Encontrei o livro em uma busca pelo Estante Virtual e acabei pedindo sem nem procurar sobre o que se tratava a história. Já tinha ouvido falar muito sobre a Margaret, e apesar dela ter outros livros lançados no Brasil pela Companhia das letras como, Não Se Mexa (2003) e A Rosa de Saravejo (2011) eu nunca tinha lido nenhuma de suas histórias.
Então me aventurei em uma leitura um pouco longa de um livro inteirinho em italiano, me surpreendi por como foi muito fácil ler algumas páginas do livro (mais do que eu pensava) e como a história me agradou.
O livro conta a história de Délia e Gaetano, que eram um casal. Porém… hoje eles não são mais e devem aprender a ser assim. A história começa com eles em um jantar, onde discutem sobre a família e o que eram. Enquanto Gaetano mudou-se para um apartamento,Délia permaneceu em casa com os filhos Cosmo e Nico.
A narrativa percorre a noite do casal, o que muitos poderiam achar cansativo, mas com o jeito com que Margaret consegue trabalhar os flashbacks e conversas, o livro se torna muito interessante e realista. Naquele ex-casal encontramos tantos amigos, familiares e quem sabe… nós mesmos.
Quantas vezes não tivemos uma grande paixão que se tornou o pior erro da nossa vida? Uma vida de chamas que cai as cinzas e perde totalmente a aventura e se torna apenas agressões onde cada um afoga a convivência cada vez mais?
Enquanto o casal busca o que deu errado, nós nos perdemos em uma vontade de entender cada vez mais o que se passa no dia a dia daquela jovem mãe nutricionista com um passado conturbado e o escritor que não é reconhecido e hoje trabalha com roteiros de cinema.
Margaret consegue conversar com seu público. Escreve um livro melancólico, triste, agressivo e com assuntos que devem ser discutidos como disturbios alimentares, homossexualismo, ciumes, vida adulta, e o respeito que fortifica o amor.
Infelizmente o livro não tem uma tradução para o português, mas foi adaptado para as telas do cinema. Vocês podem assistir o trailer clicando aqui.
No final, não importa se no filme ou livro. Sabemos que ninguém se salva sozinho. É preciso estar junto. Lutar por isso.
ISBN-13: 9788866210245 | ISBN-10: 8866210242 | Ano: 2015 | Páginas: 189 | Idioma: italiano
Margaret Manzzantini: Nasceu em Dublin, Irlanda, em 1961, filha do escritor Carlo Mazzantini e de uma artista plástica irlandesa. Vive em Roma, onde se diplomou em artes dramáticas em 1982. Seu primeiro romance, Il cantino di zinco(Marsílio, 1994) se transformou num sucesso de público e crítica. Para o teatro, escreveu a peça Manola (Mondadori, 1998) e o monólogoZorro (2000). Não se mexa venceu o Prêmio Strega 2002 de melhor romance.
Baci ;*
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google + ? Pinterest ? Youtube ?Blogvin ? Flickr
Anna,
Fiqueiconhecendo o seu blog porcausa da antcast. Naosaiomais daqui.
Vc é incrivel para alguem tao jovem.
Grata pelo seus belos posts e dicas.
Angela
Poxa, fico tão feliz com seu comentário <3
Obrigad apelo carinho, espero que você não saia mais mesmo! HEHEHE
<3 <3
beijos!