Curta-metragem sobre a proibição do aborto nos Estados Unidos, “Contrações”, é destaque no Olhar de Cinema - Seu site sobre Literatura e RPG

Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Curta-metragem sobre a proibição do aborto nos Estados Unidos, “Contrações”, é destaque no Olhar de Cinema

“Contrações”, da cineasta Lynne Sachs, será exibido nos dias 16 e 18 de junho no Cine Passeio

Nos últimos dias, um dos principais assuntos nos noticiários e redes sociais do Brasil foi o aborto, devido ao projeto de lei assinado por 32 deputados que equipara o procedimento de interrupção de gestação ao crime de homicídio. 

O PL 1904/2024 acrescenta alguns parágrafos a quatro artigos do Código Penal Brasileiro, instituído na década de 1940, e as pessoas envolvidas em um aborto após 22 semanas de gestação podem ser condenadas pelo crime de homicídio simples, com penas que podem variar de 6 a 20 anos de reclusão. Antes do assunto vir à tona no Brasil, os Estados Unidos já enfrentavam um processo de retrocesso semelhante, em que a Suprema Corte permitiu que vários estados norte-americanos acabassem com o direito das mulheres de terem autonomia sobre seus corpos. Desde junho de 2022, cerca de 21 estados da federação passaram a criminalizar o aborto. 

Na 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, dentro da Mostra Competitiva Internacional, a diretora Lynne Sachs apresenta o curta-metragem “Contrações”, que se passa em Memphis, cidade do Tennessee, um dos estados em que a proibição foi aprovada. A cineasta utiliza suas décadas de experiência de produção de contraimagens feministas para conduzir uma performance com 14 mulheres e alguns de seus companheiros, criando invisíveis visibilidades e emudecidos discursos diante de uma clínica de aborto, cujo trabalho precisou ser interrompido depois dessa decisão. 

Contrações” será exibido nos dias 16, às 18h, e 18 de junho, às 16h, no Cine Passeio. O curta será exibido junto com os curtas “Caindo”, “Capturar o Fantasma”, “Sonhos Como Barcos de Papel” e Rinha”

Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16. 

Serviço:

13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 12 a 20 de junho de 2024
Locais: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)
Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127, Centro)
Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451, Cidade Industrial de Curitiba)
Ópera de Arame (R. João Gava, 920, bairro Abranches)
Site oficial: www.olhardecinema.com.br

Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
Patrocínio:  Itaú e Peróxidos do Brasil
Apoio:  Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé e Favretto Mídia Exterior
Produção: Grafo Audiovisual
Apoio Cultural: Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Taiwan Film & Audiovisual Institute, Cinemark
Realização: Programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal. Lei de incentivo à cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

5 LIVROS PARA FICAR OBCECADO 5 LIVROS QUE TODO CREATOR DEVERIA LER 10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos