Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Semana Literária & Feira do Livro começa na próxima semana em Curitiba

O poder transformador da leitura norteará as discussões da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro – maior evento literário do Paraná – que o Sesc PR realizará em todo o estado de 4 a 8 de outubro. Vinte e sete cidades receberão autores e contações de histórias, companhias de teatros para realização de mesas-redondas, oficinas, programações artísticas, intervenções literárias e exposições, voltadas a públicos de diferentes idades.

O coletivo curatorial do evento é formado pela equipe de cultura das 27 cidades que receberão o evento e pela Gerência de Cultura do Sesc PR. Este grupo pauta e pensa a programação e neste ano propõe o tema “Ler para Mudar Histórias” que coloca o livro, a leitura e a literatura no centro da programação.

De acordo com a gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank, a Semana Literária tem como premissa fomentar o mercado livreiro e editorial, formar e fortalecer leitores, incentivar a produção literária estadual, celebrar a literatura – principalmente a paranaense –, o livro e cumprir uma das missões do Sesc, “afinal, a literatura é um caminho de transformação social, um dos compromissos da nossa instituição”, pontua.

Novo endereço

Em Curitiba, o já tradicional evento tem novo endereço: o Museu Oscar Niemeyer – o maior museu de arte da América Latina. Toda a programação será realizada no vão livre, no Salão de Eventos e no Auditório Poty Lazzarotto, com entrada gratuita para estes setores do museu. Os demais espaços do museu seguem com os protocolos e programações próprias.

Autores convidados

Com quase 300 horas de uma ampla programação, a Semana Literária promove uma série de diálogos e debates com escritores que versam sobre os mais variados temas, pensados desde a infância até o público adulto.

A colunista da Folha de São Paulo, autora de Depois a louca sou eu e Homem-objeto e outras coisas sobre ser mulher, apresentadora dos podcasts Meu inconsciente coletivoCalcinha Larga e Quem lê tanta notícia, Tati Bernardi; será responsável pela palestra de abertura do evento, na quarta-feira (4), às 19h30.

Na quinta-feira (5), às 19h, o Sesc PR, em parceria com o Instituto Cervantes em Curitiba e apoio da Embaixada do Uruguai, trazem ao evento o escritor uruguaio Daniel Mella, para uma fala sobre escrita e literatura latino-americana, com mediação da professora da UFPR Regina Amélia Darriba Rodrigues.

O artista mineiro, presente em minisséries da Rede Globo como Queridos Amigos e Mar do Sertão, Odilon Esteves promove a palestra cênico-literária “Para abrir outras janelas” na sexta (06), às 17h. No mesmo dia, para dialogar sobre a temática “A nossa dor a gente inventa: escritas de si na ficção contemporânea”, o Sesc PR recebe a crítica literária e pesquisadora de narrativas brasileiras contemporâneas, Tamy Ghannam, e a médica psiquiatra, doutoranda em Literatura, finalista do Prêmio Jabuti, com Quelônio, em 2019, Natalia Timermann, na sexta-feira (6), às 19h.

No sábado (7), às 14h, o poeta, prosador e designer gráfico, Joca Terron, fala sobre “Realismo se escreve entre aspas: porque a literatura realista é insuficiente para captar a realidade”, e às 19h, a escritora, atriz e arte educadora, Cristiane Sobral, ministra a palestra “Poética e estética: a literatura como resistência e anunciação”. 

A última atração da programação da Semana Literária, no domingo (8), às 19h, reúne a força da música e da literatura e será comandado pela cantora, compositora e escritora Fernanda Takai, vocalista da banda mineira Pato Fu. 

Todas as palestras e o show terão entrada gratuita, mas é necessário retirar os ingressos, que são limitados, no balcão do Sesc PR na feira, duas horas antes do início. Os espaços estão sujeitos à lotação.

O evento conta ainda com mesas-redondas com o poeta, tradutor e professor de Latim da UFPR, Guilherme Gontijo; com o doutor em Letras Clássicas pelas Universidade de Oxford, Alessandro Rolim de Moura; com a professora da UFPR, atuante nas áreas de Língua Alemã e Literatura Austríaca, Ruth Bohunovsky; com o tradutor, poeta e doutor em Letras pela UFPR, Hugo Simões; com o jornalista e escritor, Rogério Pereira; com o escritor, jornalista e empresário, Luiz Andrioli; com o professor, pesquisador, tradutor e escritor, Caetano W. Galindo, e o doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e professor da UFPR, José Borges Neto.

Lançamento de Livros

Estão previstos os lançamentos de aproximadamente 50 títulos durante o evento na capital, desde estreias na literatura a nomes já consagrados. Entre os novos títulos, na noite de abertura, quarta-feira (4), às 18h, no Auditório Poty Lazzarotto, haverá o lançamento do livro Coração Empreendedor – Trajetória de Darci Piana, de Joana Nietsch e Maria Sandra Gonçalves, com participação do biografado, Darci Piana, e mediação do escritor Ernani Buchmann.

No sábado (7), às 10h, pelo oitavo ano consecutivo, o Sesc PR lança durante a Semana Literária a oitava Coletânea de Contos Infantis, com 10 trabalhos de escritores paranaenses selecionados via edital e ilustrados. Este material é resultado do compromisso que o Sesc Paraná tem com a produção literária estadual, com a ampliação do imaginário infantil, com o desenvolvimento da leitura desde a tenra infância, com o despertar da criatividade e com o conhecimento. As edições anteriores das coletâneas estão disponíveis para leitura AQUI.

https://issuu.com/fecomerciopr

Território Infância

A literatura para a primeira infância é também um dos destaques do evento, com a participação dos contadores de histórias Fafa Conta, Samara Rosa e Rafael Di Lari com diversas apresentações durante a programação. Além disso, a Semana Literária contempla peças teatrais e, na área externa do museu, a unidade móvel BiblioSesc – uma biblioteca itinerante do Sesc com mais de três mil títulos, fará mediações de leitura e contação de histórias. Escolas podem realizar o agendamento para as visitas mediadas e as contações de histórias pelo telefone (41) 3234-4200, com a Unidade Sesc Paço da Liberdade.

Programação artística

Com um repertório brasileiro de música popular, Ricardo Salmazo e Regional Generoso comandam a apresentação musical no dia 5, a partir das 17h. O grupo é formado por Ricardo Salmazo, no pandeiro; Jonas Lopes, no bandolim; Elias Fernandes, no cavaco, e Luiz Ivanqui, no violão sete cordas, somados a Luis Rolim, Anderson Ilário e Vitor Salmazo, na percussão.

No sábado (7), das 16h às 17h, as Brejeiras apresentam samba e choro, com Gisele Fontoura, no cavaquinho e voz; Fernanda Fausto, na flauta transversal, voz e percussão; Beatriz Schneider, no violão sete cordas, e Jô Nunes, na voz e percussão, com o objetivo de trazer a mulher como protagonista musical. 

Oficinas

Diariamente, das 10h às 18h, o público poderá vivenciar uma experiência gráfica com a oficina aberta de Monotipia e Tipografia de Cartazes, ministrada pelo artista e educador, Marcelo Weber. Os participantes poderão realizar a impressão tipográfica com tipos de madeira de grande formato.

O escritor uruguaio Daniel Mella, na oficina “El espíritu de la escalera”, apresentará na quinta-feira (5), das 14h às 16h, um panorama da literatura contemporânea da América Latina, provocando os participantes a aperfeiçoarem seus repertórios de leitura e cultura.

Licenciado em Música pela PUC/PR, o orientador de atividades nos laboratórios culturais do Sesc Paço da Liberdade, Marcelo do Amaral comandará, na quinta-feira (5), das 16h às 17h, a oficina “Manutenção Básica em Violões”, para apresentar ao público, com conhecimentos básicos a avançados em música, uma alternativa de manter a qualidade sonora e estética e os instrumentos musicais regulados.

Em duas turmas, uma com início às 9h e outra às 14h, a jornalista, educadora, produtora cultural e escritora, Lilyan de Souza, ministra a oficina “Técnicas para contação de histórias”, com um passeio teórico sobre as práticas da narração da literatura de tradição oral, exercícios práticos de narração, vocalização, enunciação, explorando diversas possibilidades a partir das diferentes obras trabalhadas e as necessidades que cada texto exige.

No sábado, às 10h e às 14h, o orientador de atividades nos laboratórios culturais do Sesc Água Verde, Hudson Luiz Silverio Biscaia, será o oficineiro de “Desenhando o espaço – práticas e investigações do desenho”, explorando diferentes tipos de linhas, a importância do esboço, o domínio do traço e tipos de hachuras. E, no domingo (8), às 14h, a escritora, doutora em Estudos Literários, podcaster, trabalhadora da escrita, Julia Raiz, ministra a oficina “Sonhei eu e o meu caballo”, uma investigação sobre a escrita em primeira pessoa e o gênero textual diário. Ainda, o evento conta com espaço educativo para a infância com ações livres durante toda a Semana Literária.

 Vendas de Livros

Aproximadamente 30 editoras, livrarias e distribuidoras, selecionadas via edital, comercializarão livros de diferentes gêneros e para distintos públicos, com descontos mínimos de 20% sobre o valor de capa, com isso, o Sesc contribui com o mercado livreiro, com a formação de leitores, com a popularização do livro e com a divulgação da produção literária. 

A Editora Senac, tradicional parceira do evento, trará a jornalista, escritora, doutoranda em Literatura pela USP, autora de 11 livros, Goimar Dantas, para um bate-papo sobre seu livro A arte de criar leitores – reflexões e dicas para uma mediação eficaz, na quarta-feira (4), às 14h e, na quinta-feira (5), às 15h, a jornalista, escritora e apresentadora de rádio e televisão, Claudia Matarazzo, fala sobre Gastronomia Brasileira. Além disso, a Editora Paulus promove a oficina “Vitalidade Poética: Lavra-Palavra” com a escritora Glória Kirinus, no dia 5, às 11h.

Convivência

Em todo o espaço, o público será convidado a viver experiências literárias, desfrutando dos espaços nas redes e almofadas que estarão espalhadas pela feira, além da outra novidade deste ano: o café-escola do Senac que oferecerá aos visitantes da Semana Literária o melhor das confeitarias e das cafeterias, por meio de um cardápio acessível e variado. 

Podcast

No canal do Sesc PR no Spotify é possível acessar as entrevistas com autores convidados, e que relatam suas participações no evento, obras, inspirações, o processo criativo e o transformador universo das artes.

No dia 4 de outubro haverá o lançamento dos áudios contos da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis e, a partir das 9h, os dez contos selecionados neste ano estarão disponíveis ao público do canal do Sesc PR no Spotify.

Para acompanhar os episódios produzidos, clique AQUI.

A programação completa da Semana Literária Sesc PR & Feira do Livro pode ser conferida AQUI.

www.sescpr.com.br/semanaliteraria

SERVIÇO

42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro

Período: de 4 a 8 de outubro de 2023

Horários de funcionamento: de 4 a 7 de outubro, das 10h às 21h | Dia 8 de outubro, das 10h às 20h.

Programação completa: www.sescpr.com.br/semanaliteraria

10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos Personagens LITERÁRIOS para inspirar seus personagens de RPG! Ideias para suas mesas de D&D sairem da mesmisse!