Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Os livros mais lidos e mais recomendados na BibliON em 2023

Quem disse que o final de ano não pode ser comemorado com muita leitura certamente não conhece o prazer de se perder nas páginas de um bom livro ao longo do ano. Em meio às celebrações e reflexões que o fim do ano traz, os livros se tornam companheiros ideais assim como foram o ano todo, capazes de nos transportar para diferentes universos e proporcionar momentos de aprendizado. 

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

E neste fim de ano, a BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, listou os livros mais lidos e os mais recomendados na plataforma ao longo de 2023 para inspirar suas próximas leituras. Confira abaixo: 

Livros mais lidos: 

Eu e Esse Meu Coração – C.C.Hunter

Leah MacKenzie, de 17 anos, não tem coração. O que a mantém viva é um coração artificial que ela carrega dentro de uma mochila. Com seu tipo sanguíneo raro, um transplante é como um sonho distante. Conformada, ela tenta se esquecer de que está com os dias contados, criando uma lista de coisas para fazer antes de morrer . De repente, Leah recebe uma segunda chance: há um coração disponível! O problema é quando ela descobre que o doador é um garoto da sua escola e que supostamente se matou! Matt, o irmão gêmeo do doador, se recusa a acreditar que Eric se suicidou. Quando Leah o procura, eles descobrem que ambos têm sonhos semelhantes que podem dar pistas do que realmente aconteceu a Eric. Enquanto tentam desvendar esse mistério, Matt e Leah se apaixonam e não querem correr o risco de se perderem um ao outro. Mas nem a vida nem um coração transplantado vêm com garantias. Quem diria que viver exige mais coragem do que morrer?

Mil beijos de garoto -Tillie Cole

A estreia de Tillie Cole no Brasil, com o livro finalista em 2016 do Goodreads Choice Awards Um beijo dura um instante.Mas mil beijos podem durar uma vida inteira.Um garoto.Uma garota.Um vínculo que é definido num momento e se prolonga por uma década.Um vínculo que nem o tempo nem a distância podem romper.Um vínculo que vai durar para sempre.Ao menos era o que eles imaginavam.Quando, aos dezessete anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância – a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia –, ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação.Este romance, finalista do Goodreads Choice Awards 2016, marca a estreia da adorada escritora Tillie Cole na ficção young adult. É também seu primeiro livro publicado no Brasil.

Olhos d’água – Conceição Evaristo

Em Olhos d’água, Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem.

O poder da ação Faça sua vida ideal sair do papel – Paulo Vieira

VERSÃO AMPLIADA COM CAPÍTULO BÔNUS – EXCLUSIVO EM E-BOOK Acorde para os objetivos que quer conquistar. Já aconteceu a você se olhar no espelho e não gostar daqueles quilos a mais? De observar seu momento profissional somente com frustração? De se sentir desconectado dos seus familiares, dos seus amigos? Se você acha que essas são situações normais, pense de novo! Neste livro, Paulo Vieira lhe convida a quebrar o ciclo vicioso e iniciar um caminho de realização. Para isso, apresenta o método responsável por impactar milhões de pessoas ao longo de sua carreira – e que pode ser a chave para o que você tanto procura: – Aprenda a tomar as decisões certas – Saiba como obter respostas de sucesso – Reprograme sua mente – Desenvolva novas capacidades – Conquiste a vida que sempre quis em seis meses – Aumente suas competências financeiras e profissionais Não existe outra opção. E está em suas mãos reescrever seu futuro. Exclusivamente no e-book deste livro você encontrará um capítulo bônus sobre a Teoria Geral das Memórias. Por meio de linguagem acessível e de diversos exercícios práticos, Paulo Vieira vai lhe mostrar o caminho científico que identifica, compreende e transforma crenças limitantes em experiências capazes de promover a sua felicidade e o bem-estar da sua família. + de 180 SEMANAS NAS LISTAS DE MAIS VENDIDOS!

Livros mais recomendados: 

Beijando dentes – Mauricio de Almeida

O livro de contos Beijando dentes trata dos problemas de comunicação entre as pessoas por meio de contos fortes, tanto pela temática, geralmente sombria, como pela linguagem. A partir de cenas e diálogos banais do cotidiano, os textos avaliam as tensões nas relações humanas por meio de personagens extasiados.

Além do Rio dos Sinos–  Menalton Braff

Romance vencedor do Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional (2021) – Melhor romance publicado no Brasil em 2020. Este novo romance de Menalton Braff, revela um Brasil profundo, obscuro, esquecido, ignorado pelos viventes das grandes cidades, cuja trepidação frequentemente invade os noticiários televisivos, que sobrevivem de tragédias e sangue. O espaço onde se desenrola o enredo é o Vale do Rio dos Sinos, lugar em que se dá o embate morro x várzea, cerne dos conflitos dessa narrativa prenhe de infortúnios silenciosos, não menos trágicos, todavia, do que aqueles que estampam as primeiras páginas dos jornais. A luta inglória dos solitários habitantes do morro infértil, cravado de pedras, e o sonho de habitar a várzea, menos inóspita àqueles que tiram da terra a sobrevivência, permeiam a vida dos protagonistas – Nicanor e Florinda. Ele, órfão ainda jovem, nenhum estudo, ambicioso, fraco, dono do Morro do Caipora, que herdou da família morta, submete-se ao assédio e ao poder dos mais ricos; ela, filha de fazendeiro, órfã de mãe, encarna força e coragem para quebrar tradições morais e sociais, apesar de viver num mundo patriarcal. Estruturado em dois planos temporais, da Segunda Guerra Mundial à Ditadura Militar do Brasil, passado e presente correm paralelos até convergirem numa única estrada que leva o leitor a desbravar os mesmos caminhos e percalços trilhados por Florinda e Nicanor: as agruras da natureza, a criação dos filhos, o contato diário (quase humano) com os animais. Nesse Vale perdido no mapa e no tempo, o autor constrói um microcosmo no qual o leitor mergulha embalado pela oralidade e poeticidade da linguagem: podem-se ouvir o uivo do vento no morro e o som cantante das pedras do Rio dos Sinos. Amor, ódio, traição, vingança, rancor e morte são temas candentes que se articulam – trágica e poeticamente – neste Além do Rio dos Sinos, de onde desponta, sobretudo, a força de uma mulher que ousou comandar sozinha a rédea de seu destino.

Depois será tarde – Clement Freud

Depois Será Tarde adverte: a morte está aí nos seus calcanhares. Nestes 15 contos perturbadores, Luciana Annunziata capta o instante em que a vida cotidiana, acossada pela entropia implacável, descamba pelas pirambeiras da Ceifadora. “A vida é sempre um processo de demolição, mas os golpes que fazem a parte dramática do trabalho não mostram de imediato todo efeito. Há um tipo de golpe que vem de dentro, e não o sentimos até ser tarde demais: sua percepção vem de um momento para o outro”, falou, mais ou menos assim, Scott Fitzgerald. É o golpe pressentindo em “A estação das moscas”, em que a narradora, abandonada aos poucos pelo marido, que prefere a companhia de literatura russa, passa os dias trepada numa mangueira. Sentimos esse golpe em “Algo sobre as plantas”, quando o protagonista só se aproxima do pai pela ausência. O golpe vem também em “Onde dormem as mariposas”, em que se desvenda outro tema de Annunziata: a metamorfose – o flagrante do momento em que uma coisa deixa de ser uma coisa para se tornar outra, mas ainda se mantendo a primeira. Nessas estranhas histórias, a morte pode se camuflar de libido – e a sensualidade atravessa muitas narrativas – , como defesa, e também como revelação. É o caso do bizarro “O último macho hétero”, em que a narradora se envolve com um sujeito que coleciona esquisitos troféus de sua masculinidade (frágil). O instante em que a morte se intromete na vida é flagrado em espaços confinados, do congelador à fazenda, passando por apartamentos e condomínios. A morte se sente tanto nos embates psicológicos quanto nos sociais – da incomunicabilidade entre indivíduos ao choque entre classes. E, embora pareça por estas narrativas muito originais uma ameaça de terror, a escrita é embalada em ironia fina, no humor da dark comedy. Proteja-se que lá vem golpe: depois não diga que não avisei. Ronaldo Bressane

Miragens – Lucinda Persona

Miragens é fruto do desassossego. Viceja na conjunção do ser com um conteúdo de incertezas e uma atmosfera de perplexidades, fugas e confinamentos instalados na pandemia. Uma condição na qual abruptamente se desfazem posições anteriores e costumeiras, quando então todos se voltam para o seio das habitações.O panorama doméstico desdobra-se diante do olhar da persona-autora, convidando-a à exploração, à dedicação mais demorada aos recantos, objetos ou eventos ali adstritos. Valendo-nos da voz de Quintana ao dizer: “Amar é mudar a alma da casa”, Persona faz sentir que escrever também é mudar a alma da casa.O despovoamento das ruas e cidades projeta a força enigmática do deserto para dentro da alma. Os vazios passeiam. É a hora de ir e vir pelos vastos terrenos da morada, por esses desertos não materializados, mas que oferecem inúmeras experiências estéticas e permitem capturar, a cada piscar de olhos, as mais terrivelmente corriqueiras incitações.

BibliON

Para utilizar o serviço gratuito de empréstimos de livros, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. 

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título – ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.

É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras. 

10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos Personagens LITERÁRIOS para inspirar seus personagens de RPG! Ideias para suas mesas de D&D sairem da mesmisse!