Menu
HQ

[HQ] Dica: Saga completa, vale a pena investir?

Esse mês a Panini começará mais uma saga do universo Marvel, lá fora Age of Ultron, aqui “A Era Ultron”. Confesso que estou bem ansiosa para colocar as minhas mãos nesses exemplares, e acredito que muitos devam estar tão ansiosos quanto.

Mas uma dúvida inevitável ronda a cabecinha dos leitores menos experientes nessas épocas: “Vale a pena comprar apenas o título principal, ou eu preciso acompanhar também todos os outros títulos que vem com o selo da saga?”. Para responder a essa pergunta eu fiz a experiência: levei dois longos anos acompanhando inicialmente A Essência do Medo e Vingadores vs. X-Men. O primeiro eu comprei apenas o título principal, enquanto que o segundo eu comprei tudo que consegui achar sobre.

O resultado? Bem, era o que eu imaginava: não vale a pena comprar TUDO, a menos que você realmente tenha tempo, dinheiro e disposição para ler uma quantidade beeeemmm grande de volumes.

Olha gente, eu fiz uma coisa que eu nunca faço: coloquei na ponta do lápis o quanto eu gastei com as duas sagas, só pra poder mostrar economicamente a diferença.

TABELA

Percebe a diferença brutal entre o valor investido na saga com todos os títulos e apenas o título principal? Obviamente vem a pergunta: “Mas tirando o lance do dinheiro, vale a pena?” Confesso que no caso específico de Vingadores vs. X-Men não valeu.

A história principal explica muito bem os fatos, e os eventos “laterais” não precisam ser tãoooo esmiuçados para que você os entenda. Sabe, claro que é legal ter mais tempo com os seus heróis favoritos, mas se a grana está curta e você realmente quer acompanhar uma saga, não se preocupe em apenas comprar os volumes principais, você entenderá muito bem a história.

Outra dica é comprar os encadernados. Mora em uma cidade pequena, de difícil acesso aos quadrinhos? Não tem uma boa banca de jornal perto da sua casa? Oras, espere um pouquinho e compre a versão “Deluxe” que a Panini sempre trás. Elas são um pouquinho mais caras que comprar os quadrinhos avulsos, mas vem em uma edição especial, com capa dura e um monte de extras, além de ficarem lindas na estante.

2014-02-12-22.05

2014-02-12-22.12

2014-02-12-22

Ah, e se você me perguntar o que eu achei de Vingadores vs. X-Men, eu confesso que gostei, mas não foi a coisa mais sensacional que já li na minha vida sobre heróis Marvel. É divertida, tem o seu draminha, mas não explode cabeças.

Agora o negócio é contar as moedinhas (que já estão sendo divididas entre a coleção Marvel Figurines, Coleção definitiva de Graphic Novels Marvel e cofrinho para a Comic Con XP), e ver qual é da Era de Ultron, que promete explodir cabeças de marvetes. Vou literalmente pagar pra ver.

POST FEITO PELA COLUNISTA DANI VOLTOLINI 

About Author

Dani. Um ser estranho e recluso, no auge dos seus 23 anos, vivendo na Rivendell catarinense (só que mais quente). É engenheira de formação (só falta o diploma, ok?), leitora compulsiva e colecionadora de hqs. Ama fantasia, ficção científica, literatura técnica e abraços quentinhos.

2 Comments

  • Nicolas Ueda
    23 de fevereiro de 2014 at 19:10

    Meu senhor. Só de ver o valor o meu lado Julius Rock aflorou, e já fico repensando o que faria com um valor desses. Com certeza não usaria pra comprar HQs. Opinião pessoal, lógico…

    Engraçado que eu acho muito difícil conseguir apreciar os quadrinhos semanais, em comparação com as graphic novels e obras que não de super-heróis. Não só pelo esforço extra que exige do leitor, mas como também tem que ter um gosto muito seleto, tem que gostar muito do personagem, na minha opinião.

    Eu mesmo que gosto muito do Homem-Aranha, poucas vezes tive muita vontade de acompanhar alguma saga dele nos quadrinhos semanais. A que mais me lembro agora que gostaria de ler é a saga Tormento, mas mesmo assim me falta tanto esforço, como em dinheiro.

    Haja história pra empurrar em tantos volumes assim…

    Reply
    • Dani Voltolini
      23 de fevereiro de 2014 at 20:26

      Oi Nicolas!
      Então, eu gosto de super-herois simplesmente pelo fantástico, pelo irreal. Mas concordo que o esforço para acompanhar os semanais é grande, é tão grande que da saga AvsXM eu ainda não terminei todos os quadrinhos não… é muita coisa, e por não adicionar lá grandes coisas acaba sendo deixado de lado muitas vezes. A encheção de linguiça é um problema sério.
      Prefiro comprar encadernados consagrados, que já li resenhas sobre e sei que serão um bom investimento. Mas fã é fã, e às vezes me aventuro por edições semanais só pra ver o que há de novo no mercado.
      É tudo uma questão de tempo e vontade… e claro, dinheiro sobrando.

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.