Menu
Literatura

Mortos Não Contam Segredos, de Karen M. McManus

Na minha primeira resenha do blog eu queria trazer algo que eu adoro e sei falar bem: mistério e Young Adult. Mortos Não Contam Segredos é uma ótima mistura dos dois gêneros que traz diversas intrigas, perguntas e a busca frenética de jovens por respostas da –supostamente- pacata cidade de Echo Ridge

A história começa quando Ellery e seu irmão, Ezra, se mudam para Echo Ridge para morar com sua avó, a qual não mantém quase nenhum contato. Tudo por culpa das atitudes inconsequentes da mãe deles, Sadie, que acaba indo para em um centro de reabilitação. Os irmãos sabem muito pouco da história da cidade e da própria mãe, e um dos maiores mistérios que os cerca é o desaparecimento há 20 anos da irmã gêmea da mãe, Sarah. Mas além disso, Echo Ridge guarda muitos segredos. Há 5 anos, outra jovem, rainha do baile, Lacey, é assassinada e encontrada em um dos grandes points da cidade: o parque murderland. O principal suspeito é seu ex-namorado Declan, mas o caso nunca foi resolvido.

Logo ao chegar na cidade, os irmãos percebem que não acharão sossego em Echo Ridge. Na sua volta do aeroporto eles se deparam com o cadáver de um importante professor da cidade e já se envolvem com a polícia local, o que desperta em Ellery a curiosidade de saber o que está por trás dos acontecimentos da cidade. A nossa protagonista é completamente viciada em mistérios e serial killers e desde o princípio já começa a articular possíveis tramas e motivos para os assassinatos, como a jovem Nancy Drew.

Mas tudo fica ainda mais bizarro quando as novas candidatas a rainha do baile são ameaçadas anonimamente com pichações, mensagens sangrentas e tudo que há de apavorante. E o pior: de alguma forma Ellery acaba sendo uma participante da corte real e vira alvo do novo (ou seria antigo?) assassino.

Enquanto isso, os irmãos fazem amizade com Mia, uma asiática de gênio forte, e Malcon, o outro protagonista e narrador da história. Malcon é irmão de Declan e sofre ainda com o estigma familiar de ser associado ao irmão suspeito de assassinato. Ele é um bom personagem, mas morno, o que torna as narrativas de Ellery mais atrativas, na minha opinião. Ter dois pontos de vistas, para mim, foi positivo para a história. Pudemos ter a visão de diversos personagens secundários mais aprofundados, de forma que todos poderiam ser suspeitos em potencial. E é exatamente como prefiro, pois para mim a máxima é “todo mundo é culpado até que se prove o contrário”.

O grupo então começa a investigar o assassinato de Lacey, que parece estar interligado às novas ameaças emergentes. Ao mesmo tempo, Ellery está decidida a saber mais quem era sua tia desaparecida e o que aconteceu com ela. Será que os crimes poderiam estar interligados após tanto tempo?

Mortos Não Contam Segredos é um ótimo livro do gênero Young Adult. É verdade que ainda tem alguns clichês, mas acho que são perdoáveis. Senti falta de um pouco de aprofundamento em alguns personagens secundários, que pareciam encantadores, como Ezra e Mia. Mas com exceção desse fato, os personagens são cativantes, não são aqueles adolescentes estilo Riverdale (não julgo, também assisto) e a trama adolescente tem uma nova ótica, o que torna a trama juvenil excitante e verossímel.

Eu não esperava muito da parte investigativa, afinal, não era nenhum Sherlock Holmes, mas não deixou a desejar. Acho que a ligação dos crimes foi um ponto interessantes e apesar de não ficar surpresa pela motivação, gostei da escolha do assassino e de como eles, com grande ajuda da polícia (porque sim! A polícia nesse livro é útil, pasmem) desvendaram tudo.

Resumindo, o livro é despretensioso, mas extremamente agradável. Eu não soltei o livro até o fim e recomendo para uma leitura leve e gostosa de fim de férias!

Confira também a resenha de “Um de Nós Está Mentindo”

Onde Comprar: Amazon | Submarino

ISBN-13: 9788501117281 | ISBN-10: 8501117285 | Ano: 2019 | Páginas: 352 | Editora: Galera Record

KAREN M. MCMANUS é Bacharel em Língua Inglesa pela College of Holy Cross e Mestre em Jornalismo pela Universidade Northeastern. Quando não está trabalhando ou escrevendo em Cambridge, Massachusetts, McManus adora viajar com o filho. Um de Nós Está Mentindo é seu romance de estreia, que rapidamente alcançou os primeiros lugares da lista do New York Times.

About Author

Pernambucana arretada de 22 anos que ama o incrível universo da literatura e todos os universos e possibilidades que ela pode abrir para você. Publicitária durante o dia e caçadora de vampiros e forças do mal à noite, entre uma coisa e outra estou sempre carregando um bom livro na bolsa. Também apaixonada por séries, filmes e tudo que me leve a uma aventura, e enquanto tento escrever minha própria história, também escrevo para vocês aqui no Pausa!

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.