Menu
Literatura

[Resenha] A casa de Isabel de Clara Melo | Editora Mirabolante

Sinopse: A jovem e talentosa autora, Clara Mello, estréia na literatura com o romance ‘A Casa de Isabel’ pela editora Mirabolante. Com apenas 16 anos, Clara aborda temas complexos como a morte, o amor, a saudade, o desejo, a fé e a liberdade. Com ilustrações de Fernanda Barreto, este romance retrata os principais questionamentos, pensamentos e sentimentos de Clara. Num clima onírico e poético, ‘A Casa de Isabel’ consegue, embora com o frescor da escrita juvenil de sua autora, ser uma leitura para todas as idades. Uma notícia inesperada faz com que Isabel e Teo, amigos de infância, passem o Carnaval na casa onde cresceram, revisitando cômodos, lembranças e sentimentos. “(…) Entende que esta casa é mágica? Aqui podemos ter a idade, a lembrança, o dia que quisermos. Está tudo aqui. Nossa vida, Teo! Protegida nesta casa.”

“- Uma árvore? Deve ser chato ser uma árvore, Teo! Eu queria ser uma borboleta. Ela está sempre deixando tudo mais bonito. Antes é uma lagarta e depois que vira uma borboleta, com toda a graciosidade, morre em vinte e quatro horas. Mais vale um só dia intenso que uma longa vida mansa.”

Sabe aqueles livros que você morre de vontade de ter escrito? Então, deixa eu contar para vocês: A Casa de Isabel é um livro que eu queria ter feito, mas agradeço a pequena Clara de 16 anos que teve essa ideia fantástica, essa doçura com as palavras e esse dom tão bonito. Eu estou completamente apaixonada por esse livro e não consigo nem encontrar palavras para falar algo sobre ele. Eu não consigo nem entender como uma menina de 16 anos conseguiu escrever um livro assim. A Clara nasceu pra isso!

IMG_4345

Ler o que Clara escreve é como entrar em uma conversa com vários escritores brasileiros bons que conhecemos. É pegar uma narrativa cheia de sentimento de Caio Fernando Abreu e misturar a vida descomplicada de Martha Medeiros e colocar no liquidificador.

De uma forma sutil e cheia de metáforas, Clara conta o carnaval de dois personagens que são tão ricos em emoções que transbordam pela página do seu pequeno romance. Ela nos conta a vida, não tenta cativar o leitor com beijos e cenas românticas, ela faz o que eu mais gosto em um romance cheio de romantismo: Ela aborda os sentimentos, as nuances, os medos e os desejos.

Eu fiquei realmente impressionada de ler o livro que foi escrito por alguém tão jovem, com tanto conteúdo e com tanta qualidade. Eu realmente não esperava (talvez pela leva ruim de livros nacionais que tenho lido que nem valem a pena comentar por aqui).

IMG_4361

IMG_4350

“Não retrato nada de mim, pois sou apenas essa casca oca sem nenhuma emoção maior.”

IMG_4344

Estou tão feliz de ter passado esse tempo na Casa de Isabel que estou correndo ir ler um livro que me lembra minha adolescência rodeada de Caio Fernando Abreu na Biblioteca Municial de Curitiba após as aulas. Saudades daquele tempo bom, tranquilo e cheio de sentimentos presos no peito que gritavam para querer sair.

“…aquela alegria, aquela segurança inabalável, aquele jeito de Isabel de sempre tocar a vida para a frente, não importando o que acontecesse. …”

Clara, com seu livro, me lembrou uma Anna que era muito parecida com as personagens de seus livros. Eu me identifiquei tanto com uma das irmãs que me agarrava ao livro como se estivesse lendo um pedaço de mim que alguém escreveu por aí e deixou sem querer no correio para mim. Obrigada Clara, obrigada… ?

Eu também não visito mais na minha casa de infância, ela está lá, quietinha guardando todos os meus monstros, sei que um dia vou voltar para lá, e agora muito mais preparada depois de ter vivenciado esse Carnaval com dores e amores na Casa de Isabel. Leiam, leiam e leiam, vocês não vão se arrepender!

E… eu já disse que me apaixonei pelo livro? Okay… já disse! Estou repetitiva, mas é culpa do meu amor por esse livro. Que narrativa gostosa gente, que personagens completos, que história fechadinha, que final acolhedor ?

IMG_4358

IMG_4355

IMG_4360

IMG_4359

IMG_4362

Edição: 1 | Editora: Mirabolante | ISBN: 9788562040184 | Ano: 2010 | Páginas: 144

Nota: 5/5

Comprar: Diretamente com a autora

Ps: Vamos ter sorteio dele aqui! Então aguarde que logo o link estará disponível aqui! 

Clara Mello é piauiense mas mora no Rio de Janeiro. Aos oito anos escreveu seu primeiro livro, As maluquices do papai, aos dezesseis seu primeiro romance, A casa de Isabel e desde então utiliza a internet para divulgar seu trabalho através do “Blog da Clara

postautor

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

8 Comments

  • Clara Mello
    8 de abril de 2014 at 13:57

    Anna, ler palavras tão carinhosas são um presente no coração.
    Essa história foi feita com o que há de mais genuíno dentro de mim, e é a melhor sensação do mundo
    Ver que a minha verdade foi de encontro a sua,
    Sem palavras! Só muita gratidão!

    Reply
  • Isabela
    8 de abril de 2014 at 16:12

    Anna, que delícia de resenha! Senti muita vontade de ler… Aqui no serviço a página da escritora não abriu, mas lá em casa vou olhar, rsrs!

    Bjs, Isabela.

    Reply
  • Alessandra Tapias
    9 de abril de 2014 at 13:09

    Preciso dizer que o que mais encantou meus olhos é a diagramação deste livro. Não sei se suas fotos ajudaram, rs, mas eu achei tão lindo!!!!

    Tenho lido alguns livros nacionais escritos por pessoas bem novas, adolescentes mesmo, e tenho adorado. Superando muitos com vasta experiência. Tenho certeza que foi o caso deste também!!

    Resenha linda!!

    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    Reply
  • Francine Porfirio
    10 de abril de 2014 at 11:54

    Gente! Que resenha foi essa? Você falou tanto, mas ao mesmo tempo nada disse… *sacode a Anna* Eu me senti tão envolvida pela expressão da sua emoção, Anna, que quando notei cheguei ao fim da sua resenha e fiquei sem respostas! (haha)
    Ao mesmo tempo, a ausência delas só me faz desejar respondê-las por mim mesma e conferir o talento de uma autora tão jovem, que parece ter muito a nos ensinar. <3 Eu com certeza lerei esse livro! Já o adicionei à minha estante no Skoob (rs).
    Beijo carinhoso, flor!

    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    Reply
  • Gui Souza
    11 de abril de 2014 at 01:10

    Bela resenha, Anna! Traduziu muito bem o que você sentiu enquanto lia A Casa de Isabel.
    Também adorei esse livro, e estou ansioso pra ler as próximas obras da Clara! (ah, e a minha resenha está na fila hehehe)

    :*

    Reply
    • Anna Schermak
      11 de abril de 2014 at 08:24

      Vamos Vamos! Quero ler sua resenha logo! *–*

      Reply
  • […] Oiiii gente! Tudo bem? Essa semana eu fiz a resenha do livro da autora linda-loira-fofa Clara Mello! Se você ainda não leu, clica aqui para ler a resenha do livro A Casa de Isabel. […]

    Reply
  • […] começar nada melhor que uma história linda e apaixonante que se passa no Carnaval como “A Casa de Isabel” da linda (e também apaixonada por Dante) Clara Mello. Mas depois dessa história […]

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.