Menu
Literatura

[Resenha] Flash Forward de Robert J. Sawyer | @galerarecord

Sinopse: O que faria se tivesse um vislumbre trágico do seu próprio futuro? Tentaria mudar as coisas, ou aceitaria que o futuro é imutável? Em Flashforward – Presságio do Futuro, é iniciada uma experiência científica que conduz ao inesperado: o mundo inteiro cai inconsciente por instantes e todas as mentes são projectadas vinte anos no futuro. Quando a humanidade desperta, o caos impera por todo o lado: carros arruinados, cirurgias falhadas, quedas, destruição em massa e um elevado número de mortes. Mas esse é apenas o início. Passado o choque das visões, cada indivíduo tenta desesperadamente evitar ou assegurar o seu próprio futuro vislumbrado… Expondo as perspectivas de várias personagens, Robert J. Sawyer realiza uma brilhante reflexão filosófica sobre viagens no tempo, consciência, destino e o que significa ser humano. “Uma reflexão criativa e profunda sobre o destino, o livre arbítrio e a natureza do universo.” Publishers Weekly “Sawyer apresenta uma abordagem original ao tema das viagens no tempo numa história que explora as consequências de se conhecer o futuro. Uma boa escolha para apreciadores de ficção cientifica.” Library Journal 

“- Vi você na CNN quando eu estava em Tóquio. Você realmente acredita que nós não temos livre-arbítrio?
Lloyd ficou surpreso.
– (…) Sim, realmente acho que o futuro é tão fixo quanto o passado. E, com certeza, o Flashforward sustenta isso: se o futuro não fosse fixo, como poderíamos todos ter visões de um futuro coerente? (…) Na verdade, não seria impossível que todos tivessem visões?”

Outro livro que eu simplesmente esqueci que tinha que fazer a resenha. Afinal, ando com um problema sério. Eu leio os livros, tiro as fotos para as resenhas, mas simplesmente esqueço que tenho que escrever sobre o livro aqui no blog. Talvez isso seja culpa da mudança, os livros que li durante esse processo acabaram voltando pra estante e ficando no esquecimento da minha mente. MAAAAS… TO AQUI! E vamos falar sobre Flash Foward. O livro da série que morrou no meu coração durante o tempo de sua existência e que agora, em forma escrita me decepcionou um pouco.

Eu acompanhei Flash Foward desde o piloto, amei, sofri e chorei com o cancelamento (sim, sou dramática) e lembro até de ter ganhado uma promoção no twitter da AXN. Que provavelmente foi a primeira promoção que eu ganhei no twitter (talvez a única, não me lembro agora). E isso foi mais uma das minhas paixões doentias e imediatas por séries.

Eu amo ficção científica. Com ação e uma boa proposta então, logo me conquistou. Então quando a Editora Galera anunciou o lançamento do livro eu logo me apaixonei. Por TUDO. Capa linda, sinopse, tudo me fez reviver o que eu senti durante o tempo que eu assistia a série. Problema é: Fui com muita cede ao pote.

Flash Foward, o livro, é muito bom. A questão da “ficção científica” é muito bem trabalhada, encontramos mais explicações que na série, mas também, não encontramos tanta ação como na série. O livro é mais lento, tem uma leitura mais difícil e também, senti durante a leitura que ele não combina muito com o selo Galera Record. Acho que talvez compreenderíamos melhor o gênero se ele estivesse na Record.

“-Você arrancou o sonho de milhões de nós. Algumas pessoas tiveram sorte: estavam dormindo no futuro. Então por estarem dormindo , seus verdadeiros sonhos não foram destruídos.” 

Fora o ponto da decepção com a falta de ação, eu não tive nenhum problema com o livro e até gostei muito de como algumas coisas foram conduzidas na história como a construção de personagens e estudo de alternativas. Quem gosta do gênero vai encontrar muitos pontos para se apaixonar nessa leitura.

A edição da editora Galera é mais um ponto positivo, desde capa até a diagramação o livro é lindo e tem uma qualidade impressionante. Eu amei a arte da capa. Queria muito um quadro ?

Edição: 1 | Editora: Galera Record | ISBN: 9788501089823 | Ano: 2014 | Páginas: 384 

Nota: 3/5

Comprar: Livraria da Folha | Travessa | Saraiva | Fnac

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +

post

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.