Menu
Literatura

[Resenha] A Teoria de Tudo de J.J. Johson | Editora Nossa Cultura

Edição: 1
Editora: Nossa Cultura
ISBN: 9788580661217
Ano: 2013
Páginas: 340

Sinopse: Desde a morte terrível de sua melhor amiga Jamie, a vida de Sarah Jones tem sido… sem propósito. Sarah sempre seguiu as regras – seu pai é o superintendente da escola e ela sempre foi uma boa aluna, boa colega, e boa amiga. Mas e aí? Suas notas vão ladeira abaixo, ela e seu namorado estão terminando e se não colocar sua vida em ordem seus pais prometem tirar dela Ruby, seu cãozinho amado. Em uma última tentativa de se encontrar, Sarah acaba trabalhando para Roy, um excêntrico fazendeiro produtor de árvores de Natal e que também tenta se enquadrar nas regras e padrões de uma vida comum. Para complicar ainda mais, o irmão gêmeo de Jamie também está à procura de respostas sobre a morte da irmã. Será que a vida fará sentido novamente algum dia?

DSCF4057

Quando essa caixa toda amor chegou aqui em casa eu fiquei apaixonada. Não só por todo o cuidado que a editora teve de criar um kit lindo, mas porque eu já havia conversado com ela (a editora) e eles haviam falado muito bem do livro. É obvio que eles querem e precisam vender o peixe (no caso o livro), mas o livro pretendia ser realmente bom. Então claro, escolhi meu exemplar e comecei a leitura. E agora, depois de alguns dias resolvi vir contar para vocês o quanto vocês vão perder se não começar logo a ler A Teoria de Tudo.

A Teoria do Tudo (3)

Eu escolhi o roxo para as fotos, mas a verdade é que eu li o exemplar verde. Sim, todos os exemplares são iguais, mas a editora optou por fazer cores diferentes de capas para que você leitor, possa escolher a sua preferida (problema é querer todas).

O livro é uma história para o o mesmo público dos livros do autor John Green. Digo o mesmo público pela questão da idade e estilo literário, com personagens adolescentes e história com uma carga dramática bem intensa. Só que no caso de A Teoria de Tudo temos um ponto positivo em não ter tantos livros “iguais” para ler com personagens tão parecidos e histórias com a mesma pretensão do nosso querid0- eufalomal-masgosto-John Green.

A nossa autora “J’s” tem uma escrita fácil, cativante, mas ainda iniciante. Ela é muito intensa em mostrar os sentimentos da personagem e conhece muito bem os dramas da adolescência, até por ser uma conselheira e orientadora de adolescentes. Ela sabe como um simples acontecimento muda de forma gigantesca as ações nesse período da vida e transfere isso para o livro que uma forma que pode ser até influência dora.

A Teoria do Tudo fala sobre superar, crescer e principalmente deixar ir. o “Let it Go” é o ponto central do drama. E ao mesmo tempo em que a personagem precisa aprender a lidar com a perda, as mudanças e a tristeza gigantesca do seu coração, o leitor não quer deixá-la ir e a cada página fica mais pegado a personagem. Nós não queremos deixá-la sozinha, mas muitas vezes é isso que a personagem precisa.

O livro te deixa com uma sensação grande de abandono e tristeza, mas sobretudo uma sensação de missão cumprida com um final realmente bonito e simples que não precisou de muitas palavras, um termino grandioso e todos os pontos fechadinhos. A sutileza com que a autora diz para você nas palavras da própria personagem que “ok, agora acabou, precisamos seguir em frente, mas essa é a vida e ela pode ser uma filha da puta, mas é a sua vida e você tem que pegá-la e fazer o melhor que você pode com ela” é incrível.

Você pode não gostar de “A Teoria do Tudo”, você pode não querer gostar, mas você precisa reconhecer que ele tem um valor enorme e pode ajudar muita gente. Ele é um livro que precisa ser lido. Ele tem tudo, t-u-d-o para ser o próximo “A Culpa é das Estrelas” em quesito sucesso entre a galera, mas eu sinto que ele não será tão aproveitado pelas pessoas. Então se você puder, compre e se dê de presente de natal. Ele realmente vale a pena!

Confira as fotos com detalhes da diagramação que trás muito da personalidade da personagem principal para o trabalho gráfico.

DSCF4055

DSCF4054

DSCF4053

DSCF4052

DSCF4051

DSCF4050

DSCF4049

A Teoria do Tudo (7)

A Teoria do Tudo (6)

A Teoria do Tudo (5)

A Teoria do Tudo (4)

Bonus: Uma das coisas que mais gostei é a paixão da personagem principal por Star Wars e ninjas. As referências nerds são tão fofas, bonitinhas e legais que quem também tem essa paixão especial pelo livro vai querer devorar cada página!

 

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.