Menu
Literatura

[Resenha] Desde o primeiro instante de Mhairi MCFarlane | @Novo_Conceito

Sinopse: Rachel acabou de romper um noivado e está decidindo o que vai fazer da vida. Quando ela se encontra casualmente com Ben, um amigo dos tempos da faculdade, seu coração balança. Na época não rolou, mas agora ele parece tão mais interessante… O problema é que Ben está casado, “fora do mercado”, como se costuma dizer. Ok, hora de partir para outra. Rachel não é nenhuma mocinha ingênua, dessas que se deixam levar pela emoção. O fato de Ben ser lindo, educado, engraçado, nobre e fiel não é suficiente para tirar Rachel do seu eixo. Claro que não. Na verdade, ele é O Companheiro Perfeito. Pena que seja tão fiel! Apaixonar-se pelo melhor amigo é o sentimento mais gostoso do mundo, mas também é assustador.

“Estar com a pessoa errada é mais solitário do que estar sozinho Ou é tão solitário quanto, mas de uma maneira diferente.”

Desde o Primeiro Instante é a primeira obra da escritora escocesa Mhairi McFarlane, que assim como Rachel – personagem principal do livro – estudou inglês na Universidade de Manchester e se especializou em jornalismo.  O livro conta a história de Rachel e Ben que se conheceram na faculdade e se reencontraram 10 anos depois. Ela, recém separada, e ele muito bem casado.

Achei o livro morno. Talvez tenha esperado demais da história por ter uma premissa tão boa. Sério, quem nunca imaginou isso: reencontrar um amor antigo anos depois com vidas completamente diferentes, esse mimimi todo de uma nova chance e tal. Pois é. Eu olhei o livro durante semanas na minha prateleira esperando ansiosamente a vez dele chegar, deveria ter seguido o conselho que a Anna já deu tantas vezes aqui no blog: nunca leia um livro com grandes expectativas. Ele teria sido maravilhoso se eu não tivesse esperado que fosse melhor.

“Não faça nada e nada vai acontecer. A vida é feita de decisões. Ou você às toma ou elas serão tomadas por você, mas você não pode evitá-las.”

A história é boa, a autora consegue fazer com que todos os fatos se encaixem e se encontrem ao longo do livro. As minhas partes preferidas são os flashbacks do tempo de faculdade dos protagonistas, é engraçado perceber o quanto os dois mudaram nos 10 anos que ficaram separados. A história, no entanto, não tem nenhum ponto alto, ela segue no mesmo ritmo do começo ao fim.

Um dos pontos que achei mais interessante no livro é a maneira com que a autora moldou a visão de mundo de cada personagem. Cada um tem uma idéia diferente da vida e do que esperar dela, isso fica bem claro durante uma discussão em um jantar, em que todos falam sobre o que pensam do casamento. Eu fiquei um bom tempo depois tentando imaginar o que é realmente ter que passar o resto da vida do lado de outra pessoa.

“Parte do pacto dos relacionamentos de longa data é que eles, às vezes, se relacionam mais com as coisas que tiram de sua vida do que com as coisas que colocam. Se deixou de ser uma montanha-russa, se virou monotrilho, quer dizer que você evita os baixos e também os altos.”

Eu me apaixonei pela maturidade da personagem principal e me coloquei no lugar dela em todas as etapas da história, tentava imaginar o que eu faria ou como me livraria de todos aqueles problemas. Gostei muito também dos personagens secundários, os melhores amigos da Rachel são aqueles tipos de amigo que sempre chegam com uma caixa de chocolate e uma garrafa de vinho quando você está triste. Como não amar?

“E será verdade, ainda que cruel, que todo mundo decente já foi escolhido? como se as almas gêmeas resultassem de uma grande promoção de janeiro do tipo “quem chegar primeiro leva os melhores”. Se comprar errado e quiser devolver, vai ter escolher entre os itens que ninguém quis.”

Gostei muito que a editora tenha mantido a capa original, a diagramação é simples e fofa, combina bastante com a história. Indico esse livro para quem gosta de romances bem melosos e de sofrer de vontade de dar uns tapas na cara dos protagonistas às vezes, ah, e para quem quer uma leitura longa e calma, sem morrer do coração nem nada disso.

Edição: 1 | Editora: Novo Conceito | ISBN: 9788581634203 | Ano: 2014 Páginas: 464

Nota: 3/5

Comprar: Saraiva | Livraria da Travessa 

Fotos e ediçãoAnna Schermak | Nas fotos: Amanda

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +

Aproveite para seguir a Amanda nas redes sociais!
Instagram Twitter 

post

2 Comments

  • Gabriela Freitas
    21 de julho de 2014 at 12:04

    Suas resenhas são SENSACIONAIS!
    Gostei muito da história e eu quero muito ler, to com um estoque de livros na prateleira e assim que conseguir por todos em dia vou atrás desse. Tentarei não criar expectativas para quem sabe, assim, não me decepcionar.

    http://www.novaperspectiva.com/

    Reply
  • Renata
    21 de julho de 2014 at 21:31

    Hoje entrei na saraiva mega store quando sai do trabalho, porque não consigo entrar no shopping sem ir em alguma livraria/papelaria. Esse livro “me chamou”…. Fiquei olhando olhando (não conhecia) mas a fila do caixa estava tão enorme que eu desisti, acabei nem vendo o preço….Aí entro aqui e tem post falando dele, só pode ser um sinal …srsrs
    bjs

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.