Donnie Darko e o caos que nos leva a algo maior. - Seu site sobre Literatura e RPG

Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Donnie Darko e o caos que nos leva a algo maior.

Anúncios

Você lembra da primeira vez que assistiu Donnie Darko? Eu não, mas eu lembro de quando eu tinha uns 16 anos e tinha um blog sobre filmes onde eu falava todo dia sobre um filme diferente e alguém comentou “Quando você vai falar sobre Donnie Darko”? Eu já conhecia aquele filme, resolvi assistir novamente e algo aconteceu na minha cabeça. Fiquei vidrada naquele filme e Donnie Darko sempre foi algo obscuro e intrigante para mim.

28. 06. 42. 12 

Quando a Darkside Books anunciou que em 2016 teríamos um exemplar lindo com o roteiro de Donnie Darko e materiais extras, eu vibrei. Estava muito interessada no que aquele livro poderia me dizer sobre aquela história que sempre permaneceu inquieta dentro de nós. Será que algum dia, alguém entendeu Donnie Darko?

Como ler Donnie Darko? 

Anúncios

Existem várias formas de experimentar a leitura de Donnie Darko. Você pode ler o livro do começo ao fim (como eu fiz da primeira vez). Pode ler o roteiro primeiro e depois as entrevistas e extras e ainda tem uma forma que eu recomendo muito (mas para você fazer depois das duas primeiras), é assistir o filme com o roteiro em mãos. Isso vai te mostrar como mesmo o roteiro final, teve algumas mudanças na hora de montagem realmente.

A experiência de leitura

Donnie Darko é um filme sobre viagem no tempo, então é claro que na primeira vez que você tem contato com essa história você fica sem compreender muito das regras que envolvem toda essa viagem, Donnie, Frank e a turbina do avião. Ao ler o livro com todos os seus materiais extras, fica claro para você que até mesmo Richard Kelly não tem uma opinião e visão completamente fechada sobre o filme e sobre como tudo se fechou.


Apesar de uma forma muito clara para a viagem no tempo, a diferença de Donnie Darko para outras histórias de time travels é que aqui, a vontade de mexer com  o tempo, não partiu de Donnie. Não foi ele que criou uma máquina do tempo maluca, ou foi atrás de algo que queria. Ele só estava no lugar errado, na hora errada (literalmente).

Anúncios

Não estou aqui para tentar explicar para vocês ou dizer que Donnie Darko é X ou Y, pois para mim, a magia do clássico cult de Richard Kelly é exatamente isso. A forma com que ele conversa comigo e com você de formas diferentes. Para alguns é uma puta viagem no tempo, para outros pode ser apenas uma viagem da mente doente de Donnie. É fantasia? Ficção ou realidade? Talvez seja tudo isso e ainda um pouco mais. Talvez só seja um filme.

Nossa ânsia por querer que os filmes, séries e histórias nos digam algo que queremos ouvir, nos faz fugir de algo básico: as vezes é só uma história querendo ser contada. Após a leitura do prefácio do Jake e da entrevista de Richard, esse foi o pensamento que tomou conta da minha cabeça.

Donnie Darko é uma história que alguém queria muito contar, fez aquilo como pode e a magia de se contar uma história transformou um jovem com problemas psicológicos com um passado desconhecido (mas que sabemos, problemático), se tornar nosso super herói. Afinal, todos nós temos nossos problemas. Queremos gritar na cara das pessoas que elas são O Anticristo ou mandar a professora enfiar aquele papel idiota no rabo. Só que ao contrário de Donnie que tem a coragem que esquecemos, nós nos calamos.

Anúncios

Donnie é o nosso reflexo no espelho, é a nossa fantasia de coelho, ou nossa idiota fantasia de homem. É uma história sobre criar e destruir, e eu poderia fazer inúmeras referências ao caos de Clube da Luta e ligar esses dois clássicos cults para você começar a pensar que o universo quer nos contar uma mesma história faz muito e muito tempo…

EDIÇÃO

Anúncios

A edição das fotos é a Limited Edition da DarkSide Books possui capa dura, marcador exclusivo e fitinha azul para marcar a leitura e extras para você ser um leitor ainda mais feliz!

EXTRAS

O livro ainda tem como material extra, prefácio do Jake Gyllenhaal, uma grande entrevista com Richark Kelly, o livro escrito por  Roberta Sparrow, a Vovó Morte do filme, peça muito importante do filme: A Filosofia da Viagem no Tempo. O livro ainda tem extras explicando quem é quem dentro do filme (ex: receptores vivos…) e a trilha sonora.

Anúncios

E como extra dessa resenha deixo aqui para vocês a trilha sonora do filme para ouvir no spotfy, um vídeo maravilhoso da Redatora de Merda explicando o filme, um vídeo da Raquel falando um pouco sobre o livro e outro vídeo da Redatora, dessa vez folheando o livro.

Anúncios

{ Esse livro foi enviado pela editora DarksideBooks para resenha no blog. Em compromisso com o leitor, sempre informamos toda forma de publicidade realizada pelo blog

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Anúncios

Aproveite para nos seguir nas redes sociais! Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

Sair da versão mobile