Menu
Literatura

Literatura no tempo das Redes Sociais.

Hoje em dia a vida online está tão mais “social”, as redes de relacionamento se destacam cada dia mais com o crescimento de sites como Facebook, Pinterest, Skoob, Badoo, Tumblr e muitos outros que fazem pessoas encontram amigos, oportunidades de empregos e mudam o mundo.

Isso também está se destacando no meio literário. O sucesso das grandes redes saem do mundo online e pairam no mundo literário inspirando autores e criando histórias que devem ser lidas. Hoje as referencias das redes sociais e e-mails são notadas em vários livros. Na ultima semana terminei a leitura de “Anna e o Beijo Francês” e nele várias conversas se passam em
trocas de e-mails entre alguns personagens.

Então depois disso e depois de um contato que recebi para dar uma dica para vocês hoje eu vim aqui para isso. Discutir com vocês sobre redes sociais. Além do crescimento de blogs literários, hoje por causa daquele passarinho azul, chamado twitter, estamos mais próximos de autores e editoras. Além de que, vários autores surgiram e conseguiram publicar seu livro pelo seu destaque nas redes sociais. Quantas “webcelebrits” conseguiram publicar seus livros por causa da sua influencia na rede?

Você quer alguns exemplos: Bruna Vieira do Depois dos Quinze, SOS Hollywood, Affonso Solano entre tantos outros. Até o próprio Izzy Nobre que publicou seu ebook gratuito que eu até mesmo resenhei no blog.

Eu trabalho há três anos como analista de redes sociais, todos os meus empregos eu consegui graças ao twitter, conheci os outros colunistas do Pausa Para um Café através de redes sociais. Então acho que o futuro está em nossas mãos para usarmos com sabedoria e
aproveitar tudo que podemos extrair dessas redes.

E para aproveitar o assunto, quero indicar quero indicar duas coisinhas para vocês. Primeiro é a rede social Badoo, e sim, essa é a super dica que queria dar para vocês. O Badoo entrou em contato com o blog para mostrar para vocês uma nova rede e eu aceitei e vim falar deles para vocês. No Badoo você encontra uma infinidade de maneiras para se relacionar com pessoas do Brasil e do mundo através de chat para bater papo e muitas outras maneiras de se relacionar e encontrar aquele amigo de infância ou aquele parente distante, aproveite para conhecer!

Segundo é o livro “Amor em Tempos de Blog” do autor Vinícius Campos publicados pelaeditora Companhia das Letras

Ariza tem treze anos, acabou de chegar à nova escola e já está perdidamente apaixonado.
Para expressar o seu amor, além de tudo o que vive e sente, ele decide escrever um blog,
“porque escrever […] é a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o
escutem”. Lá, ele pode falar livremente sobre a garota de sorriso encantador que encontrou na
biblioteca da escola, quando ia devolver O amor nos tempos do cólera, sua leitura de férias de
que tanto gostou.
Assim começa a trama de O amor nos tempos do blog, um romance que se constrói de blog
em blog, em que, depois de muitos desencontros, três histórias se cruzam, culminando em
um final surpreendente. Além do blog de Ariza, há também o da Deusa Cibernética, uma
garota que, segundo sua própria descrição, é divina, divertida e popular, gosta de frequentaro shopping com as amigas e está sempre de olho no menino mais gato do momento, e o de Cinderela Virtual, “uma adolescente que acredita no amor”, não liga para a aparência e espera encontrar o seu príncipe encantado. É a linguagem rápida e dinâmica da internet que une os três personagens desta história e vai aos poucos revelando semelhanças e ligações inesperadas entre estes três adolescentes aparentemente tão diferentes, com características muitas vezes opostas e particularidades que se revelarão só ao fim da narrativa.

Agora eu lhes pergunto. O que é rede social para você, você tem algum caso legal, importante, engraçado ou até romântico para contar para a gente?

Agora corre nos comentários e nos conte seu causo 😉

nosso compromisso em mostrar a verdade ao leitor

 

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

3 Comments

  • Gladys Freitas
    21 de janeiro de 2013 at 11:09

    Já li uma resenha bem positiva desse livro.

    Reply
  • JessicaLisboa
    24 de janeiro de 2013 at 22:59

    Ainda nao tive oportunidade de ler nenhum livro que envolvia as redes sociais, e concordo com voce : . ‘acho que o futuro está em nossas mãos para usarmos com sabedoria eaproveitar tudo que podemos extrair dessas redes.’ porem nem todos sabem usufruir do que se tem em maos.

    Reply
  • Clara Beatriz
    30 de janeiro de 2013 at 18:59

    Ainda não li nenhum livro que relacione redes sociais, mas depois de ler seu texto e refletir, prendendo comprar e ler algum livro que trate do assunto.

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.