amores Impossíveis“, foi “Memórias de uma Bruxa“, a história possui uma carga muito pesada e começa intercalando passado e futuro para lhe apresentar os personagens. Com uma mitologia e carga emocional própria ela é uma história que eu acredito ser verdade. Eu poderia ouvir essa história de um amigo, eu poderia ser aquela personagem principal,  eu poderia ser a filha dela… eu poderia ser a bruxa.

Fábio sabe como conduzir suas histórias quando se mantém brincando com nossos corações ao trazer personagens muito próximos da realidade com histórias que tocam nosso coração e mostram de forma leve e delicada que podemos sim falar da vida na literatura sem perder o charme das palavras.

Para quem gosta de histórias que chegam aos poucos em nosso coração, Fábio pode ser um nome a ficar de olho. Seus livros estão disponíveis na AMAZON e você pode comprar pelo link no fim da resenha.

 IMG_6351

ISBN: B01JBY8XJK | Ano: 2016 | Páginas: 130 | Editora: FSB Books

Fabio Baptista : O autor nasceu e cresceu (bom… crescer é modo de falar, porque parou nos 1,67) em São Paulo, cidade que odeia nos dias úteis por causa do trânsito e nos fins de semana por causa da ciclofaixa, mas de onde, num tipo de síndrome de Estocolmo Edipiana, sente saudade já no segundo dia das férias. Estudou para ser desenhista, tentou ser roteirista, acabou virando Analista de Sistemas (e tem consciência que isso não faz o menor sentido). Começou a escrever meio que por acaso e acabou pegando gosto pela coisa (na verdade, foi uma maneira que encontrou de economizar com terapia). Participou de algumas antologias, foi finalista do Prêmio SESC 2012, categoria contos, e finalista do Prêmio SESC 2016, com o romance “A Redenção do Anjo Caído”. Detesta falar sobre si mesmo (principalmente em terceira pessoa) e procura escrever coisas que despertem emoções, lágrimas e sorrisos, prezando sempre pela qualidade literária.

{ Essa resenha é um publieditorial, o livro foi enviado pelo autor para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog. 

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!

Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.